Lente de contato para os dentes – O que é? Quando Usar? Durabilidade

Você sabia que as lentes de contato para os dentes podem trazer muitos benefícios ao sorriso? Confira informações completas sobre as lentes e como usá-las!

Conquistar um sorriso perfeito, com dentes claros e alinhados, é o sonho de muitos. Não é para menos, afinal, esse é um detalhe que melhora a autoestima e confiança em si próprio, além de causar impactos positivos no âmbito social, passando a ter desenvoltura em interações.

Uma forma simples de atingir esse sorriso ideal é investindo na lente de contato para os dentes. Não sabe o que é isso? Então, confira, aqui no Quero Viver Bem, o que é e como esse tipo de lente pode ajudar!

O que é a lente de contato para os dentes

lente dental

A lente de contato para dentes é um tratamento estético odontológico que tem como finalidade a melhoria da aparência do sorriso, corrigindo eventuais pontos que estejam em desarmonia, como o alinhamento ou tonalidade dental.

Tais lentes dentais nada mais são que próteses, normalmente fabricadas com porcelana e aplicadas sobre os dentes naturais. Essas próteses chamam a atenção por serem extremamente finas, assim como uma lente de contato para os olhos, apresentando, aproximadamente, 0,2 milímetros.

O material ainda se destaca por ser altamente resistente a danos, permanecendo em perfeito estado durante muito tempo. Por isso, é um ótimo investimento em longo prazo.

Qual a durabilidade da lente de contato dental

A prótese tem vida útil de cerca de 10 anos, mas vale a pena ressaltar um detalhe: essa é a durabilidade estimada quando a pessoa segue todos os cuidados sugeridos pelo dentista.

Tenha em mente que quanto mais detalhado for o cuidado, mais tempo as lentes permanecerão intactas. Quando as recomendações do profissional não são seguidas, as próteses tendem a durar menos.

Quando usar as lentes de contato para dentes

A lente de contato dental é um procedimento estético recomendado para corrigir, de maneira rápida, alguns problemas odontológicos comuns, sendo os principais:

  • Desarmonia de cor entre os dentes, ajudando a igualar o tom deles;
  • Cobertura de lacunas entre os dentes, como pessoas que têm diastema (afastamento entre dentes);
  • Correção de dentes desgastados, lascados ou fraturados;
  • Anomalias na arcada dentária, deixando os dentes regulares;
  • Revestimento de obturações ou coroas, igualando sua tonalidade ao restante dos dentes.

Vantagens e desvantagens da lente de contato dental

O procedimento estético realizado com lentes de contato para os dentes apresenta vantagens e desvantagens que devem ser consideradas por quem deseja investir nesse tipo de tratamento. Entre as vantagens, destaque para:

  • Correção do sorriso de maneira rápida, com resultados duradouros, devido à elevada durabilidade do material utilizado;
  • Mínimo desgaste dos dentes naturais durante a aplicação das lentes, mantendo-os em bom estado;
  • Personalização da cor da prótese, o que possibilita chegar a um resultado mais próximo do natural, reduzindo a chance de sair do consultório com um sorriso artificial;
  • Maior capacidade de resistência a manchas, especialmente em comparação a próteses feitas com resina.

Já no que se refere às desvantagens das lentes de contato para os dentes, é possível apontar que as principais são:

  • Preço relativamente elevado, principalmente em comparação a técnicas tradicionais de alinhamento e correção de tonalidade dos dentes;
  • Dificuldade, em alguns casos, de aplicação em dentes fraturados, necessitando um trabalho mais minucioso e cuidadoso, para garantir um resultado natural;
  • Impossibilidade de alterar a cor da prótese depois de aplicada. Por isso, se a intenção for combinar diferentes tratamentos, recomenda-se clarear os dentes antes e depois colocar as próteses.

Diferença entre faceta de porcelana e lentes de contato

lente de contato para o dente

Uma dúvida comum que surge quando o assunto é lente de contato dental é qual seria a diferença entre ela e a faceta de porcelana. Na prática, as próteses não apresentam espessura semelhante.

A lente de contato, por exemplo, é extremamente fina, demandando um menor preparo dos dentes. Já a faceta é um pouco mais espessa, exigindo um desgaste maior do dente natural para aplicação.

Por isso, as facetas de porcelana costumam ser indicadas para pessoas com dentes naturais que passaram por múltiplas restaurações ou que estejam com a tonalidade muito escurecida.

Pessoas que podem usar lentes de contato dentais

A aplicação das lentes de contato dentais é indicada para adultos, porque já passaram totalmente pelo desenvolvimento facial. Ademais, esse tratamento estético é recomendado apenas para pessoas com saúde bucal em dia, sem cáries, por exemplo.

[CONFIRA TAMBÉM: O QUE ESCURECE OS DENTES?]


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário