Leite de rosas – O que é? Benefícios e Como Usar?

Você sabe o que é e para o que serve o leite de rosas? Confira, aqui no Quero Viver Bem, os benefícios e como usar esse produto.

Leite de rosas é um nome conhecido para você? Criado ainda no ano de 1929, esse produto brasileiro nunca perdeu sua popularidade, principalmente pela embalagem pink que o caracteriza.

Por gerações, o uso de leite de rosas é uma opção cosmética eficiente para diversas condições.

Descubra o que realmente é o leite de rosas, quais são seus benefícios e os usos apropriados desse famoso produto!

O que é leite de rosas?

Leite de rosas

Desde seu lançamento, o leite de rosas foi indicado como um produto que realizava uma limpeza nas axilas, isto é, basicamente um desodorante.

Porém, até os dias atuais, o produto se transformou em uma alternativa para várias finalidades graças aos seus componentes químicos – são quatro elementos essenciais que fazem do leite de rosas um produto de destaque:

  • Cloreto de benzalcônio: um composto quaternário de amônia que tem ação germicida e propriedade antisséptica;
  • Digluconato de clorexidina: é um antisséptico químico que age como antifúngico e bactericida;
  • Óxido de zinco: composto químico que protege a pele e evita a irritação da mesma;
  • Sorbitol: um álcool de açúcar que serve um aditivo estabilizador e umectante.

Além disso, o leite de rosas tem em sua composição essências, álcool e, é óbvio, água.

Nesse caso, é possível entender que o leite de rosas é um produto utilizado por ter propriedades cicatrizantes, antissépticas e anti-inflamatórias.

Quais são os benefícios do leite de rosas?

Leite de rosas

Em sua criação, em 1929, o leite de rosas tinha como principal função realizar a limpeza da pele nas axilas.

Até os dias de hoje, é possível notar que o leite de rosas possui vários outros benefícios para o corpo, principalmente pelas propriedades proporcionadas pela sua composição.

Veja quais são:

  • Ajudar no deslizamento da gilete para melhorar o processo de barbear, deixando ainda o rosto menos irritado;
  • Auxiliar no tratamento de lesões inflamatórias;
  • Clarear a pele – é dito que o leite de rosas pode limpar a pele, principalmente quando combinado com bicarbonato de sódio.

Alguns especialistas contradizem, pois não existem ativos no produto que possuem ação clareadora.

De todo modo, o uso misturado com bicarbonato de sódio potencializa o efeito – só é importante não exceder o uso para não criar manchas na pele.

  • Combater a acne: um de seus mais famosos benefícios é a eliminação da acne, pois age no combate à oleosidade da pele.

Segundo os especialistas, o leite de rosas age como cicatrizante e antisséptico, o que faz com que a pele fique mais seca e evite o aparecimento de novas espinhas, removendo a oleosidade da região.

  • Combater o odor e a frieira nos pés: o leite de rosas proporciona a hidratação dos pés e favorece a circulação sanguínea, diminuindo os problemas de mau cheiro que aparecem, em especial, com o uso excessivo de calçados fechados.

Já no caso da frieira, o leite de rosas também evita o aparecimento dessa condição graças ao cloreto de benzalcônio, pois ele é um antifúngico natural. O óxido de zinco também dá mais eficácia a esse problema!

  • Deixar a pele mais limpa e macia;
  • Diminuir as olheiras;
  • Evitar e tratar rugas;
  • Retirar cremes e pomadas da pele – pode facilitar a remoção de cremes e pomadas endurecidas na pele.

Como usar o leite de rosas?

Leite de rosas

Pelos benefícios oferecidos pelo leite de rosas, é fácil entender que o uso desse produto pode ser feito de várias formas.

Como dito anteriormente, a vantagem de clarear a pele com o leite de rosas deve estar em conjunto com o bicarbonato de sódio. Só tenha cuidado caso sua pele for mais sensível, ok?

Aplique o leite de rosas com o auxílio de um algodão para ajudar no combate às espinhas. Não esqueça que o protetor solar é fundamental para evitar manchas de pele e outros sinais desagradáveis no rosto.

Nos pés, para tratar frieira e mau cheiro, a dica é passar o leite de rosas em sua forma tradicional mesmo, como se fosse um hidratante.

Se a ideia é também usar o leite de rosas como um desodorante tradicional, fique sabendo que esse produto não contém sais de alumínio como os desodorantes atuais.

Existem alguns especialistas que recomendam que se evite o uso diário do leite de rosas no rosto, pois como o produto tem uma solução alcoólica desengordurante, é possível que cause desidratação da pele.

O uso exagerado e muito frequente do leite de rosas pode eliminar as bactérias boas da pele e desregular o sistema imunológico desse órgão, o que poderia provocar alergias e irritações no rosto!

Procure um dermatologista antes de iniciar o uso de leite de rosas, está bem? É importante que o profissional avalie a saúde de sua pele e verifique se o produto realmente lhe trará todos os benefícios esperados!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário