Leite de coco – Benefícios, Tabela Nutricional e Como fazer

Confira aqui quais são os 7 principais benefícios do leite de coco, qual é a maneira certa de consumi-lo para quem quer emagrecer e como fazê-lo em casa.

O leite de coco é feito a partir da polpa do coco batida e concentrada. O alimento tem função antioxidante, digestiva, antibacteriana e imunoestimulante, sendo ainda mais rico em nutrientes do que o leite de vaca.

O consumo do leite de coco é uma boa opção para os intolerantes à lactose e para as crianças que necessitam de bebidas hipoalergênicas, já que a bebida possui propriedades que estimulam o sistema imunológico. O líquido também pode ser utilizado para tratar dores de cabeça, minimizar a ansiedade e requintar receitas.

como fazer leite de coco

Benefícios – Os 7 principais

Conforme mostram estudos, o leite de coco contém uma série de benefícios à saúde. Os principais são:

1 – Minimiza a ansiedade

O líquido possui altas concentrações de triptofano, aminoácido responsável pela sensação de relaxamento e pelo controle dos hormônios do humor, como a serotonina. Acredita-se que consumir quantidades regulares de leite de coco ajudem a minimizar os sintomas dos transtornos da ansiedade e da depressão.

2 – Regula o colesterol

Grande parte da composição do leite de coco é de gorduras boas, as quais ajudam a regularizar os níveis de colesterol de alta densidade (HDL). Além disso, o alimento possui grandes quantidades de ácido láurico, substância que também ajuda a aumentar o colesterol bom.

A regulação das gorduras presentes na corrente sanguínea é uma das principais formas de prevenção às doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, a hipertensão arterial e o infarto.

3 – Fortalece o sistema imunológico

Outro ácido presente no leite de coco é o cáprico, substância de propriedades antibacterianas e antifúngicas. Na prática, o consumo regular do líquido ajuda a combater infecções ocasionadas por microrganismos estranhos.

Outro composto benéfico presente em sua fórmula é a cisteína, a qual está presente até em medicamentos imunoterápicos, devido à rápida ação no fortalecimento dos leucócitos – principais células de defesa corporal.

4 – Ajuda nas dietas

O leite de coco possui menos carboidratos do que o leite de vaca e mais gorduras boas, por isso, promove muito mais saciedade e torna-se um excelente substituto para quem quer aderir às dietas.

Além disso, por conter poucas quantidades de carboidrato e saciar a forme, ajuda a controlar a o nível de açúcar no sangue, prevenindo, assim, a diabetes.

5 – Diminui a incidência de cãibras

Assim como a banana, o leite de coco está no topo dos alimentos mais ricos em potássio, mineral considerado essencial para garantia a saúde muscular, bem como a prevenção de cãibras.

Para quem pratica esportes ou treinos de alta intensidade, é recomendado incluir receitas que fazem uso do leite de coco no pós-treino. Confira, também, as dicas do que comer no pós-treino. 

6 – Regula o intestino

Pela grande quantidade de fibras e gorduras solúveis, o leite de coco é um dos queridinhos de quem sofre de prisão de ventre, afinal, os efeitos do alimento podem ser obtidos com até uma hora depois do seu consumo. Os resultados são ainda mais rápidos caso tomado com o estômago vazio.

[VEJA TAMBÉM: lista de alimentos que soltam o intestino]

7 – Previne o envelhecimento

É fato que o consumo regular de antioxidantes, como o leite de coco, conserva a beleza de pele, cabelo e unhas por mais tempo, afinal,  eles inibem a ação dos radicais livres (substâncias que envelhecem as células). Também, já foram comprovadas hipóteses médicas de que a ação antioxidante é importante na prevenção de todos os tipos de cânceres.

Leite de coco emagrece?

Há uma grande discussão sobre o uso dos produtos feitos de coco para o emagrecimento. Na prática, o óleo de coco possui um potencial emagrecedor maior do que o leite, por conta do potencial termogênico. No entanto, a substituição do leite de vaca pelo de coco pode ser uma boa opção para quem está fazendo dietas, principalmente pelo fato de o leite de coco promover mais saciedade, o que diminui a fome.

Mas é preciso ficar atento as quantidades: apesar de ser um alimento rico e saudável, possui uma boa quantidade de gorduras e, consequentemente, de calorias. Por isso, se você está em busca do emagrecimento, procure um nutricionista para saber qual a quantidade ideal de consumo.

Tabela Nutricional

Abaixo, seguem as propriedades presentes em 100 ml de leite de coco, o que equivale a uma caixinha ou meio copinho tradicional.

  • Calorias: 1662,2 kcal;
  • Carboidratos: 2,2 g;
  • Proteínas: 1,0 g;
  • Gorduras saturadas: 15,6 g;
  • Gorduras monoinsaturadas: 0,9 g;
  • Fibras: 0,7 g;
  • Manganês: 0,2 mg;
  • Magnésio: 16,8 mg;
  • Lipídios: 18,4 mg;
  • Fósforo: 25,5 mg;
  • Ferro: 0,5 mg;
  • Potássio: 143,7 mg;
  • Zinco: 0,3 mg;
  • Sódio: 44,3 mg.

Como fazer leite de coco natural

É possível fazer leite de coco a partir da fruta in natura, sendo que a receita, abaixo, rende até 700 ml.

Ingredientes

  • 1 coco seco;
  • 700 ml de água quente.

Modo de preparo

  1. Retire a água do coco e reserve;
  2. Coloque o coco seco em forno alto por 20 minutos;
  3. Retire o coco do forno e enrole-o em uma pano de prato;
  4. Bata o pano com o coco contra o chão ou uma superfície quente para abrir a fruta;
  5. Corte a polpa do coco em pedaços;
  6. Bata-a com 700 ml de água, no liquidificador;
  7. Coe com ajuda de uma peneira ou pano fino;
  8. Reserve em uma tigela de vidro.

como fazer leite de coco

É possível congelar para o consumo posterior, no entanto, a armazenagem não deve ultrapassar três meses.

Com a polpa do coco que ficar na peneira, você pode fazer a farinha de coco, basta colocar em uma assadeira e levar para assar até que fique sequinha (fique de olho para não queimar!).

O leite de coco pode ser utilizado com uma série de pratos, como abóbora, doces e, principalmente, peixes. Afinal, conforme pesquisa publicada na Revista Brasileira Científica de Farmácia, o uso desse alimento no cozimento de frutos do mar aumenta o teor de ácidos láuricos e ácido esteárico, compostos que previnem doenças cardíacas e garantem o bom-funcionamento corporal. Além disso, você pode tomá-lo puro, com café, cacau em pó, batido com frutas, substituindo o leite de vaca em qualquer receita ou como preferir. Ele é delicioso e muito saudável!


Referências utilizadas neste conteúdo:

REVISTA BRASIELRIA CIENTÍFICA DE FARMÁCIA. Perfil de ácidos graxos, composição centesimal e valor calórico de moluscos crus e cozidos com leite de coco da cidade de Maceió/Al. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbcf/v40n4/v40n4a10.pdf>

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Leite de coco: aplicações funcionais e tecnológicas. 2009. Disponível em <http://tede2.pucgoias.edu.br/>

TABELA NUTRICIONAL. Disponível em <https://www.tabelanutricional.com.br/leite-de-coco>


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário