Leite de cabra – Benefícios, Tabela Nutricional e Consumo

Você sabe quais os benefícios do leite de cabra? Aqui no Quero Viver Bem nós te mostramos a tabela nutricional desse alimento, bem como dicas de consumo!

O leite é uma das bebidas mais populares do mundo, mas suas variações ainda causam dúvidas e nem todas ainda são tão procuradas quanto outras. Um desses exemplos é o leite de cabra!

O leite de cabra é usado há milhares de anos, inclusive por Hipócrates, o famoso “Pai da Medicina”.

O que você sabe sobre o leite de cabra? O que ele é, afinal? Quais são seus benefícios e os usos dessa bebida e outras informações importantes.

O que é leite de cabra?

Leite de cabra

A cabra é a fêmea do bode. Ambos, além da ovelha e do carneiro, são animais da mesma família, a Bovidae – da mesma maneira que o boi e a vaca.

Basicamente, todos esses animais seriam “primos”. Então o leite de cabra seria tão diferente assim? Todos os leites possuem diferença, seja no paladar, seja na sua composição.

Bastante utilizado na produção de queijos, o leite de cabra é caracterizado por ser de cor branca, de sabor mais adocicado e de odor diferenciado ao leite de vaca.

O leite de cabra também é bastante nutritivo e é de fácil digestão, por ter um tamanho reduzido dos glóbulos de gordura, alcalinidade e nas suas propriedades nutricionais, que podem variar conforme a espécie, raça, indivíduo, dieta, número de parição, estágio de lactação e outros fatores relacionados ao animal, inclusive as condições ambientais.

A composição do leite de cabra se destaca pela presença de quantidades significativas dos ácidos butírico, caproico, caprílico, cáprico, láurico, mirístico, palmítico e linoleico.

O leite de cabra ainda apresenta:

A questão é que os produtos à base de leite de cabra possuem mais ou menos teores de gordura, o que também garante bastante usabilidade e vantagens na alimentação.

Quais são os benefícios do leite de cabra?

Leite de cabra

O leite de cabra possui melhor digestibilidade por sua lactose passar mais rápido pelo sistema digestório, não dando tempo para que ocorra uma fermentação acentuada no cólon, o que diminui as chances de problemas de intolerância.

Outro aspecto muito importante do leite de cabra é sobre seus ácidos graxos de cadeira curta e ao menor diâmetro dos glóbulos de gordura. Tais características fazem com que a ação dos ácidos seja mais rápida, fornecendo energia diretamente ao invés de ser depositada em tecido adiposo.

Além disso, o leite de cabra é funcional e pode:

  • Ajuda na hidratação da pele, deixando-a mais macia,
  • Alivia a tensão no sistema cardiovascular,
  • Auxilia no combate à desnutrição,
  • Causa menos inflamações e perturbações estomacais que o leite de vaca,
  • Combate a acne,
  • Combate a anemia, estimulando a regeneração da hemoglobina,
  • Diminui a pressão arterial,
  • Evita doenças na visão, reprodução, pele e perda de funções orgânicas,
  • Fortalece o sistema imunológico,
  • Mantém a saúde dos ossos e dentes, além das funções metabólicas e fisiológicas,
  • Melhora a absorção de nutrientes,
  • Previne a aterosclerose, derrame, ataque no coração e complicações coronárias,
  • Previne a osteoporose,
  • Reduzir o risco de surgimento de doenças crônicas,
  • Relaxa os vasos sanguíneos,
  • Remove as células mortas da pele.

Não somente isso, a bebida favorece o crescimento e desenvolvimento do corpo humano, construindo tecidos, músculos, células e ossos.

Usos do leite de cabra

Leite de cabra

O leite de cabra é bastante versátil, em especial por suas propriedades nutricionais que podem ser vantajosas para muitos tipos de dietas.

Por exemplo, essa bebida pode ser facilmente um substituto do tradicional leite de vaca quando o interesse é manter um controle maior das calorias por causa das gorduras, mas ao mesmo tempo, o leite de cabra pode ser um diferencial para uma dieta com calorias quando há baixo peso, mas quando a pessoa não tem problemas com colesterol alto.

No mercado, você vai encontrar algumas versões bacanas de leite de cabra: a versão integral, light e fluída, além do pó. É claro que os queijos à base desse leite também são ótimas opções para a alimentação.

Vale mencionar que a versões fluída, integral e light apresentam diferenças nutricionais, como na questão calórica e na quantidade de nutrientes.

Verifique o rótulo da embalagem antes de adquirir o seu leite de cabra. A recomendação é que você converse com um nutricionista para que ele realmente encaixe a bebida da melhor forma possível na alimentação!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário