Leite de arroz – Benefícios, Tabela Nutricional e Consumo

Você sabe quais os benefícios do leite de arroz? Aqui no Quero Viver Bem nós te mostramos a tabela nutricional desse alimento, bem como dicas de consumo!

Para uma dieta balanceada, certos alimentos podem ser incluídos para favorecer a obtenção de nutrientes e até mesmo enriquecer o plano alimentar. Esse é o caso dos leites vegetais – você já ouviu falar, por exemplo, no leite de arroz?

O leite de arroz é um desses leites vegetais que substituem o leite de vaca que se tornou popular na dieta de muitas pessoas.

Afinal, o que é o leite de arroz? Descubra mais sobre essa opção alimentar, quais são seus benefícios, os modos de uso e outras informações!

O que é leite de arroz?

Leite de arroz

O leite de arroz, como o próprio nome faz referência, é uma bebida obtida através dos grãos de arroz cozidos (ou crus) e triturados.

Encontrado pronto ou mesmo com a possibilidade de ser feito em casa, o leite de arroz se destaca por sua composição que se difere significativamente do leite de vaca tradicional.

Tal bebida tem em sua composição:

Se for o leite de arroz industrializado, outras vitaminas (A e D, por exemplo) podem estar presentes em sua composição.

O triptofano presente no leite de arroz é um aminoácido essencial para a formação da serotonina, a substância responsável pela sensação de bem-estar e que, inclusive, pode auxiliar na luta contra a compulsão alimentar.

O leite de arroz se destaca também pela ausência de gorduras saturadas e lactose e por ser um alimento vegano.

Quais são os benefícios do leite de arroz?

Leite de arroz

A principal função do leite de arroz é ser uma bebida que fornece energia ao organismo, afinal ela possui mais carboidratos que o leite de vaca, ao mesmo tempo que apresenta menos proteínas.

Obviamente, na visão nutricional, o leite de arroz não substitui o leite de vaca, porém seus benefícios chamam a atenção por ajudar em algumas condições de saúde que atualmente grande parte da população sofre.

O maior desses benefícios é, como comentado anteriormente, a falta do açúcar do leite, isto é, a lactose, e de proteínas de difícil digestão, que podem causar alergia a várias pessoas.

Por isso, pessoas que são intolerantes à lactose encontram no leite de arroz uma opção neutra (de sabor) que pode ainda ser usada em várias receitas.

O leite de arroz também não possui glúten, ótimo para celíacos.

Outros benefícios do leite de arroz são:

  • É hipoalergênico;
  • É uma bebida livre de colesterol;
  • Melhor digestibilidade, isto é, é mais fácil de ser digerido pelo organismo;
  • Pode ser consumido por vegetarianos e veganos, pois é 100% vegetal;
  • Possui baixo teor de gordura.

A bebida de arroz pode, quando aliada a uma dieta balanceada e com exercícios físicos, auxiliar no emagrecimento pela pouca gordura que apresenta, desde que consumido na quantidade correta.

Além disso, para quem está fazendo dietas de emagrecimento sem lactose e derivados de leite, o leite de arroz é uma ótima alternativa.

Usos e cuidados do leite de arroz

Leite de arroz

O leite de arroz é contraindicado em grandes quantidades quando a pessoa tem níveis de açúcar no sangue elevados, afinal sua composição é – em grande parte – feita de carboidratos.

Caso você tenha se interessado no uso do leite de arroz, saiba que você pode encontra-lo em sua versão em pó, principalmente se você não possui tempo para preparar o seu próprio leite.

O leite de arroz em pó, por vir pronto, só exige que você dilua em água para beber ou até usá-lo na preparação de vitaminas ou receitas – inclusive as versões em pó possuem sabores diferenciados, como chocolate e cappuccino. Contudo, por ser bastante industrializado, não é uma boa opção para ser consumido com frequência.

Se você quer fazer o seu próprio leite de arroz, o preparo é simples!

Deixe de molho 4 copos cheios de arroz – quando quiser fazer 1 litro de leite de arroz – por cerca de 8 horas. Se você quiser fazer o leite de arroz integral, use, é claro, a versão integral desses grãos.

Depois desse tempo, coloque em uma panela o arroz, 8 copos de água (ou sempre o dobro de copos que foram usados em relação ao arroz) e ½ fava de baunilha – ou em gotas.

Deixe ao fogo por 15 minutos.

Posteriormente, bata o arroz com a água no liquidificador tomando o cuidado para que o leite de arroz não forme uma espécie de “papa”.

Peneire para fazer a separação do líquido para deixar pronto o seu leite de arroz!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário