Acredita-se que o consumo de leite foi originado no Oriente Médio, com a domesticação do gado e posterior domesticação da cabra e da ovelha, bem como o consumo do leite destes animais.
No Brasil, esse processo começou durante o século XIX, no período colonial. Foi a partir de 1930 que o consumo de leite foi difundido como sendo muito benéfico para a saúde humana.
Atualmente, o leite faz ainda parte da alimentação diárias de grande parte da população, sendo usado também como ingrediente para outros produtos, como queijos, iogurtes, chocolates e uma imensa variedade.
No entanto, o avanço na ciência tem gerado discussões sobre os benefícios do consumo de leite de origem animal mesmo depois de adultos. Se pensarmos, o ser humano é o único animal que continua ingerindo leite após a fase de amamentação.
No entanto, ele é uma boa fonte de proteínas e minerais e, portanto, é indicado para as diferentes fases do nosso desenvolvimento: formação do organismo durante a infância, crescimento rápido e ação endócrina durante a adolescência e fonte de cálcio e magnésio durante a velhice. Confira, abaixo, os principais benefícios e melhores informações sobre esse alimento tão rico.
Benefícios do leite
Fonte de proteína
O leite dos animais possui caseína, uma proteína de alto valor biológico, que contém vários aminoácidos essenciais utilizados para o crescimento e a manutenção do organismo.
Além disso, possui vitaminas do complexo B que participam do metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos, sendo essencial na produção de energia.
Faz bem para os ossos
Um dos motivos que todo mundo usa para consumir leite é que ele é fonte de cálcio e fósforo, minerais essenciais para a estruturação dos ossos e dos dentes. Apesar de haver muitos vegetais com quantidades maiores destes nutrientes, o leite continua sendo uma das principais fontes do consumo humano.
Faz bem para a pele e cabelo
Uma das vitaminas presentes em maior quantidade no leite é a vitamina A, que é essencial para os seres humanos, atuando sobre a proteção dos olhos, da pele e do cabelo.
Tabela nutricional do leite
Diferentes tipos de leite contêm quantidades diferentes de nutrientes e de valor energético, em função da quantidade de gordura (integral, semidesnatado ou desnatado), em função do animal (vaca ou cabra) e em função da alimentação deste animal (pasto ou ração, por exemplo).
Para se ter uma ideia dos valores nutricionais, optamos por mostrar a tabela nutricional para 100 gramas de leite de vaca integral em pó. Mas, lembre-se de checar na embalagem antes de comprar o produto que seja mais adequado ao seu perfil nutricional.
- Valor energético: 497 kcal;
- Proteínas: 25 g;
- Lipídios: 27 g;
- Carboidratos: 39 g;
- Cálcio: 890 mg;
- Magnésio: 77 mg.
Como deve ser consumido?
O consumo exagerado de leite e derivados pode levar à inflamação do organismo, sensação de inchaço e até outros problemas. A quantidade ideal indicada depende do tipo de pessoa, da idade e do objetivo nutricional (perder ou ganhar peso, por exemplo).
Assim, recomendamos que consulte um nutricionista para que seu perfil seja analisado e uma dieta equilibrada seja elaborada.
O leite é um ingrediente muito versátil, podendo ser consumido puro, com achocolatados, em shakes, ou incorporado em receitas como em massas de bolos, tortas e doces. No entanto, para aqueles que não gostam de beber leite, queijos e iogurtes são ótimas opções, principalmente os mais brancos, que contêm menor quantidade de gordura.
Os iogurtes mantêm todas as características encontradas no leite, sendo ricos em proteínas, cálcio, fósforo, zinco, potássio e vitaminas do complexo B, (B2, B9 e B12). A presença de vitaminas do complexo B faz com que o consumo de leite e seus derivados seja indicado para pessoas que não comem carne.
Contraindicações
Como mencionamos, o consumo exagerado de leite, mais de 3 copos por dia, pode levar a problemas cardíacos e à obesidade. No entanto, mais estudos precisam ser feitos para comprovar tal efeito.
Além disso, várias pessoas têm desenvolvido alergia à lactose do leite. Portanto, estas devem tomar cuidados antes de consumir alimentos derivados ou evitar o consumo de forma geral.
Para crianças em fase de amamentação, também é indicado o consumo apenas do leite materno. Em casos em que a mãe não seja capaz de produzir o alimento, a situação deve ser analisada pelo médico, que indicará o melhor leite para a criança.
Referências utilizadas neste conteúdo:
http://www.fiepr.org.br/sindicatos/sindileitepr/beneficios-do-leite-e-seus-derivados-1-3405-197525.shtml
https://agencia.fiocruz.br/artigo-analisa-pol%C3%ADtica-do-leite-na-era-vargas
http://189.28.128.100/nutricao/docs/taco/tab_bras_de_comp_de_alim_doc.pdf
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.