Legumes e Frutas para Crianças – A importância e Quantidade Ideal

Alimentos prontos e processados tendem a atrair mais a garotada, principalmente por serem visualmente mais atrativos e terem sabor mais palatável às crianças. Mas, não se engane: oferecer somente isso a elas é um perigo!

Esse tipo de alimento possui altas taxas de gordura, sal e açúcar, que não contribuem para o desenvolvimento dos pequenos e prejudicam enormemente a saúde.

Para contornar essa situação, a melhor solução é inserir frutas e legumes na alimentação infantil, alimentos que são importantes por proporcionarem benefícios especiais às crianças.

como fazer crianca comer fruta e legumes

Benefícios das frutas e legumes

  • Fortalecimento do sistema imunológico: Frutas e legumes são ricos em nutrientes, como vitaminas, antioxidantes e minerais – substâncias que reforçam a imunidade e evitam a contração de doenças, especialmente de gripes e inflamações.
  • Suporte no desenvolvimento e crescimento: Os nutrientes de frutas e legumes dão o suporte necessário para que o organismo da criança funcione regularmente, inclusive para que seu desenvolvimento e crescimento ocorram de maneira saudável.
  • Redução do risco de obesidade infantil: Um dos diferenciais das frutas e dos legumes é o baixo teor calórico que possuem. Por isso, o consumo desses alimentos evita a obesidade infantil, que pode causar doenças, como diabetes, colesterol elevado e pressão arterial alta.

Frutas e legumes para crianças

Não é fácil fazer a criançada comer frutas e verduras, principalmente se elas estão habituadas a comer alimentos industrializados como bolachas, salgadinhos, iogurtes artificias, achocolatados, entre outros. Por isso, é de extrema importância ofertar frutas, verduras e legumes desde a introdução alimentar, acostumando o paladar da criança com o sabor dos alimentos naturais.

Quando decidem investir na reeducação alimentar de seus filhos, os pais sempre ficam com uma dúvida: quais seriam as frutas e os legumes mais indicados para oferecer nas refeições? Todas as frutas e verduras podem ser consumidas pelas crianças (exceto se ela tiver alguma alergia/intolerância ou por restrição médica). Há uma lista básica com algumas opções nutritivas e deliciosas:

Banana

benefícios de frutas para criancasFruta fonte de vitaminas do complexo B – responsáveis por dar energia – e de potássio, que evita câimbras, sobretudo se for consumida com frequência. Os benefícios desta fruta cheia de energia não param por aí, confira aqui a lista completa. 

Por ser doce, é bastante aceita pelas crianças. Pode ser consumida pura, amassada, com aveia, em vitaminas, salada de frutas, bolinhos, entre outros.

Laranja

É rica em vitamina C, um poderoso antioxidante natural que ajuda a fortalecer a imunidade, além de combater gripe e resfriado. O nutriente também auxilia na absorção do ferro pelo organismo, evitando que a criança desenvolva anemia.

Bastante comum em forma de suco natural, de preferência deve ser consumida inteira para melhor aproveitamento de seus nutrientes.

Maçã

Trata-se de uma excelente fonte de fibras, que estimula o melhor funcionamento do intestino. Ademais, a fruta também tem vitamina C e ajuda a fazer uma limpeza natural dos dentes, prevenindo cáries. Veja aqui todos o benefícios da Maçã. 

Assim como a banana, é uma das frutas preferidas da molecada. Com ela dá para fazer salada de frutas, vitaminas, bolinhos ou comer pura com a  casca. Não esqueça de lavar bem antes de consumir!

Mamão

Contribui para o funcionamento intestinal, pois tem efeito laxante. Outro benefício é que a fruta tem papaína, uma substância que acelera a cicatrização de feridas.

Vitaminas, sucos, salada de frutas, picadinha, com iogurte… são muitas as possibilidades para oferecer as crianças!

Abóbora

Possui betacaroteno, vitaminas C, B e E, cálcio, ferro, fósforo e potássio. Por isso, é um alimento ideal para fortalecer o sistema imunológico da garotada e ainda estimular um crescimento saudável.

Com ela dá para fazer purê, assada no forno, cozida, sopas, refogada com carne ou frango, entre outras delícias.

Brócolis

Trata-se de uma excelente fonte de ferro, cálcio, fibras e vitaminas K, C e A, ajudando no desenvolvimento ósseo dos pequenos e na manutenção da saúde. Confira a tabela nutricional do Brócolis aqui. 

O brócolis e os outros vegetais verdes (chuchu, couve, alface…) costumam não ser muito bem aceitos pelas crianças. Uma forma de acrescentar esses alimentos nas refeições é “escondendo” eles em outros pratos. Você pode picá-los em pedaços pequenos e adicionar em sopas juntamente com alimentos que seu filho goste mais; colocá-los picadinhos na carne moída refogada, no arroz, no feijão, amassar bem e misturar no purê de batatas ou até mesmo na forma de sucos.

Cenoura

Caracteriza-se por ter boa concentração de betacaroteno, vitamina A, zeaxantina e luteína, que ajudam a reduzir o risco de contrair doenças oculares e problemas cardiovasculares. Veja aqui todos os benefícios da Cenoura.

É comum ser consumida na forma de salada crua ou cozida, mas pode ser um excelente complemento para outros  pratos como sopas, cozidos, purês, sucos, ou como preferir.

Quantidade ideal

Segundo pediatras, o ideal é que a criança coma de 3 a 5 porções de legumes e frutas por dia. Somente assim é possível garantir a ingestão de uma boa quantidade de nutrientes.

Outras dicas

  • Evite fazer chantagens nas horas das refeições, do tipo: “só vai ganhar sobremesa se comer toda a salada”. Isso só vai piorar a relação da criança com a comida;
  • Não force a criança a comer, deixe ela se alimentar quando tiver fome;
  • Dê um bom exemplo! Os filhos normalmente agem de acordo com o que vêem em casa;
  • Ofereça os alimentos de várias formas: cozidos, crus, em sucos, no iogurte… se a criança rejeitar de todos os jeitos, é porque realmente não gosta do sabor. Respeite isso e ofereça outras opções;
  • Monte pratos coloridos e divertidos, crianças são bastante visuais.

3 receitas saborosas com frutas e legumes para as crianças

Vitamina de frutas

Ingredientes:

  • 1 copo de leite;
  • Meio mamão papaia;
  • Meia banana;
  • Meia maçã com casca;
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos.

Modo de preparo:

  1. Corte as frutas e coloque-as no liquidificador com o leite e a aveia.
  2. Bata até que a vitamina fique com uma consistência mais cremosa;
  3. Sirva num copo lúdico e com canudinho, para cativar a atenção da criança.

receita de vitamina fruta para crianca

Sorvete de banana com mamão

Ingredientes:

  • 1 banana picada;
  • Meio mamão papaia picado;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 2 colheres de sopa de leite de coco.

Modo de preparo:

  1. Coloque a banana e o mamão no congelador, de um dia para o outro;
  2. Depois, bata as frutas no liquidificador com os demais ingredientes, até que o sorvete fique bem cremoso;
  3. Coloque a mistura num pote e leve ao congelador por mais 3 horas, antes de servi-lo.

receita para crianca comer fruta

Salada de legumes

Ingredientes:

  • Meia xícara de chá de brócolis cozido;
  • Meia xícara de chá de cenoura picada cozida;
  • Meia xícara de chá de abóbora picada cozida;
  • Meia xícara de chá de batata picada cozida;
  • Meia xícara de chá de azeite;
  • Suco de um limão;
  • Sal e temperos a gosto.

salada para criancas

Modo de preparo:

  1. Numa travessa, coloque os legumes, adicione os temperos e sirva;
  2. Se tiver cortadores lúdicos, como os com formato de flor ou estrela, é possível utilizá-los, para tornar a refeição mais divertida.

 

Se mesmo com todas as dicas a criança não se alimentar bem, é melhor procurar ajuda profissional. Quanto antes começar a se levar uma vida saudável, menor será o riso de contrair doenças no futuro e melhor será a qualidade de vida.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário