Lanches com Menos Açúcar para Crianças – Dicas com opções saudáveis!

Você sabia que o consumo em excesso de açúcar pode provocar muitos dados ao organismo, principalmente em crianças? Confira tudo, aqui!

O açúcar em excesso é um perigo não apenas para os adultos, mas também para as crianças. Consumir muito açúcar afeta os dentes e provoca o ganho de peso. Além disso, há evidências científicas de que uma dieta rica em açúcar facilita a ocorrência de problemas cardiovasculares, diabetes, fígado gorduroso, gota e alguns tipos de câncer.

[CONFIRA TAMBÉM: OBESIDADE INFANTIL E NA ADOLESCÊNCIA]

Esse tipo de alimentação pode, até mesmo, afetar o comportamento da criança, com a elevação da hiperatividade e da irritabilidade, além da queda na capacidade de concentração. O consumo indiscriminado de balas, doces e refrigerantes pode aumentar a quantidade de adrenalina e insulina na corrente sanguínea, o que leva à ansiedade, excitação e dificuldade de concentração.

[CONFIRA TAMBÉM: QUAIS ALIMENTOS PODEM POTENCIALIZAR A ANSIEDADE?]

doença celíaca em crianças

Vale dizer que o açúcar naturalmente presente nos alimentos como frutas, cereais, verduras e raízes podem ser consumidos e fazem parte de uma alimentação saudável, afinal, fornecem energia e nutrem a criança com proteínas, gorduras boas e demais nutrientes essenciais. O cuidado deve estar nos alimentos industrializados, que carregam grandes quantidades de gordura e açúcar.

Opções de alimentos saudáveis para as crianças

Vejamos, agora, sugestões de alimentos que podem ser oferecidos às crianças no lanche, seja em casa, seja na escola.

Pães

Vamos começar com o pão. As bisnaguinhas costumam ser as preferidas das crianças, não é mesmo? Pequenas e saborosas, elas facilitam o preparo de um lanche rápido para levar na lancheira, por exemplo. Porém, as bisnaguinhas têm muito açúcar e glutamato monossódico, além do dobro de gordura, em comparação ao pão de forma comum.

pão para crinaças

Por isso, a sugestão é optar por pães em que o primeiro ingrediente indicado é farinha de trigo integral, um alimento repleto de fibras que estimulam o trânsito intestinal saudável da criança. Além disso, pelo pão ser integral, ele possui muito mais vitaminas e minerais, que serão importantes para fortalecer o sistema imunológico da criançada. O recheio também deve prever coisas mais naturais, evitando frios processados (presuntos e mortadela) e queijos amarelos, repletos de gorduras. Boas opções são requeijão, ricota, geléia sem açúcar, pasta de amendoim integral ou patês que não sejam a base de maionese, além de que você pode também adicionar verduras como tomate, alface e cenoura ralada para deixar o lanche mais nutritivo.

[CONFIRA TAMBÉM: 8 BENEFÍCIOS DO PÃO INTEGRAL]

Bolos

Outro alimento muito almejado pelas crianças é o bolo pronto. Há desde as opções mais comuns de bolos em pacotinhos, até aqueles recheados, repletos de açúcar e com grandes quantidades de gordura trans, que ajuda a entupir as artérias e aumenta os níveis de colesterol no sangue.

bolo integral maça

A sugestão aqui é procurar fazer bolos caseiros, que por si só já possuem menos açúcares do que os produtos industrializados. Além disso, você pode optar por receitas integrais e que substituem a farinha e o açúcar por outros alimentos. Outra fica é trocar o bolinho pronto por cookies integrais de aveia, que são ótimas opções para qualquer temperatura e possuem muitas substâncias saudáveis em sua fórmula.

[CONFIRA TAMBÉM: RECEITA DE BOLO INTEGRAL]

O que beber

Um elemento importantíssimo no lanche da criançada é quanto ao que tomar. Refrigerante deve ser evitado ao máximo. Também, é o caso do achocolatado, pois ele possui grandes quantidades de açúcar. Prefira sucos naturais, que contêm vitaminas e minerais essenciais e, em sua maioria, nem precisam ser adoçados.

Porém, se você não tiver tempo de fazer para mandar à escola, por exemplo, não queira substituir por produtos industrializados de néctar, pois não passam de frutose acrescida de açúcar, aditivos e conservantes em excesso – elementos que fazem mal à saúde, a longo prazo. Se for comprar sucos no mercado, prefira aqueles que têm no rótulo a mensagem “suco integral da fruta”, sem conservantes nem aditivos. Eles são mais saudáveis e equivalem a uma porção de frutas para os pequenos, mas sem a adição de açúcar extra.

Doces

Uma outra e justa preocupação é quanto aos doces. Um dos alimentos mais pedidos pelas crianças são os danones, em especial os produtos petit suisse, ou o velho Danoninho. O problema é que uma pesquisa da Associação Brasileira dos Direitos do Consumidor detectou que esse produto tem muito mais corante e açúcar do que se imaginava. Além disso, não possui o ferro e as vitaminas em quantidade mencionada pelo fabricante.

iogurte para crianças

Uma forma de substituir o Danoninho por algo saudável é incluir iogurtes naturais na dieta das crianças, já que esses alimentos não têm químicos ou conservantes. Você também pode optar por chips de frutas, que são fontes naturais de fibras, sem conter açúcar e conservantes. Outra sugestão é consumir frutas in natura, especialmente aquelas mais adocicadas que agradam o paladar infantil, como banana, maçã, pera, mamão, ou a que a criança preferir.

[CONFIRA TAMBÉM: DOENÇAS RELACIONADAS À MÁ ALIMENTAÇÃO ENTRE CRIANÇAS]

 

Criar hábitos alimentares saudáveis desde a infância é uma das melhores maneiras de prevenir doenças no futuro. Vale a pena cuidar da alimentação das crianças desde cedo, assim elas terão mais saúde e qualidade de vida.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário