O Que é e Para Que Serve a Lactose? – Que Aliementos Possuem?

A lactose é uma substância muito abundante no leite e alimentos derivados. Também é causa de intolerância em muitas pessoas, entenda o porquê.

Muito se ouve falar da intolerância à lactose, mas poucas pessoas sabem de fato o que é essa substância, como atua no organismo, para que serve e outras informações sobre alimentos que contêm lactose. Ao longo do texto, iremos explicar como funciona esse açúcar.

Conheça os alimentos onde é possível encontrar lactose e porque tantas pessoas possuem intolerância a ela. Sabia que 70% dos indivíduos têm um grau de intolerância aos laticínios? Tudo não passa de um processo evolutivo, que você saberá no texto, abaixo:

Lactose

pra que serve a lactose

A lactose é um hidrato de carbono, conhecido como o açúcar encontrado nos leites dos mamíferos e seus derivados, por exemplo, queijos e chocolates. É ela quem dá o sabor doce ao leite. Porém, é uma molécula complexa, que necessita da enzima lactase para que possa ser quebrada em galactose e lactose e, por fim, absorvida no intestino.

Porém, muitas pessoas não produzem lactase ou sua ação não é suficiente para quebrar as moléculas. Isso faz com que a lactose chegue intacta ao organismo. Sem conseguir absorvê-la, o açúcar é fermentado pelas bactérias encontradas, caracterizando a intolerância à lactose.

Todos os humanos vão perdendo a capacidade de produzir lactase conforme envelhecem, mas a velocidade e quantidade são diferentes. Isso faz com que algumas produzam mais sintomas da intolerância, outras menos e algumas nem sintam o problema.

A lactose só é encontrada nos leites de mamíferos, ou seja, leites vegetais, amêndoas, coco, etc. não possuem este hidrato de carbono em sua composição. A lactose é exclusivamente produzida pelas glândulas mamárias, correspondendo a, aproximadamente, 7,2% do leite materno humano e 4,2% do leite de vaca.

Intolerância à Lactose

o que é lactose

A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir o leite – ao contrário de alergia à bebida, que se trata de uma substância chamada caseína, na qual organismo reconhece a molécula como um corpo estranho e passa a atacá-la. Já a intolerância trata-se da falta ou deficiência das enzimas chamadas lactase.

Os sintomas incluem dor e desconforto abdominal, diarreia, gases, cólica, inchaços, enjoos e outros sintomas, que estão presentes nos três tipos de intolerância à lactose, sendo eles:

  • Primária – que se desenvolve com o envelhecimento, pois biologicamente no processo evolutivo, os homens tomavam leite apenas quando eram crianças, mas, com a indústria leiteira, o leite de vaca foi introduzido à alimentação humana como item indispensável;
  • Efeito colateral – reação a cirurgia, acidente ou ferimento, aparecendo por lesões abdominais, quimioterapia e outros;
  • Congênito – a pessoa possui a deficiência desde que nasce.

Para quem tem intolerância ao leite, é importante fazer uma consulta ao nutricionista e realizar exames, a fim de verificar se há a deficiência de cálcio no organismo. Este nutriente, por sua vez, pode ser adquirido de outras maneiras.

Outra dica importante é sempre ler as bulas, pois a lactose é muito utilizada em medicações.

Tratamento de Intolerância

intolerância à lactose

Para tratar a intolerância à lactose, o indivíduo deve cortar da sua alimentação alimentos que possuem leites vindos de animais. Outra opção é comprar cápsulas de lactase, a enzima que irá auxiliar na digestão dos alimentos com leite ou lactose e sempre tomá-los antes de fazer alguma refeição que contenha esse tipo de açúcar.

Não há maneiras de fazer o corpo voltar a produzir lactose como antes, portanto você pode tentar diminuir a quantidade de leite ingerida, ou trocar a bebida e os derivados, como queijos, pelas versões sem lactose. Comidas veganas são excelentes opções, pois não contêm nada de origem animal, ou seja, você não terá surpresas desagradáveis nos ingredientes utilizados em  seus pratos.

A reposição de cálcio, que faltaria no organismo pela baixa ingestão de leite, é feita de forma natural, fácil e eficaz pelo consumo de vegetais verde-escuros.

Já para grávidas, é importante evitar ingerir alimentos que contenham leite de vaca, pois a lactose pode ser transmitida para o bebê na hora da amamentação e provocar reações alérgicas nele.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário