Jiu-jítsu – Benefícios, Como executar e Informações para Iniciantes

Você está pensando em praticar uma atividade física? Pois saiba que o jiu-jítsu pode trazer vários benefícios ao corpo. Confira mais aqui, no QVB!

Jiu-jítsu é uma arte marcial original do Brasil, que foi fundada pela família Gracie. A ideia inicial da criação dessa modalidade de luta era mostrar que uma pessoa pequena poderia derrotar uma pessoa de maior porte, com mais força e peso, utilizando técnicas de estrangulamentos, torções e imobilizações. Por isso, a prática é chamada de arte suave, não utilizando força bruta, e sim técnica.

O Jiu-jítsu é uma luta que ocorre no solo, não tem socos, nem chutes e utiliza apenas a agilidade do praticante para conseguir finalizar o oponente. A finalização ocorre quando o adversário recebe uma técnica chamada de chave e bate no chão como pedido de desistência.

Porém, depois de anos, descobriu-se que o Jiu-jítsu é um esporte muito eficiente para a queima de calorias e definição muscular. Sendo assim, está cada vez mais frequente sua procura, não apenas com intuito de alto defesa, mas também para transformação do corpo.

Jiu-íitsu

Benefícios do Jiu-jítsu

  • Melhora o condicionamento físico;
  • Melhora o sistema cardiovascular;
  • Queima calórias;
  • Desenvolve agilidade;
  • Desenvolve coordenação motora;
  • Acelera a tomada de decisões;
  • Melhora a flexibilidade;
  • Aumenta os reflexos;
  • Melhora o controle da ansiedade;
  • Diminui o stress.

[VEJA TAMBÉM: 10 BENEFÍCIOS DO MUAY THAI]

Como executar?

Jiu-íitsu

No Jiu-jítsu, não existe uma forma de execução única. Na verdade, são ministradas aulas em que ocorre aquecimento e alongamento.

Após todas essas etapas, começam as técnicas: o professor ensina técnicas para fazer as chamadas “chaves” e pede para que dois alunos treinem entre si como executar.

Após algumas técnicas do dia serem ensinadas, ocorre o chamado “rola”, em que um praticante tenta aplicar a técnica no outro, com o intuito de chegar à finalização. Esse rola também é – para os leigos – chamada de luta.

Quem pode praticar?

Essa modalidade não tem contraindicações, porém pessoas que possuem problemas de coluna têm que tomar cuidado dobrado ao fazer as técnicas, afinal, existem rolamentos, torções e estrangulamentos que podem agravar  as lesões.

Com um fortalecimento correto, é possível  evoluir e se tornar um bom atleta.

Outro item a ser mencionado é que não existe idade máxima para se praticar, apenas idade mínima de 3 anos.

Jiu-íitsu

Informações para iniciantes

Antes de começar a fazer Jiu-jítsu , vá a uma academia e assista uma aula para ver se te interessa. Não são todas as pessoas que gostam de praticar lutas de chão.

Agora, caso você goste, procure uma academia onde se sinta bem acolhido, que tenha um professor atencioso, e pesquise sobre a equipe na qual este profissional é filiado. Depois de todas as informações levantadas, comece os treinos no seu ritmo e vá evoluindo aos poucos.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário