Insônia: principais causas e 4 tratamentos naturais

Insônia é a dificuldade para iniciar ou manter o sono. A percepção de sono não reparador, que provoca consequências durante o dia, como fadiga, queda no rendimento laboral, nos estudos e mudança de humor também faz parte da definição de insônia.

A insônia é definida pela quantidade ou qualidade do sono não satisfatória. Mesmo que o número de horas de sono não esteja reduzido, uma pessoa que tem insônia provavelmente apresentará fadiga, irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração, de memorização e sonolência durante o dia.

Principais Causas da Insônia

  • Estresse. O estresse está diretamente ligado à dificuldade para dormir e manter um sono de qualidade. Acontecimentos que geram estresse, como traumas emocionais e grandes preocupações podem desencadear a insônia.
  • Ansiedade. A ansiedade é outro fator que pode provocar insônia. Inclusive, a ansiedade em relação à própria dificuldade para dormir pode agravar o problema.
  • Depressão. A insônia pode ser um dos sintomas de depressão, assim como o sono excessivo.
  • Dor crônica, dificuldade para respirar e necessidade urgente de urinar. Tais fatores podem levar à insônia e costumam estar ligados a uma série de doenças e condições médicas, como por exemplo: câncer, artrite, doenças pulmonares, insuficiência cardíaca e doença do refluxo gastroesofágico.
  • Mudança de ambiente ou horário de trabalho. Viajar, se mudar para uma nova residência ou começar a trabalhar em outro turno pode alterar o chamado relógio biológico, levando à insônia.
  • Maus hábitos de sono. Os maus hábitos relacionados ao sono incluem: não ter horários fixos para dormir e acordar; praticar atividades estimulantes antes de deitar-se; dormir com a televisão ligada, luz acesa ou ficar mexendo no celular na cama, antes de dormir.
  • Uso de certos medicamentos. Alguns medicamentos podem causar insônia, o que costuma ser indicado na bula do remédio em questão.
  • Consumo excessivo de cafeína. Beber café, certos chás, refrigerantes à base de cola e outras bebidas que contenham cafeína em excesso ao longo do dia pode resultar em insônia.

4 tratamentos naturais para a insônia

1. Tomar um copo de leite morno antes de dormir. Esse velho tratamento caseiro pode realmente ajudar a ter uma boa noite de sono. Além de produzir uma sensação prazerosa e relaxante quando consumido morno, o leite contém cálcio, nutriente importante para que o corpo fabrique melatonina,  o hormônio que regula o sono.

2. Usar essência de lavanda no banho. O óleo de lavanda possui efeito calmante, ajudando a tratar a insônia em alguns casos. Quem sofre com o problema deve experimentar tomar um banho quente usando óleo ou essência de lavanda antes de dormir, para relaxar o corpo e a mente.

3. Beber chá de erva-doce. A erva-doce (Pimpinella anisum) produz um suave efeito sedativo, proporcionando tranquilidade e aliviando os sintomas da ansiedade. Por isso, quem sofre com a insônia pode se beneficiar com o consumo do chá dessa planta. É aconselhável tomar de 2 a 3 xícaras de chá de erva-doce no fim do dia.

Veja como preparar o chá de erva-doce

Ponha 1 litro de água para ferver, Quando entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente 3 colheres de sopa de sementes de erva-doce, deixando o recipiente tampado por 10 minutos. O chá também pode ser preparado com folhas desidratadas de erva-doce. Neste caso, deve-se utilizar 8 colheres de sopa de folhas para 1 litro de água, seguindo o modo de preparo anteriormente descrito.

4. Consumir suco natural de maracujá. O maracujá possui ação sedativa, podendo ajudar a relaxar e combater a insônia. É recomendado tomar 1 copo de suco à noite, 1 ou 2 horas antes de deitar. Alguns medicamentos fitoterápicos são produzidos à base de maracujá, embora sejam mais utilizados suas folhas e flores para esse fim.

Receita de suco de maracujá

Bater no liquidificador a polpa de 1 maracujá maduro com 300 ml de água. Adoçar a gosto, preferencialmente com mel ou açúcar mascavo, opções naturais. O suco deve ser consumido imediatamente após o preparo.

Como vimos, insônia é a incapacidade de adormecer ou manter um sono de qualidade, que pode ser causada por diferentes fatores. Além de buscar tratamento para o problema que origina a insônia ou eliminar os fatores que a provocam ou agravam, quem sofre com o problema pode ter bons resultados utilizando estes 4 tratamentos naturais anteriormente sugeridos.

Um sono de qualidade é fundamental para manter a saúde física e mental, portanto, se você sofre de insônia recorrente, não deixe de buscar ajuda com um profissional de saúde!


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