A insônia é uma condição que pode afetar pessoas de qualquer idade, e as gestantes não estão imunes a ela. Pelo contrário, quanto mais a barriga for crescendo, maior será a dificuldade para ter uma noite decente de descanso. Isso interfere no bem-estar geral da mulher, e pode até influenciar em um parto prematuro!
Como a insônia é caracterizada? Por que ela surge? Confira se a insônia na gravidez é normal, como tratar esse problema e até soluções caseiras para isso, só aqui no Quero Viver Bem!
Insônia e suas causas
Como comentado, a insônia é a incapacidade de conciliar o sono, isto é, uma pessoa simplesmente não consegue dormir. É sabido que um sono, para ser reparador, deve variar entre sete a oito horas, dependendo do indivíduo.
É importante lembrar que a insônia crônica – que não dura somente alguns dias – exige avaliação de um profissional, pois a dificuldade para dormir prejudica seriamente a saúde física e mental.
Há muitas causas da insônia, mas as mais comuns são:
- Apneia do sono;
- Doenças físicas, como a fibromialgia;
- Dores durante a noite;
- Estresse do cotidiano;
- Problemas emocionais diversos;
- Produção inadequada de serotonina.
Em uma mulher grávida, as causas mais frequentes para o surgimento da insônia são: o tamanho da barriga, o aumento da frequência urinária, as alterações hormonais e a ansiedade.
Isso quer dizer que, para aquelas futuras mamães que nunca sofreram com o problema de insônia antes, o problema é temporário, sendo somente um efeito colateral da gravidez.
[CONFIRA TAMBÉM: INSÔNIA – POR QUE ACONTECE?]
Insônia na gravidez é normal?
Sim, bastante normal. De acordo com ginecologistas e obstetras, cerca de 80% das gestantes irão apresentar algum distúrbio do sono, entre os quais a própria insônia.
Dormir faz bem para a saúde, pois fortalece o sistema imunológico, renova o bem-estar físico e mental e consolida a memória. Para as gestantes, principalmente, dormir fornece a energia necessária para aguentar o dia, diminuir a ansiedade e liberar a adrenalina, bem como evitar o trabalho de parto prematuro.
A insônia pode surgir em qualquer fase da gestação, mas é mais comum no último trimestre.
Como tratar a insônia na gravidez?
O tratamento para insônia, durante a gravidez, pode incomodar bastante, por isso é sempre necessário que a mulher converse sobre o problema com o médico que está fazendo o acompanhamento da gestação, para tentar resolvê-lo da maneira mais fácil e rápida.
A insônia pode ser tratada prestando atenção em algumas dicas simples. Veja quais você pode incluir no seu dia a dia de gestante:
- Conversar com o médico sobre os medicamentos que usa, pois alguns podem causar estímulo ao organismo;
- Estabelecer um horário para dormir e também para despertar;
- Fazer alongamentos antes de deitar para relaxar e reduzir as dores nas costas que são tão comuns na gravidez;
- Hidratar-se durante o dia, mas tomando cuidado para não tomar água em demasia antes de dormir, afinal isso pode aumentar a vontade de urinar durante a noite;
- Limitar o consumo de cafeína;
- Manter uma temperatura agradável no quarto, cuidando para não ter claridade demais no ambiente, também;
- Não se alimentar de maneira exagerada, fazendo pouco consumo de sal;
- Praticar uma atividade física recomendada pelo médico, mas nunca perto da hora de dormir;
- Relaxar antes de ir dormir, fazendo alguma leitura, vendo algum filme, o que for para lhe trazer calmaria e diminuir qualquer ansiedade;
- Suplementar ômega 3 – a redução desse elemento pode dificultar o sono, por isso o médico pode prescrever tal medida;
- Tomar um banho de água morna.
Além disso, tente descansar mais durante o dia para melhorar a qualidade do sono noturno e diminuir os sintomas que podem vir a atrapalhar à noite.
[LEIA TAMBÉM: REMÉDIO CASEIRO PARA INSÔNIA – 7 MELHORES ]
Soluções caseiras para tratar a insônia na gravidez
Se você quer alguma terapia natural e caseira para tratar esse problema de insônia durante sua gravidez, há algumas dicas bacanas:
- Chá calmante, como erva-doce, camomila, erva-cidreira, entre outros: duas colheres de chá das folhas escolhidas com água fervente. Tome, de preferência, um pouco antes de dormir;
- Copo de leite integral morno: seus aminoácidos relaxam os músculos e, como consequência, podem auxiliar no sono;
- Suco de maçã: bata no liquidificar 1 maçã, ½ copo de água (ou 1 xícara de chá de camomila, você escolhe), 3 folhas frescas de erva-cidreira e 1 colher de mel.
Lembre-se de falar com o seu médico sobre qualquer alternativa que for tentar para melhorar o seu sono, está bem?
Gostou? Então, confira, também, Insônia – O que fazer? Saiba como agir de acordo com as causas e os sintomas
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.