Insônia na gravidez – Causas, Como tratar e Soluções caseiras

Você sabe o que é a insônia e por que ela acontece? Confira, aqui no Quero Viver Bem, informações completas sobre o problema!

A insônia é uma condição que pode afetar pessoas de qualquer idade, e as gestantes não estão imunes a ela. Pelo contrário, quanto mais a barriga for crescendo, maior será a dificuldade para ter uma noite decente de descanso. Isso interfere no bem-estar geral da mulher, e pode até influenciar em um parto prematuro!

Como a insônia é caracterizada? Por que ela surge? Confira se a insônia na gravidez é normal, como tratar esse problema e até soluções caseiras para isso, só aqui no Quero Viver Bem!

Insônia e suas causas

Como comentado, a insônia é a incapacidade de conciliar o sono, isto é, uma pessoa simplesmente não consegue dormir. É sabido que um sono, para ser reparador, deve variar entre sete a oito horas, dependendo do indivíduo.

É importante lembrar que a insônia crônica – que não dura somente alguns dias – exige avaliação de um profissional, pois a dificuldade para dormir prejudica seriamente a saúde física e mental.

Há muitas causas da insônia, mas as mais comuns são:

  • Apneia do sono;
  • Doenças físicas, como a fibromialgia;
  • Dores durante a noite;
  • Estresse do cotidiano;
  • Problemas emocionais diversos;
  • Produção inadequada de serotonina.

Em uma mulher grávida, as causas mais frequentes para o surgimento da insônia são: o tamanho da barriga, o aumento da frequência urinária, as alterações hormonais e a ansiedade.

Isso quer dizer que, para aquelas futuras mamães que nunca sofreram com o problema de insônia antes, o problema é temporário, sendo somente um efeito colateral da gravidez.

[CONFIRA TAMBÉM: INSÔNIA – POR QUE ACONTECE?]

Insônia na gravidez é normal?

Sim, bastante normal. De acordo com ginecologistas e obstetras, cerca de 80% das gestantes irão apresentar algum distúrbio do sono, entre os quais a própria insônia.

Dormir faz bem para a saúde, pois fortalece o sistema imunológico, renova o bem-estar físico e mental e consolida a memória. Para as gestantes, principalmente, dormir fornece a energia necessária para aguentar o dia, diminuir a ansiedade e  liberar a adrenalina, bem como evitar o trabalho de parto prematuro.

A insônia pode surgir em qualquer fase da gestação, mas é mais comum no último trimestre.

Como tratar a insônia na gravidez?

O tratamento para insônia, durante a gravidez, pode incomodar bastante, por isso é sempre necessário que a mulher converse sobre o problema com o médico que está fazendo o acompanhamento da gestação, para tentar resolvê-lo da maneira mais fácil e rápida.

A insônia pode ser tratada prestando atenção em algumas dicas simples. Veja quais você pode incluir no seu dia a dia de gestante:

  • Conversar com o médico sobre os medicamentos que usa, pois alguns podem causar estímulo ao organismo;
  • Estabelecer um horário para dormir e também para despertar;
  • Fazer alongamentos antes de deitar para relaxar e reduzir as dores nas costas que são tão comuns na gravidez;
  • Hidratar-se durante o dia, mas tomando cuidado para não tomar água em demasia antes de dormir, afinal isso pode aumentar a vontade de urinar durante a noite;
  • Limitar o consumo de cafeína;
  • Manter uma temperatura agradável no quarto, cuidando para não ter claridade demais no ambiente, também;
  • Não se alimentar de maneira exagerada, fazendo pouco consumo de sal;
  • Praticar uma atividade física recomendada pelo médico, mas nunca perto da hora de dormir;
  • Relaxar antes de ir dormir, fazendo alguma leitura, vendo algum filme, o que for para lhe trazer calmaria e diminuir qualquer ansiedade;
  • Suplementar ômega 3 – a redução desse elemento pode dificultar o sono, por isso o médico pode prescrever tal medida;
  • Tomar um banho de água morna.

Além disso, tente descansar mais durante o dia para melhorar a qualidade do sono noturno e diminuir os sintomas que podem vir a atrapalhar à noite.

[LEIA TAMBÉM: REMÉDIO CASEIRO PARA INSÔNIA – 7 MELHORES ]

Soluções caseiras para tratar a insônia na gravidez

Se você quer alguma terapia natural e caseira para tratar esse problema de insônia durante sua gravidez, há algumas dicas bacanas:

  • Chá calmante, como erva-doce, camomila, erva-cidreira, entre outros: duas colheres de chá das folhas escolhidas com água fervente. Tome, de preferência, um pouco antes de dormir;
  • Copo de leite integral morno: seus aminoácidos relaxam os músculos e, como consequência, podem auxiliar no sono;
  • Suco de maçã: bata no liquidificar 1 maçã, ½ copo de água (ou 1 xícara de chá de camomila, você escolhe), 3 folhas frescas de erva-cidreira e 1 colher de mel.

Lembre-se de falar com o seu médico sobre qualquer alternativa que for tentar para melhorar o seu sono, está bem?

Gostou? Então, confira, também, Insônia – O que fazer? Saiba como agir de acordo com as causas e os sintomas


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