Importância do Café da manhã – Porque não pular essa refeição

O café da manhã é a primeira refeição do dia, feita logo após acordar. Veja o porquê ela é tão importante e dicas do que comer durante o desjejum.

Escutamos desde sempre que o café da manhã é uma das refeições mais importantes para o ser humano e que ela deve ser respeitada rigorosamente. Mas quais são os benefícios e no que um bom café da manhã acaba interferindo no dia a dia da pessoa?

Além de manter uma alimentação balanceada, criar o hábito de fazer a primeira refeição do dia auxilia de diversas maneiras o bom funcionamento do organismo.Além de evitar possíveis doenças e ajudar no controle do peso.

Confira abaixo os temas que serão abordados neste artigo:

  • A importância do café da manhã;
  • Quais os benefícios;
  • Quais os efeitos de não tomar café da manhã;
  • O que comer em um café da manhã saudável.

A importância do café da manhã

Essa é a primeira refeição do dia e logo, é o seu desjejum após uma boa noite de sono. Enquanto dormimos, nosso organismo continua trabalhando e queimando calorias para nos manter vivos. Por isso, é essencial que você reabasteça as energias perdidas logo quando acorda.

café da manhã para emagrecer

Ao ingerir um café da manhã saudável, automaticamente a restituição de reserva de energias do corpo é reabastecida. Isso faz com que o metabolismo do ser humano funcione de maneira mais rápida, fazendo com que o funcionamento do corpo aconteça de forma natural e eficaz para o restante do dia.

Quais os benefícios do café da manhã?

Além de manter seu organismo em bom funcionamento durante o dia, o café da manhã possui outras vantagens. Afinal, um bom café da manhã também ajuda no processo de emagrecimento e controle de calorias.

Ao tomar um café da manhã saudável e balanceado, o corpo repõe todos os nutrientes que gastou durante o período de jejum noturno e acaba agindo como um inibidor alimentar. Isso acontece por conta do corpo já ter recebido as vitaminas necessárias para o dia.

Dessa forma, tomar um bom café da manhã também ajuda a controlar a fome ao longo deste período fazendo com que o corpo não estará tão preguiçoso e a digestão de alimentos estará sendo feita de forma mais rápida.

O café da manhã também é de extrema importância para o bom desenvolvimento infantil e para aumentar a atenção e desempenho intelectual durante as tarefas diárias.

Quais os efeitos de pular o café da manhã?

café da manhã benefícios

Apesar de a refeição mais importante do dia, muitos brasileiros ainda possuem o hábito de pular essa parte do cardápio, fazendo assim sua primeira alimentação apenas no horário do almoço. Esse tipo de atitude pode causar alguns malefícios à saúde a curto e longo prazo como:

Efeito sanfona

Para as pessoas que sofrem com alteração de peso na balança, pular o café da manhã é uma das piores coisas que podem fazer. Isso porque elas acabam não repondo as energias necessárias gastas à noite, fazendo com que o metabolismo funcione de forma mais lenta (as vezes 50% mais devagar em alguns casos) e faz com que o organismo fique preguiçoso.

Dores de cabeça e problemas intestinais

Isso também pode ocorrer devido a falta de proteínas necessárias para o bom funcionamento do corpo no dia a dia. Essas pessoas costumam ter muitas dores de cabeça, enxaquecas e intestino preso. Ao persistirem os sintomas mesmo com a implantação do hábito do café da manhã na sua rotina, consulte um médico especialista.

Mudanças de humor

Este tipo de sintoma é frequente como demonstração de irritação ou fome, por exemplo.

O que comer em um café da manhã saudável

café da manhã é importante

O ideal para que se tenha uma alimentação balanceada é recomendável que você faça um equilíbrio entre os alimentos escolhidos. É recomendável que você coma proteínas e carboidratos para que gerem energia para o dia inteiro.

Abaixo, montamos um pequeno cardápio para o dia a dia, baseado em quanto tempo você possui para fazer o desjejum:

  • 5 minutos:
    1 torrada ou biscoito;
    1 fruta fácil de comer como banana, maçã ou pera;
    1 copo de leite;
    1 fatia de queijo light.
  • 10 minutos:
    1 fruta;
    1 fatia de queijo (tradicional ou light);
    1 torrada;
    1 pote de iogurte natural.
  • 15 minutos:
    1 fruta (banana, maçã, pera ou laranja);
    1 fatia de queijo;
    1 fatia de peito de peru;
    1 pão francês ou dois pães de forma;
    1 xícara de café com leite.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário