IMC: Tudo o que você precisa saber!

O Índice de Massa Corporal (IMC) consiste numa tabela que avalia o peso ideal para as pessoas de acordo com as suas proporções corporais. O sistema foi desenvolvido no século XVIII pelo cientista, matemático e astrônomo belga Adolphe Quetelet e até hoje é utilizado em organizações de saúde de todo o mundo para avaliar as condições da população. Isso porque o cálculo de índice de massa corporal é uma medida internacional que indica se uma pessoa está no peso ideal, se está acima do peso ou ainda abaixo do indicado mela Organização Mundial da Saúde OMS.

Calcule o seu!

O método é fácil e rápido. Basta dividir o peso em quilogramas (Kg) pelo quadrado de sua altura em metros. É preciso primeiro descobrir seu peso e altura pra calcular com exatidão.

Exemplo

calculo-IMC

Feito isso, verifique em que categoria se enquadra o resultado do seu cálculo na tabela abaixo e saiba se o seu peso é o ideal.

ClassificaçãoIMCO que pode acontecer
Muito abaixo do peso16 a 16,9 kg/m2Queda de cabelo, infertilidade, ausência menstrual
Abaixo do peso17 a 18,4 kg/m2Fadiga, stress, ansiedade
Peso normal18,5 a 24,9 kg/m2Menor risco de doenças cardíacas e vasculares
Acima do peso25 a 29,9 kg/m2Fadiga, má circulação, varizes
Obesidade Grau I30 a 34,9 kg/m2Diabetes, angina, infarto, aterosclerose
Obesidade Grau II35 a 40 kg/m2Apneia do sono, falta de ar
Obesidade Grau IIImaior que 40 kg/m2Refluxo, dificuldade para se mover, escaras, diabetes, infarto, AVC

Lembre-se que a massa corporal é variável. Ser você faz academia e tem muitos músculos ou ainda é criança os resultados poderão ser influenciados e mesmo ao estar no peso ideal, uma medida diferente apareça. O IMC não leva em consideração o porte físico.

Estou abaixo ou acima do peso. O que eu faço?

Se você está abaixo do peso, significa que seu organismo está precisando de alimentos ricos e calóricos para evitar o desenvolvimento de doenças, muito comuns em  estados de fragilidade nutricional. Alcançar o peso ideal nesses casos é tão importante quanto emagrecer para quem tem sobrepeso.

calculo-do-imcJá se você está acima do peso ou obeso, significa que precisa associar um alimentação balanceada com a prática de atividades físicas para perder excessos de gordura e calorias.

Em ambos os casos, o ideal é procurar um profissional qualificado para orientar o que deve ser feito, já que a alimentação e exercícios físicos devem estar sempre adaptados as especificidades de cada organismo.

O seu peso ideal pode ser diferente do IMC

É possível estar gordinho e ser saudável.  Há estudiosos que argumentam que nem sempre o cálculo do IMC condiz com a realidade do organismo, pois desconsidera diversas variáveis do indivíduo, como por exemplo o peso dos músculos ou ossos. O peso ideal é diferente para cada pessoa e a saúde pública hoje já reconhece isso.

Há ainda quem diga que existem outras metodologias mais eficazes para avaliar a situação de nutrição e peso ideal das pessoas. Entre elas estão:

  • Cálculo do índice de gordura corporal: o procedimento é feito por um profissional qualificado que analisará através de dobras cutâneas (os famosos “pneuzinhos” ou “culotes”) para averiguar a possível exposição à doenças.
  • Testes aeróbicos: são avaliações da capacidade física do indivíduo

Woman on a scale checking weight

O cálculo do IMC não é válido para:

  • Crianças: por que  tem uma proporção e médias diferentes
  • Idosos: por que não se leva em consideração a perda muscular e enfraquecimento dos ossos
  • Atletas: por que não se considera o peso dos músculos
  • Grávidas: pois desconsidera o peso do bebe e o liquido amniótico

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário