Hortelã: para que serve, quais os benefícios e propriedades

Veja aqui quais são os principais benefícios do consumo de hortelã no organismo, quais são suas principais propriedades, cuidados e muito mais.

A hortelã é uma planta aromática, que se destaca em diversos preparos de saladas, molhos, sucos e sobremesas. Além disso, possui propriedades medicinais incríveis para tratar problemas digestivos.

A origem da hortelã é asiática, entretanto, a planta é cultivada no mundo inteiro, em maior quantidade no norte da África. É utilizada como tempero em inúmeros pratos, como planta medicinal em infusão e também fornece óleos essenciais.

Existem diversas espécies de hortelã, denominadas como: hortelã pimenta, hortelã verde, hortelã crespa e hortelã doce. A mais conhecida é a hortelã verde, também chamada de hortelã dos temperos ou hortelã das cozinhas.

Para que serve a hortelã?

Hortelã: para que serve, quais os benefícios e propriedades

A hortelã serve para preparos culinários e também tratamentos medicinais. Em terapias que usam a aromaterapia, a hortelã é uma das plantas mais utilizadas para o relaxamento físico e mental. Isso por que ela possui propriedades calmantes muito reconhecidas nesse meio.

Algumas pessoas simplesmente ingerem o chá de hortelã buscando essa tranquilidade e alívio nas dores estomacais ou causados por cólicas menstruais.

Utilizar as folhas de hortelã na banheira para um banho de imersão, também é uma forma positiva de aliviar o estresse.

O hortelã é usado na fabricação de óleos essenciais, sabonetes, cosméticos, sucos, chás e pomadas. Mas, não podemos esquecer que é na produção de pratos e bebidas que ele se destaca e dá um frescor aos alimentos.

Uma grande curiosidade da hortelã é que ela é largamente utilizada para extração do mentol, o óleo essencial muito usado na indústria de balas, doces, licores, pastilhas, chás e produtos de higiene bucal.

Quais os benefícios da Hortelã?

Os benefícios da hortelã vão muito além do sabor refrescante e diferenciado. Entre os principais estão:

  • Melhora a digestão e reduz a azia;
  • Alivia dores de estomago e cólicas menstruais;
  • É calmante, reduz a ansiedade e o estresse;
  • Alivia sintomas de gripes e resfriados;
  • Melhora o funcionamento cognitivo e combate o Alzheimer;
  • Fortalece a imunidade;
  • Diminui flatulências e vômitos;
  • Alivia dores de cabeça;
  • Alivia os sintomas da Síndrome do intestino irritável;
  • O óleo de hortelã combate dores musculares.

Propriedades da hortelã

Hortelã: para que serve, quais os benefícios e propriedades

A hortelã é chamada de erva santa pelos populares, devido ao seu uso em diversas terapias contra o estresse, mal-estar estomacal e cólicas. Entre as principais propriedades da hortelã destacam-se:

  • Efeito antiespasmódico;
  • Expectorante das vias respiratórias;
  • Antisséptico usado para lavar ferimentos e acnes;
  • Analgésico;
  • Refrescante, ideal para combater o mau hálito;
  • Antifúngico e antibacteriano.

Alguns óleos essenciais fabricados com a hortelã são muito utilizados para acalmar mordidas de insetos e proporcionar uma limpeza de pele, evitando acnes.

As informações nutricionais da hortelã para cada 100 gramas são:

Do uso caseiro, culinário e aromático, a hortelã só traz benefícios à saúde. Os efeitos colaterais da planta são raros, mas aponta-se que possam surgir alergias,não sendo recomendado para pessoas com problemas de refluxo, úlceras e indigestão grave.

As folhas de hortelã são utilizadas por pessoas do mundo inteiro. Desde suas culturas ancestrais, a planta é considerada uma preciosidade da natureza. Desde então, a industria também faz uso desse componente para fabricar óleos, cápsulas e chás, proporcionando diversos benefícios à saúde. Na culinária, ela pode ser utilizada na salada de folhas verdes, tabules, sucos, molhos,chás e outros preparos refrescantes. É uma excelente forma de aliar muito sabor e saúde ao seu prato.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Um Comentário

  1. Eliana Roddewig

Deixe um Comentário