Hérnia de disco – Quais os tipos? Causas, Sintomas e Tratamento

Você já ouviu falar ou conhece os sintomas da hérnia de disco? Confira, aqui no Quero Viver Bem, quais as causas e as formas de tratamento dessa doença.

A hérnia de disco é uma doença que se caracteriza pelo deslocamento ou lesão do disco de cartilagem presente entre as vértebras da coluna, provocando um “vazamento” que chega a pressionar o nervo ou a medula espinhal.

Quando isso ocorre, há a produção de sintomas específicos, como dor intensa ao se movimentar, muitas vezes de caráter incapacitante, prejudicando imensamente a qualidade de vida do paciente e a realização de atividades básicas.

hérnia de disco

Quais são os tipos de hérnia de disco?

Curiosamente, a hérnia de disco é segmentada em três diferentes tipos. Conheça, a seguir, quais são eles:

  • Protrusa: ocorre quando há o estiramento do disco de cartilagem, somente. Não há registro de rompimentos;
  • Extrusa: tipo em que acontece o rompimento do disco de cartilagem, levando ao vazamento do líquido gelatinoso de seu interior;
  • Sequestrada: caracteriza-se pela migração do líquido gelatinoso do disco ao interior do canal da medula, sempre no sentido vertical decrescente.

Causas da hérnia de disco

hérnia de disco

A hérnia de disco pode ser provocada por diferentes fatores, sendo a maioria passível de controle por qualquer pessoa. Saiba, abaixo, quais são as principais causas:

Má postura

Permanecer numa postura errada (com a coluna desalinhada) por um longo período provoca o surgimento da doença, já que facilita o deslocamento dos discos de cartilagem.

Traumas na coluna

Traumas são choques intensos ou a realização de movimentos repetitivos por um longo período. Tais situações podem comprometer o estado dos discos de cartilagem ou então deslocá-los.

Sedentarismo

O sedentarismo torna os músculos da região da coluna mais frágeis, ou seja, eles não são capazes de proteger toda essa estrutura, o que aumenta o risco de desenvolvimento de hérnia de disco.

Fatores hereditários

Há pessoas que possuem predisposição genética para a doença, isto é, elas desenvolvem hérnia de disco com mais facilidade.

Envelhecimento

O envelhecimento aumenta a chance de ter hérnia de disco, porque toda a estrutura muscular da coluna se torna mais frágil e há uma maior suscetibilidade à má postura.

Tabagismo

O tabagismo maximiza o risco de desenvolvimento de hérnia de disco, além de retardar a recuperação do paciente que já foi diagnosticado, porque acelera o processo de degeneração do disco de cartilagem.

Quais são os sintomas da hérnia de disco?

hérnia de disco

A hérnia de disco pode ser assintomática em alguns casos, ou seja, o paciente só descobre que tem a doença quando faz outros exames de diagnóstico paralelos.

No entanto, esse problema de saúde pode gerar sintomas. Quem passa por eles costuma enfrentar as seguintes reações:

  • Dores nas costas, muitas vezes elas são intensas e se irradiam para braços, pernas e pés. Geralmente, acontecem todos os dias e por mais de três meses;
  • Dormência, sensação de queimação e formigamento, sobretudo nas pernas, passando a ter dificuldade para andar normalmente;
  • Dificuldade para movimentar o pescoço, principalmente para fazer movimentos de baixar e levantar a cabeça, além de ter rigidez na nuca;
  • Espasmos e fraqueza muscular, com redução progressiva da força nas pernas e nos braços.

Exames e diagnóstico da hérnia de disco

A hérnia de disco pode ser diagnosticada por meio da combinação da análise dos sintomas do paciente e de exames, por exemplos, Raio-X, ressonância magnética e tomografia, que ajudam a definir o grau da lesão e região exata acometida.

Tratamento para hérnia de disco

O tratamento para hérnia de disco é simples e conservador, tanto que é realizado com administração de analgésicos, anti-inflamatórios, repouso e sessões de fisioterapia.

Em um caso muito grave, como quando há déficit motor e o paciente não respondeu ao tratamento inicial, um procedimento cirúrgico pode ser indicado pelo médico para eliminar a dor e a dificuldade de movimentação.

Dicas para prevenir a hérnia de disco

  • Procure manter uma postura ereta e correta sempre que estiver em pé ou sentado;
  • Evite realizar movimentos repetitivos. Se for impossível, por conta de seu trabalho, faça pausas programadas durante o dia, para aliviar o esforço feito na coluna;
  • Pratique exercícios regularmente. Será bom tanto para prevenir a hérnia de disco, como para evitar outros problemas de saúde;
  • Não carregue peso em excesso, para preservar suas costas. Esta dica vale tanto para levantar cargas grandes esporadicamente como para mochilas e bolsas;
  • Busque um médico quando sentir dor nas costas por mais de uma semana e se ela for se intensificando com o passar do tempo. Assim, será possível agir precocemente.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário