Quem tem hepatite A pode doar sangue?

As hepatites A, B e C são as patologias mais frequentes entre os vários tipos de pessoas. Mas quem tem hepatite A pode doar sangue?

Sim, diferentemente das outras hepatites – por exemplo, pessoas com hepatite A podem doar sangue sem problemas. As hepatites A, B e C são as patologias, as mais frequentes entre os tipos de hepatite existentes. Elas são provocadas por um vírus que pertencem a famílias diferentes, mas que, em comum, agridem o fígado.

Doação de sangue

As hepatites B e C são as mais persistentes. Já a hepatite A é a mais comum e menos ofensiva, pois o vírus é facilmente eliminado no organismo. Ela consiste em um problema presente nas fezes, tendo sua transmissão por via oral-fecal.

Os sintomas da doença são febre alta, dores nas articulações e icterícia. No entanto, eles raramente aparecem, sendo mais difícil que a pessoa perceba que estava infectada.

Cuidados com a Hepatite A

Entre os métodos para a prevenção da hepatite A, o mais eficaz é a vacina, que é aplicada em duas doses: a primeira e uma após seis meses. Esse método é indicado para crianças de até um ano de idade ou que ainda não receberam a vacina, trabalhadores de laboratórios e que possam ter contato com o vírus, pessoas que viajarão para países que possuem epidemia de hepatite A e portadores de doença hepática.

Fora a vacinação, existem outros cuidados que podem ser tomados para evitar o problema:

  • Evite o consumo de carnes e peixes crus ou mal cozidos;
  • Não consuma frutas sem lavar e tenha a certeza da procedência da água, para não acabar tomando uma que esteja contaminada – uma boa dica é deixá-las de molho em uma solução de 1 litro de água e 1 colher de água sanitária;
  • Prefira beber água filtrada ou fervida, nunca direto da torneira;
  • Lave as mãos com água e sabão antes das refeições e depois de usar o banheiro;
  • Utilize cloro e água sanitária para limpar objetos, bancadas, banheiros e pisos.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário