Guia Completo para você emagrecer ainda este ano

Precisando perder a barriga para ficar com aquele shape que sempre sonhou? Saiba que é sempre possível conseguir o corpo que você deseja e uma barriga chapada de forma bastante rápida. Para isso, basta dedicação e foco no seu objetivo final.Você deve concentrar-se no seu objetivo e não desviar da sua rotina, que deverá permanecer rigorosa e focada na queima de calorias, podendo acontecer de diversas maneiras.

Todo mundo sabe que não existe mágica para emagrecer rápido, então, não se engane! Se você acha que continuar com as mesmas atividades físicas e comendo as mesmas coisas de sempre vão te ajudar está completamente errado, pois você continuará também com o mesmo peso. É preciso esforço para ver os resultados.

Sem a prática de exercícios físicos diários ou uma dieta balanceada com baixo consumo calórico, você não conseguirá perder peso. Antes de iniciar todo o procedimento para emagrecer rápido, é preciso informar-se. Existe muitas notícias e informações falsas sobre emagrecimento na Internet. De nada adianta se esforçar para perder peso, se você estiver fazendo isso de forma errada.

O ato de perder peso é muito além de apenas ter uma alimentação mais ou menos organizada ou ir de vez em quando para a academia: é necessário comer todos os dias da maneira mais correta possível, além de se esforçar e sempre realizar a troca dos treinos, principalmente quando o profissional do ramo achar necessário.

Por isso, veja, aqui, as informações certas para perder peso. Conheça as várias maneiras de atingir seu peso ideal, no nosso guia completo para emagrecer:

Reeducação Alimentar

comidas leves para emagrecer

O principal passo é fazer uma reeducação alimentar. Você deve ter uma alimentação balanceada e nutritiva. Existem diversas receitas para emagrecer, elas costumam funcionar muito bem, mas, para que você não retorne ao peso anterior, é preciso que mude por completo a sua alimentação.

Por esse motivo, muitas pessoas dizem que dietas para emagrecer não funcionam. Na verdade, elas funcionam sim, e muito bem. Porém, o objetivo é acelerar a perda de peso. Assim, por um curto período de tempo, a pessoa que quer emagrecer reduz ainda mais as calorias que consome, perdendo peso. Depois de um tempo, o corpo se acostuma com a nova alimentação e para de eliminar calorias.

Você precisa realizar uma reeducação alimentar por completo, somente assim, o seu organismo irá se acostumar com os novos alimentos consumidos, ter o organismo mais acelerado do que nunca.

Caso a pessoa volte a alimentar-se normalmente, de uma maneira exagerada e com alimentos muito gordurosos e calóricos, ela retorna ao seu peso original. É possível que uma pessoa ganhe ainda mais peso com esse método, pois o corpo reconhece o período de carência na alimentação e aumenta a reserva de gordura, para caso isso aconteça novamente.

A palavra dieta por si só designa qualquer tipo de refeição que a pessoa pratica. Por exemplo, ela pode ter uma dieta hipercalórica, para aumento de peso, pode ter uma dieta vegana, sem nada de origem animal, e até uma dieta restrita, sem lactose para os intolerantes.

Existem diversas receitas caseiras para emagrecer, que podem dar aquele pontapé inicial no começo do processo de emagrecimento, porém, se quiser continuar com o peso conquistado, você deve manter a alimentação saudável para sempre.

O ideal é o consumo de, aproximadamente, 2000 calorias diárias, podendo variar, de acordo com cada organismo.  Sem a reeducação alimentar, fica muito difícil permanecer no peso ideal, correndo o risco de ganhar todos os quilos perdidos.

Isso porque é só assim que você se acostuma com os novos hábitos alimentares, com o seu organismo ficando mais preparado para o recebimento de determinados alimentos, além de vitaminas e minerais específicos.

Melhores dietas

dieta para emagrecer

Agora que você já aprendeu sobre o princípio básico da alimentação para perder peso e a manutenção do novo corpo que conseguiu, vamos falar um pouco sobre as melhores dietas para perder peso. Existem milhares de opções, entre elas. As melhores dietas são:

Dieta da Sopa

Dieta da sopa: a pessoa consome em suas refeições sopas para emagrecer. Pelo cardápio ser feito apenas com essa refeição, alimentos calóricos e gordurosos são cortados da alimentação. Os alimentos permitidos, geralmente, são ricos em nutrientes e fazem muito bem para a saúde.

Dieta LowCarb

Dieta lowcarb: ela é uma dieta que permite gordura, porém reduz bastante o consumo de carboidratos – os principais fornecedores de energia do nosso corpo. Para fazê-la, é importante não eliminar por completo o carboidrato das refeições, apenas reduzir o consumo e dar preferência para alimentos de baixo índice glicêmico.

Dieta do Ovo

Dieta do ovovocê deve comer um ovo cozido antes das três principais refeições do dia. O ovo é um alimento muito rico em nutrientes e que faz bem à saúde. A ideia principal é satisfazer a fome, comendo muitas proteínas, que irão substituir o espaço dos outros tipos de alimentos nas suas refeições.

Dieta Detox

Dieta detox: ela inclui na alimentação frutas, vegetais e, inclusive, suco detox para emagrecer. Esses alimentos, em geral, desintoxicam o organismo e permitem que ele trabalhe melhor, eliminando sozinho as calorias, além de potencializarem o consumo de fibras e vegetais. Tem gente que inclui sucos para emagrecer na rotina todos os dias pela manhã, eles também podem ajudar a limpar o organismo. No nosso site, temos várias receitas de suco detox para emagrecer, que podem lhe ajudar.

dieta que emagrece saudável

Dieta Paleo

Dieta paleo: é vista como a alimentação que se tinha nos primórdios da civilização. É chamada também de dieta paleolítica e tem como base alimentos que provêm da alimentação baseada na caça e pesca. Acredita-se que é uma das dietas mais saudáveis que existem, pois proporciona ao corpo tudo aquilo que ele precisa.

Dieta dos Pontos

Dieta dos pontos: você deve contar pontos de todos os alimentos que consome. É quase que a conta de calorias necessárias para o seu dia a dia, porém, por ser em forma de pontos, a contagem pode ficar mais fácil. Ela equilibra o gasto calórico com as calorias ingeridas na alimentação.

Dieta da Proteína

Dieta da proteína: também chamada de dieta dukan, consiste em uma alimentação rica em proteínas. Deve ser adaptada de acordo com as necessidades e não é tão restritiva. A dieta possui 4 fases, são elas: ataque, em que acontece a perda de peso rápida com consumo restrito de proteínas; cruzeiro, que passa a incluir legumes e verduras; consolidação, que permite queijos e carboidratos; e estabilização, na qual a alimentação é livre, mas precisa ser de maneira adequada.

Dieta do Limão

Dieta do limão: é uma dieta bem simples, que implica o uso da fruta todos os dias pela manhã. Porém, tome cuidado! Na Internet existem muitos modos de seguir essa dieta de maneira prejudicial ao organismo. O correto é espremer meio limão em um copo de água morna e beber sem acrescentar açúcar. A mistura deve ser tomada diariamente, aproximadamente 30 minutos antes do café da manhã.

Jejum Intermitente

Jejum intermitente: ele não é bem uma dieta, mas está relacionado com a frequência com que você se alimenta. Você pode fazer o jejum com janelas de 8h, 12h, 16h ou 24h, que se referem ao tempo no qual você fica sem comer. Estudos têm mostrado que comer menos pode ser mais benéfico do que fazer refeições de 3h em 3h.

Dieta Líquida

Dieta Líquida: essa dieta é um pouco mais sofrida e restritiva, isso porque você deve trocar a alimentação normal, como arroz e feijão, por alimentos líquidos, como iogurte, sucos ou chás para emagrecer. Sopas também são válidas, porém escolha as menos calóricas. Por ter um baixíssimo consumo de calorias, o emagrecimento é bastante rápido.

Dieta das Frutas

Dieta das frutas: a base principal da sua alimentação deve ser frutas que ajudam a emagrecer. Devem ser frutas frescas e apenas alguns vegetais, que não contenham amido, e um pouco de proteínas. A única bebida permitida é água ou até um chá para emagrecer. Alimentos industrializados ou com adjetivos artificiais são proibidos.

Dieta da USP

Dieta da USP: apesar do nome, a dieta não está relacionada à Universidade de São Paulo. Ela é a mesma que a dieta da proteína, ou dieta Dukan. Nela, há o elevado consumo de proteínas, como carnes, peixes, leite, ovos e outros. Existe, inclusive, um cardápio sugerido à ser seguido. Essa é uma dieta emergencial para quem quer perder peso rápido.

Exercícios para Emagrecer

exercícios para emagrecer

Além de ter uma alimentação regrada e balanceada, com baixo consumo calórico, é preciso fazer exercícios físicos, se quiser emagrecer rápido. Não há muito segredo nos exercícios para emagrecer, você apenas deve dar prioridade às práticas aeróbicas, aquelas que aceleram os batimentos, deixam você suado e ofegante.

Os exercícios aeróbicos aceleram o metabolismo e quebram as moléculas de gordura armazenadas no corpo, que servem como reserva de energia durante a prática de exercícios físicos. Ao ser quebrada, a molécula gordurosa se transforma em água e oxigênio, sendo eliminada pela respiração e pelo suor.

Você pode optar por dança, zumba, corrida ou, até mesmo,exercícios feitos em academias. Nessa hora, há uma flexibilidade, sendo possível até fazer exercícios físicos em casa, obtendo os mesmos resultados. Para isso, é preciso disciplina e manter a rotina de atividades físicas.

Existem esportes que podem queimar mais calorias que outros, porém opte sempre por escolher algum que você tenha prazer em praticar, assim você se diverte nas aulas e as chances de abandonar o exercício no meio do caminho diminuem.

É preciso se exercitar, pelo menos, 2 vezes por semana. Existem até aplicativos e vídeos no Youtube com aulas gratuitas que lhe ensinam exercícios para fazer, sem a necessidade de aparelhos de academia. Você pratica sozinho e sem o auxílio de ninguém!

Tudo isso também vai depender de como você lida corretamente com os exercícios: se sabe que precisa de um personal trainer, se consegue realizar os treinos sozinho e muito mais.

Remédios para Emagrecer

Os remédios para emagrecer têm a sua venda restrita, sendo preciso uma receita médica para comprá-los. Eles são indicados em raros casos, quando a pessoa não consegue emagrecer ou quando está em um nível grave de obesidade, que coloca a sua vida em risco. Os remédios emagrecedores devem ser deixados como uma das últimas opções.

Caso queira tomar algo para ajudar na perda de peso, opte pelos suplementos para emagrecer. Eles ajudam na perda de peso e são 100% naturais, contendo apenas extratos de plantas, vitaminas e nutrientes. Além de auxiliar na queima calórica, acelerando o metabolismo, eles promovem vários benefícios para o corpo.

Caso nada tenha adiantado para você, nem mesmo as melhores dietas, ou se estiver inserido em um grupo de risco e precise mesmo tomar remédio para emagrecer, é preciso se informar bem sobre eles. Existem alguns grupos desse tipo de medicação, conheça-os:

remédio para emagrecer

  • Anorexígenos: são inibidores de apetite, compostos por anfetaminas, sendo proibidos no Brasil, isso porque, na sua composição, são usadas drogas que podem causar facilmente a dependência química e/ou psicológica;
  • Sacietógenos: são remédios que simulam a sensação de saciedade, o que acaba fazendo com que o paciente coma menos, assim, menos calorias são ingeridas. Também são muito eficazes no emagrecimento;
  • Inibidores de absorção de gorduras: eles inibem a absorção da gordura pelo intestino em até 30%, isso porque grande parte da absorção de nutrientes acontece no intestino e não no estômago. Assim, toda essa gordura é eliminada pelas fezes, sendo que o consumo calórico fica reduzido.

Lembre-se de que esses medicamentos podem trazer riscos à saúde e só podem ser vendidos com prescrição médica. Jamais se automedique. E,sempre que possível, recorra a dietas e exercícios físicos.

Sibutramina

Sibutramina é um dos medicamentos mais conhecidos para emagrecer e tratar da obesidade. Sua principal atuação é no sistema nervoso central, controlando a depressão e ansiedade. Porém, uma das consequências da droga é a redução do apetite.

A sibutramina aumenta a produção de serotonina e noradrenalina no corpo – neurotransmissores que promovem a sensação de felicidade e saciedade. Além de ajudar no combate do aumento de apetite, a Sibutramina também trata as compulsões alimentares que, geralmente, estão associadas a problemas de saúde mental.

A substância utilizada no medicamento é cloridrato de sibutramina, sendo um dos remédios mais eficazes para o emagrecimento, isso porque o aumento de peso é, na maioria dos casos, uma consequência da depressão ou ansiedade. O medicamento trata todos os sintomas e se torna muito eficaz.

Ao usar Sibutramina, por ela reduzir o apetite e combater os distúrbios mentais, a pessoa tende a conseguir adaptar-se mais facilmente a uma reeducação alimentar, comendo menos.  O remédio não faz com que a pessoa engorde novamente ao parar de tomá-lo, a menos que não seja feita essa reeducação alimentar recomendada.

Efeitos Colaterais

Cloridrato de Sibutramina pode apresentar diversos efeitos colaterais, que são mais recorrentes nas 4 primeiras semanas de uso. Entre eles estão:

  • Insônia;
  • Taquicardia;
  • Boca seca;
  • Náuseas;
  • Palpitações;
  • Sudorese;
  • Ansiedade;
  • Alterações no paladar;
  • Cólica menstrual intensa;
  • Entre outros.

Por esses motivos,é importante sempre consultar seu médico antes de usar Sibutramina.

Ao longo do texto você aprendeu diversos métodos novos para emagrecer, o melhor é associar alguns deles e seguir rigorosamente a rotina de exercícios físicos e a dieta proposta. Sem disciplina não há emagrecimento, e lembre-se da importância da reeducação alimentar, para não retomar ao seu peso original.

Referências:

http://www.ambito-juridico.com.br/site/?artigo_id=10392&n_link=revista_artigos_leitura


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário