Guaraná com Açaí, combinam? Conheça seus benefícios para saúde

O Guaraná e o Açaí são frutos tipicamente brasileiros e são de origem vizinhas, encontramos os dois na região da Amazônia. Se popularizam muito nos últimos anos graças aos diversos benefícios que eles proporcionam à nossa saúde.

Vamos conhecer um pouco dos dois, separadamente, e depois saber se a junção deles dá certo mesmo.

Guaraná

Guaraná

Começando pelo Guaraná que possui uma grande quantidade de nutrientes que são de extrema importância e necessidade para a saúde do nosso corpo. Uma planta muito comum na Amazônia e que seu fruto se espalhou por todo Brasil, sendo utilizando, normalmente, como suco ou misturado em outros alimentos com o objetivo de dar energia a quem consome.

Ele pode ser encontrado na sua forma natural, em pó ou até mesmo em forma de fruto, em alguns mercados, em farmácias, lojas de produtos naturais e em feiras livres. Normalmente mais encontrado em forma de pó – feito das sementes secas que são torradas e depois moídas – e na forma de xarope, para ser consumida nos preparos de suco.

O Guaraná contém uma molécula chamada de Guaranine, muito semelhante a cafeína, mas que tem efeitos até 4 vezes mais fortes que a cafeína. Em suas propriedades encontramos as Vitaminas A, E, Vitaminas do Complexo B, e Minerais como Ferro, Fósforo, Potássio, Magnésio, Cálcio e pouca quantidade de Selênio e Estrôncio. Além de conter Taninos, que dão à planta suas propriedades adstringentes.

Vamos conhecer alguns dos muitos benefícios que o Guaraná pode trazer para quem tem seu consumo regular:

Um afrodisíaco natural. A presença da cafeína trabalha enriquecendo suas propriedades estimulantes da libido. Sendo assim, seu uso pode proporcionar uma vida sexual mais feliz.

Combate a enxaqueca. Suas propriedades analgésicas e neurastênicas são ótimas para o tratamento de dores de cabeça e enxaqueca, auxiliando com o alivio da dor de forma mais rápida.

Para combater o stress. Em sua composição encontra-se propriedades calmantes. É conhecido por trazer efeitos positivos para o humor, aumentando o estado de alerta e a sensação de bem-estar.

Para a saúde do coração. O Guaraná é cheio de antioxidantes, que tem por função combater os radicais livres – que prejudicam no bom funcionamento do sistema cardiovascular. Com eles longe, afastam-se também os problemas relacionados à saúde do coração.

Melhora da saúde mental. Ajudando ainda as capacidades de aprendizagem. E em junção com o Ginseng, realçam os poderes mentais e a circulação sanguínea.

Bom para os Diabéticos. Ajuda no controle da glicemia e previne picos de glicose e de insulina.

Ajuda a perder peso. Usado em bebidas energéticas e suplementos, proporcionando estímulos de combate à fome. E efetivamente trabalha na perda de peso pois ajuda o sistema nervoso a induzir o processo de lipólise – liberando gordura na corrente sanguínea. Podendo ser utilizada como energia na atividade física.

Beneficia a prática de exercícios. Pois estimula o sistema nervoso central, afastando a fadiga e trazendo energia e aumentando os níveis de atividade.

Tomar em grande quantidade faz mal!

O excesso da cafeína no organismo é conhecido como cafeinismo, e pode causar alguns sintomas como a irritabilidade, tremores, ansiedade e estimulação do músculo cardíaco – aumentando os batimentos cardíacos e causando palpitações.

Normalmente, o aconselhável para adultos, é a utilização de 300 miligramas de cafeína por dia. Essa quantidade é segura e traz benefícios à saúde. É bom estar sempre atento quanto ao consumo exagerado dessas substancias. O mais adequado é pedir ajuda aos profissionais da área da saúde.

açai beneficios

Açaí

O Açaí é um fruto que nasce do Açaizeiro, é rico em proteínas, fibras e lipídios e ótima fonte de Vitaminas C e do Complexo B. Possui também quantidades consideráveis de minerais como o Cálcio, Ferro e Fósforo.

Entre seus benefícios podemos destacar:

Diminui o Colesterol. Alguns estudos afirmaram que as suas antocianinas trabalham para reduzir os níveis de colesterol no nosso corpo.

Preveni o câncer. Também graças as antocianinas, que são antioxidantes que podem auxiliar na prevenção do câncer.

Antioxidante. Em sua composição é encontrado altos níveis de antioxidante, que afastam os radicais livres e traz benefícios à saúde do coração.

Fortalece o Sistema Imunológico. Já que é rico em Vitamina C, o que faz aumentar e fortalecer o trabalho do Sistema Imunológico.

Previne o envelhecimento. Os antioxidantes ajudam a preservar os efeitos do envelhecimento. Protegendo as células dentro do corpo e evitando que elas se degenerem.

Guaraná com Açaí

A junção do Guaraná com o Açaí é considerado perfeito para quem quer se manter atento e cuidar da saúde de forma preventiva. O guaraná estimula o sistema nervoso central, a capacidade de raciocínio e de concentração e devido as suas quantidades de cafeína, ele ainda ajuda no trabalho muscular e traz sensação de bem-estar.

Já o Açaí ajuda a diminuir o envelhecimento precoce, já que está cheio de antioxidantes. Em sua composição, encontramos também, a antocianina que possui propriedades terapêuticas. Os minerais e os aminoácidos que encontramos no açaí, trazem regeneração muscular.

Sendo assim, a associação desses dois frutos, o Guaraná e o Açaí, contribui de forma muito positiva para nossa saúde. Melhorando nossa disposição, principalmente para aquelas pessoas que praticam atividade física regular e quer estar sempre com o corpo e a mente saudáveis.  


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário