Gripe – Sintomas e Como tratar com Remédios de Farmácia e Caseiros

Muitas vezes, a gripe é confundida com o resfriado, no entanto, ela se trata de uma doença infecciosa viral, também conhecida como “influenza”. Pode ser transmitida de uma pessoa para outra pelos espirros, por tosse e pelo contato com pacientes gripados.

O resfriado é outra condição causada por diferentes tipos de vírus. Na gripe, os sintomas são mais fortes e podem perdurar por muito mais tempo, por isso, é uma das doenças respiratórias mais temidas, especialmente no inverno.

gripe sintomas

Tipos de gripes

Seguidamente, ouvimos nos noticiários o surgimento de um novo tipo de gripe, isso porque o vírus chamado “influenza” faz parte dos “ortomixovirus”, uma família viral dividida em três tipos que são:

  • Gripe do Tipo A – essa é o tipo de gripe que varia bastante. Ela já foi citada como influenza A, Gripe Suína, Gripe Aviária, Gripe Espanhola. Dela se originam outros subtipos porque o vírus sofre mutações e o sistema autoimune do corpo humano não consegue responder de forma rápida a essa alteração, por isso, acabamos ficando doentes.É justamente por isso que ocorrem as epidemias;
  • Gripe do Tipo B: a influenza B é tolerável pelo sistema imunológico de uma pessoa saudável, pois o vírus não sofre mutações e não promove sintomas graves, sendo muito raro portadores com esse tipo de gripe necessitarem de atendimento médico. Esse tipo atinge seres humanos e mamíferos aquáticos;
  • Gripe do Tipo C: os sintomas são leves, porém, podem causar alguns problemas respiratórios. Atinge ser humano, porcos e cachorros.

Causas da gripe

A gripe é causada pelo vírus influenza e qualquer pessoa pode se infectar, pois as partículas de secreção de uma pessoa contaminada podem ficar no ar ou em objetos que ela tocou, desse modo, os riscos de contágio aumentam quando uma pessoa tem contato com elas.

O contato pode ser por diversos meios, como:

  • Contato íntimo com uma pessoa gripada;
  • Contato com um objeto que essa pessoa tocou e as mãos não foram devidamente higienizadas antes de levar olhos, boca e nariz (chamado de contato indireto);
  • Muita proximidade com a pessoa gripada em conversas;
  • Tosse e espirros em locais fechados.

Esses meios de contato com uma pessoa gripada podem facilitar a transmissão da doença, pois o vírus Influenza precisa estar dentro das células para sobreviver – ele não consegue se manter vivo no ar ou em superfícies e objetos por muito tempo.

Sintomas da gripe

Um dos principais sintomas a gripe, sem dúvida nenhuma,é a febre alta. Ela ultrapassa os 38 graus e juntamente surgem dores no corpo, dores de cabeça, mal estar, dor nos olhos, calafrios, tosse, coriza e, as vezes, dores de garganta – confira aqui técnicas de remédios naturais para a tosse.

Esses são os sintomas típicos de uma pessoa gripada. Entretanto, é preciso ficar atento com relação ao vírus Influenza A, que tende a ser bastante parecido com a gripe comum, mas pode ter consequências bem graves, inclusive levar a pessoa a óbito. Veja os sintomas:

  • Dores de cabeça;
  • Tosse seca;
  • Calafrios;
  • Febre alta;
  • Fadiga;
  • Dores musculares;
  • Doenças cardiopulmonares;

Os prontos socorros já estão preparados para detectar a Influenza A por exames de sangue e de secreções respiratórias, portanto, ao perceber esses sintomas, é importante buscar ajuda médica o mais rápido possível!

remédios para gripe

Formas de Prevenção da Gripe

Por se tratar de um vírus, o melhor meio de prevenção é a imunização pela vacina. Todos os anos, o Governo Federal Brasileiro realiza a campanha de vacinação e incentiva a população a buscar os postos de saúde.

A aplicação e a vacina são gratuitas, sendo que as pessoas devem procurar o posto mais próximo nas datas divulgadas, especialmente os idosos e as pessoas que pertencem ao um grupo de risco (doenças crônicas, professores, profissionais da saúde).

Outro passo importante para se prevenir da gripe é a boa alimentação e atividade física, isso porque esses dois fatores aumentam a imunidade, atuando como uma barreira para o vírus da gripe. Outras formas de prevenção são:

  • Lavar bem as mãos quando tocar em superfícies e objetos em lugares públicos;
  • Evitar lugares muito fechados, especialmente no inverno, em que há um aumento de pessoas contagiadas;
  • Proteger o nariz e os olhos sempre que alguém espirrar ou tossir perto de você.

Tratamento da Gripe

Geralmente, o tratamento da gripe envolve repouso, hidratação e uso de antitérmicos e analgésicos.

Nos casos mais graves, são usados antivirais e, se houverem complicações mais acentuadas, com quadros de infecções e pneumonia, outros tipos de tratamento são aplicados – inclusive, pode exigir internação hospitalar.

É extremamente importante buscar orientação médica, ao notar os primeiros sintomas da gripe, desse modo, o tratamento adequado é administrado para recuperação total do paciente.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário