Glucosamina – Para que serve? Benefícios, Consumo, Indicações e Contraindicações

A glicosamina é um aminoácido, glutamato, ligado a um sacarídeo, glicose. Entre as principais funções da glucosamina no corpo humano está a síntese de lipídios e glicoproteínas.

Faz parte também da estrutura celular de muitos seres vivos, incluindo artrópodes, crustáceos, fungos, e muitos outros. Em seres humanos, a glucosamina tem como principal função o auxílio na manutenção de tecidos localizados nas articulações.

Para que serve a glucosamina?

glucosamina

[VEJA TAMBÉM: BENEFÍCIOS DA ALBUMINA]

A glucosamina, por estar presente em maior parte em estruturas celulares dos seres vivos, auxilia no combate à inflamação de várias articulações e de discos vertebrais, responsáveis pelas famosas dores na coluna.

Além disso, alivia as dores em articulações, aumenta a produção de cartilagem, melhora a manutenção delas e contribui, indiretamente, com a elasticidade e hidratação da pele.

Indiretamente, a substância também atua como antioxidante, inibindo a oxidação de outras moléculas.

Benefícios da glucosamina

A glucosamina tem se tornado cada vez mais conhecida por ser benefícios para muitas doenças, como é o caso da osteoartrose. Para se ter uma ideia de sua eficácia, ela é recomendada para casos de osteoartrose tanto em joelho como anca, por conselhos europeus relacionados à saúde, desde de 2007.

Em vários estudos com a glucosamina percebeu-se que a ela apresenta papel muito importante no alívio de doenças relacionadas aos ossos, como a artrose ou a osteoartrose. Entre os benefícios principais estão o alívio da dor e a melhora das funções articulares.

[VEJA TAMBÉM: BENEFÍCIOS DO MALTO]

glucosamina

Indicações

Como dito anteriormente, esse suplemento atua principalmente em articulações. A glucosamina é um dos elementos principais para a manutenção de diferentes mecanismos que auxiliam na saúde de articulações e cartilagem, dificultando o desgaste delas.

A bula de medicamentos que contém glicosamina, por exemplo, o sulfato de glicosamina, apresenta indicações para tratamento de artrose ou osteoartrite.

[VEJA TAMBÉM: BENEFÍCIOS DO BCAA]

O site da Anvisa, agência reguladora, apresenta as mesmas indicações. Além disso apresenta também alguns dados como o fato de que a ingestão de glucosamina impede a progressão de longo prazo da osteoartrite.

Foram realizados vários estudos que comprovaram que tratamentos com 1.500mg de sulfato de glicosamina apresentam inúmeros benefícios, entre eles a degradação mais lenta da cartilagem, a redução do estreitamento articular e as melhoras nas dores e nos sintomas resultantes de doenças articulares.

Contraindicações

Embora os estudos iniciais tenham apresentado benefícios para a glucosamina, que são em maior parte relativos ao tratamento de doenças ósseas e de articulações, atualmente, conta com inconsistências.

Pesquisas recentes concluem que não existem benefícios comprovados para a prescrição de glucosamina em pacientes com problemas em ossos e articulações. Tal motivo é porque os resultados não demonstraram a melhoria dos sintomas ou da lesão em si.

[VEJA TAMBÉM: BENEFÍCIOS DA CASEÍNA]

É comum, hoje em dia, encontrarmos muitos médicos e conselhos que defendem que a glucosamina não seja mais indicada como tratamento para tais doenças.

Além disso, a substância pode provocar reações adversas que, mesmo inesperadas, podem acontecer. Os efeitos adversos são separados em quatro grupos diferentes: endócrino, gastrointestinal, dermatológico e cardiovascular.

Entre os sintomas estão hipertensão sistólica, taquicardia, edema periférico, eritema, prurido, fotossensibilização, náuseas, vômitos, dores abdominais, azia, anorexia, constipação, dores de cabeça, insônia, sonolência, entre outros.

suplemento para perder peso

Consumo diário

Conforme a Anvisa, a glucosamina é de uso oral, adulto e em doses únicas diárias de 1.5 gramas. O produto é encontrado em várias embalagens de 4, 7, 10, 15, 20 ,30 ,50 e 100 sachês de dose única.

É importante lembrar que o uso de glucosamina deve ser recomendado por médico. Além disso, existem algumas precauções de consumo. Deve-se ter atenção redobrada para alguns grupos especiais, como é o caso de indivíduos com problemas intestinais, diabéticos e portadores de insuficiência renal, cardíaca ou hepática.

[VEJA TAMBÉM: BENEFÍCIOS DO HIPERCALÓRICO]

É também expressamente contraindicado para grávidas sem orientação médica prévia. Ademais, pacientes durante o tratamento com glucosamina não devem ingerir bebidas alcoólicas.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário