A glicosamina é um aminoácido, glutamato, ligado a um sacarídeo, glicose. Entre as principais funções da glucosamina no corpo humano está a síntese de lipídios e glicoproteínas.
Faz parte também da estrutura celular de muitos seres vivos, incluindo artrópodes, crustáceos, fungos, e muitos outros. Em seres humanos, a glucosamina tem como principal função o auxílio na manutenção de tecidos localizados nas articulações.
Para que serve a glucosamina?
[VEJA TAMBÉM: BENEFÍCIOS DA ALBUMINA]
A glucosamina, por estar presente em maior parte em estruturas celulares dos seres vivos, auxilia no combate à inflamação de várias articulações e de discos vertebrais, responsáveis pelas famosas dores na coluna.
Além disso, alivia as dores em articulações, aumenta a produção de cartilagem, melhora a manutenção delas e contribui, indiretamente, com a elasticidade e hidratação da pele.
Indiretamente, a substância também atua como antioxidante, inibindo a oxidação de outras moléculas.
Benefícios da glucosamina
A glucosamina tem se tornado cada vez mais conhecida por ser benefícios para muitas doenças, como é o caso da osteoartrose. Para se ter uma ideia de sua eficácia, ela é recomendada para casos de osteoartrose tanto em joelho como anca, por conselhos europeus relacionados à saúde, desde de 2007.
Em vários estudos com a glucosamina percebeu-se que a ela apresenta papel muito importante no alívio de doenças relacionadas aos ossos, como a artrose ou a osteoartrose. Entre os benefícios principais estão o alívio da dor e a melhora das funções articulares.
[VEJA TAMBÉM: BENEFÍCIOS DO MALTO]
Indicações
Como dito anteriormente, esse suplemento atua principalmente em articulações. A glucosamina é um dos elementos principais para a manutenção de diferentes mecanismos que auxiliam na saúde de articulações e cartilagem, dificultando o desgaste delas.
A bula de medicamentos que contém glicosamina, por exemplo, o sulfato de glicosamina, apresenta indicações para tratamento de artrose ou osteoartrite.
[VEJA TAMBÉM: BENEFÍCIOS DO BCAA]
O site da Anvisa, agência reguladora, apresenta as mesmas indicações. Além disso apresenta também alguns dados como o fato de que a ingestão de glucosamina impede a progressão de longo prazo da osteoartrite.
Foram realizados vários estudos que comprovaram que tratamentos com 1.500mg de sulfato de glicosamina apresentam inúmeros benefícios, entre eles a degradação mais lenta da cartilagem, a redução do estreitamento articular e as melhoras nas dores e nos sintomas resultantes de doenças articulares.
Contraindicações
Embora os estudos iniciais tenham apresentado benefícios para a glucosamina, que são em maior parte relativos ao tratamento de doenças ósseas e de articulações, atualmente, conta com inconsistências.
Pesquisas recentes concluem que não existem benefícios comprovados para a prescrição de glucosamina em pacientes com problemas em ossos e articulações. Tal motivo é porque os resultados não demonstraram a melhoria dos sintomas ou da lesão em si.
[VEJA TAMBÉM: BENEFÍCIOS DA CASEÍNA]
É comum, hoje em dia, encontrarmos muitos médicos e conselhos que defendem que a glucosamina não seja mais indicada como tratamento para tais doenças.
Além disso, a substância pode provocar reações adversas que, mesmo inesperadas, podem acontecer. Os efeitos adversos são separados em quatro grupos diferentes: endócrino, gastrointestinal, dermatológico e cardiovascular.
Entre os sintomas estão hipertensão sistólica, taquicardia, edema periférico, eritema, prurido, fotossensibilização, náuseas, vômitos, dores abdominais, azia, anorexia, constipação, dores de cabeça, insônia, sonolência, entre outros.
Consumo diário
Conforme a Anvisa, a glucosamina é de uso oral, adulto e em doses únicas diárias de 1.5 gramas. O produto é encontrado em várias embalagens de 4, 7, 10, 15, 20 ,30 ,50 e 100 sachês de dose única.
É importante lembrar que o uso de glucosamina deve ser recomendado por médico. Além disso, existem algumas precauções de consumo. Deve-se ter atenção redobrada para alguns grupos especiais, como é o caso de indivíduos com problemas intestinais, diabéticos e portadores de insuficiência renal, cardíaca ou hepática.
[VEJA TAMBÉM: BENEFÍCIOS DO HIPERCALÓRICO]
É também expressamente contraindicado para grávidas sem orientação médica prévia. Ademais, pacientes durante o tratamento com glucosamina não devem ingerir bebidas alcoólicas.
Referências utilizadas neste conteúdo:
http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-51732014000600006
http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=649282015&pIdAnexo=2416653
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.