Você já ouviu falar da árvore ginkgo biloba? De origem asiática – estando presente em Coreia, Japão e China –, essa planta é considerada a mais velha do mundo, existindo por mais de 200 milhões de anos.
Além desse fato, o ginkgo biloba foi a primeira planta (medicinal) a brotar na cidade de Hiroshima, no Japão, após a sua destruição pela bomba atômica em 1945.
Conheça mais sobre a respeito dessa planta, para que ela serve, seus benefícios, como usar e indicações e contraindicações, só aqui no Quero Viver Bem!
Benefícios do ginkgo biloba
[CONFIRA TAMBÉM: COENZIMA Q10]
O ginkgo biloba pode chegar a 40 metros de altura e viver por aproximadamente 4 mil anos – esses dados mostram o quanto essa planta pode proporcionar benefícios para a saúde, graças aos seus princípios ativos.
O benefício mais conhecido dessa planta é o de melhorar o funcionamento do cérebro, atuando na memória, humor, aprendizado e até em demências.
Veja mais benefícios abaixo:
- Atua contra doenças oftalmológicas, pois é antioxidante;
- Aumenta o fluxo de oxigênio e nutrientes para as células;
- Auxilia em casos leves de labirintite, de zumbido no ouvido e de tonturas;
- Controla a pressão arterial, pois tem ação vasodilatadora;
- Favorece a concentração e a memória;
- Pode ser uma terapia complementar para quadros de enxaqueca;
- Previne o envelhecimento;
- Inibe a destruição do colágeno, estando muito presente em tratamentos estéticos.
Em certos casos, é visto o uso de ginkgo biloba como parte do tratamento para depressão.
Principalmente para as pessoas idosas, o ginkgo biloba é um remédio natural antioxidante que reduz a velocidade de envelhecimento do cérebro, retardando estágios iniciais do Alzheimer até que um diagnóstico seja realizado.
[CONFIRA TAMBÉM: SUPLEMENTO ESTROGÊNIO]
Como usar o Ginkgo biloba?
É de curiosidade informar que algumas partes da planta, como as sementes (depois da remoção da parte venenosa que elas possuem), são utilizadas como condimento para pratos tradicionais no Japão e na China.
Atualmente, o uso do ginkgo biloba é feito por cápsulas. Elas devem especificar o extrato padronizado da planta (“EGB761”), com quantidade mínima de 24% de flavonoides glicosilados e 6% de terpenoides.
Além das cápsulas, o ginkgo biloba pode ser encontrado em pó e extrato seco. O consumo irá depender da forma escolhida da substância e conforme a orientação do médico ou nutricionista.
Vale mencionar que o consumo em excesso de ginkgo biloba pode causar piora dos efeitos colaterais. Ainda, é possível que você sofra diarreia e alterações da coagulação sanguínea (podendo até ocorrer sangramento).
Indicações e contraindicações do Ginkgo biloba
[CONFIRA TAMBÉM: TRIBULUS TERRESTRIS]
Embora seja algo extraído da natureza, o ginkgo biloba não é indicado para todas as pessoas. Portanto, tenha certeza de que você não faz parte dos grupos a seguir, antes de aproveitar os benefícios desta planta.
As contraindicações do ginkgo biloba são para:
- Crianças menores de 12 anos;
- Gestantes;
- Lactantes;
- Epilépticos;
- Hemofílicos;
- Pessoas que usam medicações anticoagulantes, anti-inflamatórias e antiplaquetárias.
Ainda, o ginkgo biloba não deve ser associado com produtos à base de alho ou derivados de salgueiro, pois pode aumentar o risco de irritação da mucosa gástrica.
Os efeitos colaterais do excesso de ginkgo biloba são:
- Aumento na sensibilidade da pele, que pode gerar reações cutâneas;
- Dores de cabeça;
- Enjoos;
- Gastrite;
- Queda da pressão arterial;
- Tontura.
Evite fazer o uso de ginkgo biloba em períodos próximos a alguma cirurgia, pois pode aumentar o risco de sangramento.
O uso desta planta só deve ser feito após a orientação de um profissional qualificado, como um médico ou nutricionista.
O ginkgo biloba é uma planta segura, mas você deve consumir com cautela – respeite a dosagem e o período de uso para melhor aproveitar os benefícios sem atrapalhar a sua saúde.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.