Gengibre emagrece? Mito ou verdade? Aprenda como usá-lo para perder peso

O gengibre acelera o metabolismo e ajuda na queima de calorias.Mas como usá-lo para perder peso? Confira aqui a preparar receitas de gengibre para emagrecer

O gengibre emagrece mesmo, inclusive, a perda de peso é uma das serventias dadas a essa raiz. Afinal, seu poder termogênico natural faz com que o corpo acelere ligeiramente o gasto metabólico basal, facilitando a queima calórica.

Além disso, por ser diurético e rico em fibras elimina toxinas, ocasionando a diminuição do inchaço abdominal, o que dá sensação de perda de peso e, por conter fibras, dá sensação de saciedade – ou seja, ajuda a controlar a fome durante a prática de uma dieta balanceada.

Portanto, não é um mito que o gengibre emagrece. Na verdade, há até vários estudos (confira alguns abaixo) que comprovam que tomar chá de gengibre emagrece ou de que tomar água com gengibre emagrece, desde que usados num tratamento que inclua uma dieta balanceada e a prática de exercícios.

gengibre beneficios

Quantos quilos por semana emagrece?

A quantidade de quilos por semana que emagrece consumindo gengibre é variável, uma vez que o emagrecimento proporcionado pela ação termogênica só faz efeito quando associado à outras estratégias de controle de peso.

Uma pesquisa publicada pelo Jornal of the International Society of Sports Nutrition¹ utilizou suplementos alimentares composto de gengibre e laranja em 45 obesos que possuíam dificuldades para perder peso. Por oito semanas o uso do pó concentrado junto a prática de atividades físicas regulares e uma dieta hipocalórica resultou numa perda de 2% da massa gorda. 

Alguns estudos científicos se contradizem a respeito do potencial de emagrecimento do gengibre. Acontece que ao ingeri-lo (principalmente ao mascar gengibre) pode estimular a fome, desestimulando a pessoa a seguir a dieta. Foi o que demonstrou um estudo comentado pelo naturopata João Beles no livro “As plantas medicinais que emagrecem”².

Outro estudo feito com 10 homens pela Universidade de Columbia³ constatou que aqueles que comeram o gengibre conseguiram reduzir as porções dos alimentos sem sentir fome.

Na prática, para conseguir emagrecer é preciso consumir ou gastar em média 500 kcal a menos do que a sua taxa metabólica basal – a quantidade geral de calorias que você gasta por dia para desempenhar todas as “atividades básicas” do cotidiano como dormir ou manter-se vivo.

Além disso, há uma pesquisa da American Chemical Society que indica que o consumo regular de água auxilia no emagrecimento. No estudo, constatou-se que homens e mulheres obesos que ingeriram dois copos de água antes da refeição perderam uma quantidade de peso 30% maior do que quem não o fez.

Portanto, ao incluir um copo de chá de gengibre ou água de gengibre com limão antes das refeições te dará uma chance 30% maior de perder alguns quilinhos.

Para montar um plano de perda de peso que inclua o chá de gengibre para emagrecer recomenda-se calcular, antecipadamente, quantas calorias por dia  perder para emagrecer. 

Chá de gengibre para emagrecer rápido

gengibre emagrece

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado.

Modo de preparo

  1. Faça a infusão de pedaços frescos de gengibre adicionando-os em 1 litro de água fervente;
  2. Mantenha por infusão até 10 minutos;
  3. Espere amornar e tome.

Depois de pronto, pode se optar consumir o chá de gengibre quente ou frio.

Tome o chá ao longo do dia – cerca de 4 xícaras são suficientes para dar aquela acelerada no metabolismo!

O chá de gengibre não é o único que pode ser utilizado para fins de emagrecimento. Veja também os 5 chás emagrecedores que funcionam mesmo. 

[su_butto

Água com gengibre para emagrecer 2 kg por semana

água com gengibre para emagrecer

Beber água com gengibre diariamente ajuda na perda de peso. Essa receita é uma versão adaptada do chá de gengibre mais recomendada para o verão e dias quentes, quando vai melhor um suco gelado do que um chá. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 4 a 5 rodelas de gengibre ralado;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

  1. Coloque os pedaços de gengibre ralado dentro de uma jarra com água e deixe agir por 2 a 4 horas;
  2. Se desejar, acrescente algumas folhas de hortelã;
  3. Beba gelado.

Água de limão com gengibre para emagrecer e perder barriga

água de gengibre com limão para perder barriga

A água de limão com gengibre é ideal para emagrecer e perder barriga ao mesmo tempo, afinal, essa bebida possui o dobro de potencial termogênico. Assim, possivelmente seus resultados serão ainda mais rápidos.

Ingredientes

  • 5 rodelas de limão;
  • 3 a 4 pedaços de gengibre;
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo

  1. Inclua as rodelas de limão e pedaços de gengibre numa jarra com água;
  2. Deixe a mistura na geladeira por 2 a 3 horas;
  3. Beba gelado.

Como consumir o gengibre para perder peso

A raiz de gengibre é de grande versatilidade, então utilizá-la de forma correta vai depender do seu gosto!

O gengibre pode ser consumido cru, você encontra gengibre em conserva, em pó, em forma de chá ou ainda como óleo, também podendo ser utilizado em alimentos e bebidas como um aromatizador.

Veja só algumas dicas básicas na preparação de algumas destas formas:

  • Em alimentos: em pratos doces e salgados, o gengibre pode ser encontrado em conserva, cristalizado, desidratado ou fresco. A quantidade varia de acordo com o prato. Ele pode estar presente em massas, ser usado como um tempero para carnes e peixes, em sopas, purês, entre outros. Muitas pessoas mantém na cozinha o gengibre em pó devido à sua alta conservação e preservação de nutrientes, o utilizando para salpicar e temperar os alimentos. Apesar de ser levemente picante e adocicado, ele caí bem em pratos salgados também.
  • Óleo essencial: utilizado para massagens. É muito aromático e contribui para o bem estar;
  • Sucos: pode ser um complemento para vários sabores, como o caso do suco de hortelã e abacaxi. Outra opção é a água de gengibre, é similar ao suco, porém ao invés de você bater no liquidificador, colocam-se pedações inteiros das suas frutas favoritas com água gelada, tomando-a. São águas saborizadas, muitas vezes usadas como desintoxicante (confira também as receitas de sucos detox)
  • Pedaços: mascar gengibre ou chupar a bala de gengibre sem açúcar também tem suas funções.

Consumo Máximo Recomendado

A indicação é que você consuma entre 2 a 4 gramas de gengibre diariamente – não extrapole, embora esta não seja uma quantidade extremamente exata: são somente orientações de estudos. Novamente, é importante consultar especialistas para maiores orientações de consumo.

Receitas com Gengibre

Caso você nunca tenha usado o gengibre na cozinha, separamos algumas receitas que podem lhe ajudar a introduzir o alimento em suas refeições. São diversas opções de receitas e você pode adaptar a sua própria versão para cada uma das sugestões abaixo. Mude os ingredientes e tente criar novas combinações de acordo com seu paladar.

Sopa Light de Gengibre com Mandioquinha e Cenoura

Ingredientes:

  • 1 cebola média picada;
  • 4 dentes de alho;
  • 2 cenouras em pedaços;
  • 300 g de mandioquinha;
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado;
  • 1  talo salsão picado;
  •  1 litro de água;
  • cebolinha para salpicar;
  • sal a gosto;
  • pimenta a gosto.

Modo de preparo:

  1. Cozinhe a mandioquinha descascada e picada com o gengibre, salsão e cenoura na água por aproximadamente 30 minutos ou até tudo estar macio e cozido.
  2. Espere os ingredientes ficarem mornos e leve tudo para bater no liquidificador, juntamente com a água utilizada no cozimento.
  3. Quando estiver bem homogêneo, reserve. D
  4. oure cebola e alho em uma frigideira, adicione a sopa do liquidificador. Tempere a gosto e deixe ganhar consistência.
  5. Sirva com cebolinha picada.
  6. Se quiser deixar a sopa mais “proteica”, pode adicionar carne moída, frango desfiado, ovo cozido ou o que mais gostar.

Suco de Gengibre com Manga, Laranja e Goji Berry

Esse suco de gengibre com limão, manga e laranja vai te ajudar a manter em forma.

Ingredientes:

  • Gomos de 2 tangerinas;
  • 1 fatia de manga sem casca;
  • 1 colher (chá) de gojiberry;
  • 1 rodela de gengibre fresco ralado;
  • 120 ml de água de coco.

Modo de Preparo:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba logo em seguida.
  2. Não adicione açúcar e nem adoçantes.

A manga, laranja e goji berry são fontes de alimentos ricas em betacaroteno, que irá ajudar a manter o bronzeado e uma pele saudável, além de serem excelentes antioxidantes, combatendo os radicais livres e o envelhecimento precoce.

Contraindicações

O consumo de gengibre é seguro para a maioria das pessoas, especialmente quando repararmos nas grandes vantagens que o alimento traz na bagagem. Caso não tenha nenhum problema de saúde específico que impeça sua utilização, ele pode ser consumido sem trazer nenhum risco para a saúde.

O alimento é desvantajoso para pessoas que possuem hipertireoidismo, já que o metabolismo já está muito acelerado – isso pode trazer uma perda muito grande de massa muscular. Isso porque ao não encontrar gordura para queimar, o corpo começa a utilizar o músculo como uma fonte de energia.

Além disso, é também desvantajoso associar este alimento no dia a dia de pessoas com:

  • Cardiopatias;
  • Enxaqueca;
  • Lactantes;
  • Gestantes;
  • Crianças menores de 12 anos;
  • Úlcera;
  • Cálculo na vesícula biliar;
  • Alergias.

 

Estudo liga o consumo de gengibre com o aumento de vulnerabilidade de hemorragias – portanto, pessoas com distúrbios hemorrágicos devem ficar longe deste alimento!

As pessoas que fazem uso de remédios anticoagulantes também não podem consumir o gengibre em excesso por esse motivo. Ele retarda a coagulação sanguínea e aumenta o risco de surgir hematomas e sangramentos, o que pode colocar o paciente em risco.

O gengibre mesmo que seja vantajoso para os diabéticos, por diminuir os níveis de glicose no sangue, deve-se tomar cuidado com o consumo de gengibre sem orientação médica, afinal isso pode causar hipoglicemia naqueles que fazem uso de insulina!(4)

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais de tomar chá de gengibre regularmente são:

  • Ardor no estômago;
  • Azia;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Desconforto estomacal;
  • Sudorese.

 

Ao sentir qualquer um desses sintomas, suspenda o uso e consulte um médico caso o problema não se normalize.

Benefícios do Gengibre

A utilização do gengibre na área da medicina não é de hoje. Desde a antiguidade, esta raiz tuberosa era usada para distintos tratamentos e sempre foi um vegetal muito apreciado por suas propriedades curativas. Originária da Ásia, a raiz de gengibre pode apresentar inúmeros benefícios terapêuticos. Abaixo segue alguns exemplos:

  • Reduz a inflamação;
  • Promove sensibilidade à glicose;
  • Aumenta os níveis de serotonina;
  • Trata naturalmente as doenças inflamatórias;
  • Ajuda a tratar más digestões, gases, gastrite, diarreia, entre outros;
  • Funciona como um protetor estomacal;
  • Auxilia no tratamento de infecções e inflamações de garganta;
  • Ajuda a prevenir enjoos durante viagens;
  • Aumenta a libido;
  • Melhora o sistema imunológico
  • Aumenta o gasto calórico, facilitando a perda de gordura localizada;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Favorece a circulação.

 

Já explicamos aqui como funciona cada benefício do gengibre. 

Muito além do emagrecimento, o gengibre pode ser vantajoso em muitos casos. Consulte seu médico e nutricionista para que eles indiquem as melhores formas de consumo do alimento, bem como quantidades.


Referências usadas neste conteúdo

¹JOURNAL OF THE INTERNATIONAL SOCIETY OF SPORTS NUTRITION. A systematic review of the anti-obesity and weight lowering effect of ginger (Zingiber officinale Roscoe) and its mechanisms of action. 2017. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29193411>

² BELES, João. As plantas medicinais que emagrecem. 2014. Editora Lua de Papel, 1ª edição. Disponível em <https://bit.ly/2QoSz4U>

³ UNIVERSIDADE DE COLUMBIA. Jengibre, el secreto para eliminar la grasa que te sobra.2017. Disponível em <http://ecodiario.eleconomista.es/viralplus/noticias/8479738/07/17/Jengibre-el-secreto-para-eliminar-la-grasa-que-te-sobra.html>

4 CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Gengibre, propriedades bioativas e seu possível efeito no diabetes tipo II. Disponível em <http://periodicos.unifev.edu.br/index.php/unic/article/view/1080/995>


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário