O ovo é considerado um dos alimentos mais importantes para os seres humanos. A formação dele se dá no ovário esquerdo da galinha, demorando, mais ou menos, 24 horas para ser produzido totalmente.
Designado como um recipiente biológico perfeito, o ovo tem em sua composição materiais orgânicos e inorgânicos, formados pela clara, gema, membranas e casca.
A gema é a parte mais nutritiva do ovo, mas você sabe quais são os benefícios dela? Entenda os valores nutricionais presentes na gema de ovo, como fazer o consumo correto e quais contraindicações existentes, só aqui no Quero Viver Bem!
Tabela nutricional da gema de ovo
A gema representa cerca de 32% da composição proporcional de um ovo, sendo que seu maior destaque se dá na concentração de nutrientes essenciais.
[LEIA TAMBÉM: 15 BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS DO OVO DE CODORNA!]
Como comentado anteriormente, a gema de um ovo tem a maior fração de nutrientes essenciais, entre os quais se destacam as proteínas de alto valor biológico, as vitaminas, os ácidos graxos essenciais, os minerais e os fosfolipídios.
É possível indicar que uma gema de ovo, portanto, possui, em sua tabela nutricional, os elementos a seguir:
- Água;
- Proteínas;
- Lipídios;
- Cálcio;
- Ferro;
- Magnésio;
- Fósforo;
- Potássio;
- Sódio;
- Colesterol;
- Tiamina;
- Riboflavina;
- Niacina;
- Piridoxina;
- Folacina;
- Vitamina B12;
- Vitamina A;
- Vitamina E;
- Vitamina D;
- Colina;
- Biotina.
Se formos analisar em termos de porcentagem, os principais constituintes da gema de ovo são os lipídios e as proteínas. A gema se caracteriza por ser mais concentrada do que a clara.
[LEIA TAMBÉM: QUANTAS CALORIAS TEM UM OVO?]
Benefícios da gema de ovo
Para os brasileiros, o ovo faz parte da dieta, por ter um elevado valor nutritivo, principalmente pela quantidade de proteínas e vitaminas de boa qualidade.
A gema em si apresenta incríveis benefícios para a saúde, devendo não ser menosprezada, muito embora seja comum conhecermos pessoas que jogam fora a gema por causa da quantidade de gordura, principalmente colesterol. Mas, vamos com calma – a gema é importante, assim como a clara.
Confira quais são os benefícios dessa parte do ovo:
- Atua no desenvolvimento de ossos e dentes;
- Auxilia na prevenção de defeitos congênitos;
- Contribui para um bom desenvolvimento do cérebro;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Melhora o sistema cardiovascular e cerebral;
- É rica em nutrientes e promove saciedade, diminuindo a fome ao longo do dia.
O ovo como um todo pode fazer maravilhas para o organismo. A proteína existente favorece o ganho de massa muscular e o emagrecimento.
Vale frisar que o único cuidado que você precisa ter em relação à gema é com o colesterol se você tiver níveis sanguíneos alterados deste elemento, podendo ser necessário moderar o consumo da gema.
[CONFIRA TAMBÉM: DIETA DO OVO EM 3 DIAS!]
Ingestão diária da gema de ovo
Como parte do ovo, a ingestão desse alimento tão nutritivo depende de vários fatores, entre eles: condição física, idade, sexo, estilo de vida e resultados de exames laboratoriais.
Uma pessoa sedentária pode precisar de uma ingestão diferenciada de ovos se comparada a um atleta, por exemplo.
Uma quantia individual pode ser feita todos os dias, mesmo que não seja uma regra. Caso o interesse seja aumentar a quantidade desse alimento no dia a dia, a dica é consultar um nutricionista.
Quais são as contraindicações da gema de ovo?
De forma ampla, a gema de ovo é indicada para todas as pessoas que estejam com boa saúde. No entanto, os médicos procuram orientar ou mesmo restringir o consumo desse alimento para dois tipos de pessoas:
- Aquelas que sofrem com doença renal e que adotam uma dieta com restrição de proteínas;
- Aquelas que possuem colesterol alto.
Por curiosidade, há pessoas que apresentam alergia ao ovo – é um dos alimentos que mais causa alergias alimentares, bastante frequente de diagnóstico ainda na infância. Nessas situações, o consumo também deve ser evitado para que complicações mais graves não aconteçam.
Portanto, não precisa ter medo da gema e jogá-la fora! Ela é cheia de nutrientes que fazem bem. Prefira consumir os ovos cozidos ou mexidos, evitando as frituras. Para saber a quantidade ideal de consumo da gema, consulte um nutricionista.
Referências utilizadas neste conteúdo:
http://www.agais.com/telomc/b00707_caracteristicas_ovos.pdf
http://www.ovosbrasil.com.br/site/wp-content/uploads/2016/09/2008-Mazzuco_Ovo-alimento-funcional-perfeito-%C3%A0-sa%C3%BAde_EMBRAPA-CNPSA.pdf
https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1842310
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.