Gema de ovo – Benefícios, Tabela Nutricional, Indicações e Contraindicações

Que o ovo é uma fonte de nutrientes isso todo mundo sabe, mas você conhece os benefícios da gema de ovo? Confria, aqui no QVB informações completas!

O ovo é considerado um dos alimentos mais importantes para os seres humanos. A formação dele se dá no ovário esquerdo da galinha, demorando, mais ou menos, 24 horas para ser produzido totalmente.

Designado como um recipiente biológico perfeito, o ovo tem em sua composição materiais orgânicos e inorgânicos, formados pela clara, gema, membranas e casca.

A gema é a parte mais nutritiva do ovo, mas você sabe quais são os benefícios dela? Entenda os valores nutricionais presentes na gema de ovo, como fazer o consumo correto e quais contraindicações existentes, só aqui no Quero Viver Bem!

Gema de ovo

Tabela nutricional da gema de ovo

A gema representa cerca de 32% da composição proporcional de um ovo, sendo que seu maior destaque se dá na concentração de nutrientes essenciais.

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Como comentado anteriormente, a gema de um ovo tem a maior fração de nutrientes essenciais, entre os quais se destacam as proteínas de alto valor biológico, as vitaminas, os ácidos graxos essenciais, os minerais e os fosfolipídios.

É possível indicar que uma gema de ovo, portanto, possui, em sua tabela nutricional, os elementos a seguir:

  • Água;
  • Proteínas;
  • Lipídios;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Fósforo;
  • Potássio;
  • Sódio;
  • Colesterol;
  • Tiamina;
  • Riboflavina;
  • Niacina;
  • Piridoxina;
  • Folacina;
  • Vitamina B12;
  • Vitamina A;
  • Vitamina E;
  • Vitamina D;
  • Colina;
  • Biotina.

Se formos analisar em termos de porcentagem, os principais constituintes da gema de ovo são os lipídios e as proteínas. A gema se caracteriza por ser mais concentrada do que a clara.

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Gema de ovo

Benefícios da gema de ovo

Para os brasileiros, o ovo faz parte da dieta, por ter um elevado valor nutritivo, principalmente pela quantidade de proteínas e vitaminas de boa qualidade.

A gema em si apresenta incríveis benefícios para a saúde, devendo não ser menosprezada, muito embora seja comum conhecermos pessoas que jogam fora a gema por causa da quantidade de gordura, principalmente colesterol. Mas, vamos com calma – a gema é importante, assim como a clara.

Confira quais são os benefícios dessa parte do ovo:

  • Atua no desenvolvimento de ossos e dentes;
  • Auxilia na prevenção de defeitos congênitos;
  • Contribui para um bom desenvolvimento do cérebro;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora o sistema cardiovascular e cerebral;
  • É rica em nutrientes e promove saciedade, diminuindo a fome ao longo do dia.

O ovo como um todo pode fazer maravilhas para o organismo. A proteína existente favorece o ganho de massa muscular e o emagrecimento.

Vale frisar que o único cuidado que você precisa ter em relação à gema é com o colesterol se você tiver níveis sanguíneos alterados deste elemento, podendo ser necessário moderar o consumo da gema.

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Ingestão diária da gema de ovo

Como parte do ovo, a ingestão desse alimento tão nutritivo depende de vários fatores, entre eles: condição física, idade, sexo, estilo de vida e resultados de exames laboratoriais.

Uma pessoa sedentária pode precisar de uma ingestão diferenciada de ovos se comparada a um atleta, por exemplo.

Uma quantia individual pode ser feita todos os dias, mesmo que não seja uma regra. Caso o interesse seja aumentar a quantidade desse alimento no dia a dia, a dica é consultar um nutricionista.

Gema de ovo

Quais são as contraindicações da gema de ovo?

De forma ampla, a gema de ovo é indicada para todas as pessoas que estejam com boa saúde. No entanto, os médicos procuram orientar ou mesmo restringir o consumo desse alimento para dois tipos de pessoas:

  • Aquelas que sofrem com doença renal e que adotam uma dieta com restrição de proteínas;
  • Aquelas que possuem colesterol alto.

Por curiosidade, há pessoas que apresentam alergia ao ovo – é um dos alimentos que mais causa alergias alimentares, bastante frequente de diagnóstico ainda na infância. Nessas situações, o consumo também deve ser evitado para que complicações mais graves não aconteçam.

 

Portanto, não precisa ter medo da gema e jogá-la fora! Ela é cheia de nutrientes que fazem bem. Prefira consumir os ovos cozidos ou mexidos, evitando as frituras. Para saber a quantidade ideal de consumo da gema, consulte um nutricionista.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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