Gel de linhaça para o cabelo funciona? Como fazer e seus benefícios

Está procurando um método natural para hidratar o cabelo e definir o cacho dos fios? Aqui no Quero Viver Bem a gente te mostra como usar gel de linhaça!

O advento das comidas fit trouxe consigo a procura por sementes e grãos de todos os tipos, em função dos inúmeros benefícios que trazem para o corpo. .

Dentre estes alimentos está a linhaça. No entanto, seu uso vai além da alimentação. Muitas mulheres começaram a usar a linhaça para cuidar do cabelo.

Gel de linhaça cabelo

Por ser rica em nutrientes, ela é extremamente funcional, e tanto a linhaça marrom quanto a dourada podem ser utilizadas para cuidar dos fios. Ambas podem ser encontradas facilmente em lojas de produtos naturais, lojas a granel e até no supermercado, sendo a marrom mais barata.

Com essa sementinha é possível fazer um gel capilar, como um leave in, indicado para qualquer tipo de cabelo, mas principalmente para os cacheados. O gel funciona como um ativador de cachos natural, de maneira leve, proporcionando brilho e hidratação. Confira, abaixo, mais detalhes dos benefícios do uso da linhaça no cabelo, só aqui no Quero Viver Bem!

[VEJA TAMBÉM: ÓLEO DE LINHAÇA NO CABELO FUNCIONA?]

 

Como fazer o gel de linhaça para o cabelo?

Para fazer o gel, basta misturar um copo grande de água fervendo com duas colheres de sopa de linhaça. Mexa no fogo até que a mistura adquira um aspecto viscoso, como gel.

Use uma peneira para retirar as sementes enquanto a mistura ainda está quente. Essa receita rende uma aplicação.

Se seu cabelo for muito longo, aumente a quantidade de água na mesma proporção. (Observação: pode ser utilizada tanto a linhaça dourada quanto a marrom).

É recomendado aplicar no cabelo molhado, e o efeito deve durar até 3 dias após esta aplicação, podendo também substituir o creme de pentear.

Gel de linhaça cabelo

 

O procedimento também pode ser adaptado para revitalizar as madeixas, principalmente as cacheadas – neste caso, utilize um borrifador.

Misture o gel da receita acima com 1 colher de sopa de óleo de aloe vera, 1 tampa de d-pantenol e 50ml de água filtrada. Coloque no borrifador e aplique todos os dias pela manhã ou sempre que necessário. Se o cabelo começar a ficar com o aspecto muito duro, diminua a frequência da aplicação.

O gel puro pode ser guardado na geladeira por até uma semana. Mas, é mais recomendado utilizar tudo de uma vez, para evitar uma possível contaminação.

Benefícios do gel de linhaça

Gel de linhaça cabelo

[VEJA TAMBÉM: VINAGRE DE MAÇÃ NO CABELO É BOM?]

Maciez

O gel de linhaça atua retendo a umidade dos fios, controlando o frizz e as pontas duplas. Assim, o cabelo fica condicionado, suave e com movimento.

Nutrição

Um dos componentes da linhaça é o ácido graxo ômega 3.  Esse é um óleo essencial para a nutrição dos fios, fortalecendo-os, e dando elasticidade.

Assim, seu cabelo terá um aspecto saudável utilizando o gel de linhaça, pelo menos, uma vez na semana, fazendo uma hidratação.

Estímulo ao crescimento

A linhaça contém vitamina E, que atua sobre o fortalecimento e crescimento do cabelo.

Redução da oleosidade

O gel de linhaça controla o pH do couro cabeludo, reduzindo a produção de sebo, dando um aspecto menos oleoso ao cabelo.

Definição de cachos

Se você possui cabelo cacheado, o gel de linhaça é ainda mais indicado para fazer os cuidados com os fios. Ele define os cachos, dando volume e estrutura, e diminui o frizz.

Prevenção de caspas

A linhaça, por possuir propriedades anti-inflamatórias e de hidratação, como as vitaminas A e E, previne as caspas no couro cabeludo, que são provenientes de fungos e do ressecamento da região.

Para potencializar os resultados, procure também evitar banhos com a água muito quente.

Redução da queda de cabelo

O aumento da elasticidade promovido pelo óleo de linhaça por conta dos seus ácidos graxos do tipo ômega 3, devolve a força e vitalidade ao cabelo.

Assim, diminui a queda dos fios e, consequentemente, dá mais volume e vitalidade ao cabelo.

Volume

Apesar de ser mais indicado para pessoas de cabelo cacheado, quem tem cabelo liso ou com pouco volume pode se beneficiar com o uso deste gel. Ele reduz o frizz, hidrata profundamente e, por ser um gel, dá um volume natural às madeixas – você não ficará com a sensação de cabelo pesado.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário