Gastrite – Tipos, Causas, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

Gastrite é uma doença caracterizada pela inflamação da mucosa que reveste as paredes do estômago, provocando sintomas como pirose (queimação), dor e desconforto estomacal.

Trata-se de uma enfermidade que pode ser causada por diferentes fatores, como infecções por bactéria, uso de medicamentos ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

gastrite

Tipos de gastrite

1. Gastrite aguda

A gastrite aguda é o tipo com maior incidência e distingue-se por aparecer subitamente e durar pouco tempo (semanas ou meses, dependendo da gravidade do caso).

2. Gastrite crônica

A gastrite crônica tem como principal característica durar um longo período, geralmente anos, demandando um tratamento médico mais complexo e maior cuidado com a alimentação.

Dentro deste tipo há, também, a gastrite crônica atrófica, que reduz consideravelmente a absorção de vitamina B12 pelo organismo, podendo levar à anemia perniciosa.

Principais causas da gastrite

 

Uso de medicamentos

O uso prolongado de medicamentos como anti-inflamatórios e ácido acetilsalicílico pode comprometer a mucosa do estômago e provocar gastrite. Por isso, é importante só fazer uso desses remédios pelo período indicado pelo médico e não se automedicar.

Consumo de álcool

O álcool é uma bebida nociva ao estômago, contribuindo para a inflamação da mucosa. Devido a isso, recomenda-se evitá-lo ou fazer consumo moderado esporadicamente.

Tabagismo

Assim como o álcool, o tabaco também danifica a mucosa do estômago e estimula o surgimento da gastrite. A melhor medida a ser tomada é abandonar o tabagismo, o que também ajudará a evitar outras doenças, como as respiratórias.

Doenças autoimunes

Na doença autoimune, o organismo passa a produzir anticorpos que destroem as células saudáveis, entre elas a do estômago, causando a gastrite. Quando isso ocorre, a doença também é chamada de gastrite autoimune.

Infecção bacteriana ou por vírus

A bactéria Helicobacter pylori pode causar a gastrite, inclusive outras doenças como úlcera e câncer de estômago. Embora esse agente seja o mais comum, há outro que também pode provocar a enfermidade, o vírus.

Estresse e nervosismo causam gastrite?

É comum escutar a expressão “gastrite nervosa”, dando a entender que estresse e nervosismo causariam a gastrite. Mas, essa é uma ideia errada. Tais reações provocam sintomas semelhantes aos da gastrite, sem alterar ou inflamar a mucosa estomacal.

Sintomas da gastrite

  • Dor no estômago e desconforto abdominal, sobretudo após as refeições ou em períodos de jejum;cardápio para dor no estômago
  • Náusea e vômito;
  • Indigestão;
  • Queimação estomacal;
  • Gases;
  • Mal-estar;
  • Perda de apetite.

Como proceder ao identificar os sintomas da gastrite?

A atitude correta é procurar um médico especialista, como o gastroenterologista, que realizará uma análise física e dos sintomas do paciente, indicando a realização de exames clínicos para diagnóstico da doença, se necessário.

Enquanto a consulta não chega, é interessante adotar algumas medidas especiais que ajudarão a reduzir os sintomas, como comer alimentos naturais e leves em quantidades pequenas e num intervalo menor de horas.

Também, evite jejuns, fumo e álcool. Se tiver intolerância a algum alimento, respeite seu organismo e não coma esse item específico. Além disso, não consuma líquidos durante as refeições, somente meia hora antes ou depois.

[VEJA TAMBÉM: 7 ALIMENTOS PARA QUEM SOFRE COM GASTRITE]

Exames de diagnóstico de gastrite

De modo geral, a gastrite é diagnosticada pelo médico, que realizará análise física do paciente, bem como de seus sintomas. Se houver suspeita de complicação, o profissional pode recomendar a realização de uma endoscopia digestiva alta, exame que permite avaliar a mucosa estomacal minuciosamente.

Tratamento para gastrite

O tratamento de gastrite tem como função combater o agente causador da doença. Portanto, se for por medicamentos, tabagismo e álcool, o médico recomenda a suspensão do uso de tais substâncias e que o paciente altere sua alimentação.

Caso seja por infecção de micro-organismos ou doença autoimune, o profissional pode indicar o uso de medicamentos específicos, além de receitar a ingestão de antiácidos.

Métodos de prevenção de gastrite

A gastrite é uma doença fácil de ser prevenida, é só adotar algumas medidas básicas e simples no dia a dia, tais como:

  • Abandonar o tabagismo;
  • Evitar bebidas alcoólicas / consumi-las com moderação e esporadicamente;
  • Ajustar, com orientação de um médico, tratamentos realizados com anti-inflamatórios e ácido acetilsalicílico;
  • Consumir água tratada e alimentos corretamente higienizados, conservados e cozidos;
  • Adotar hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos antes de se alimentar.

Gostou do conteúdo? Então, confira, também, Dieta para Gastrite e Úlcera – Alimentos para evitar dor no estômago!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário