Ganhar Massa Muscular Engorda? Entenda Sua Balança!

Antes de qualquer coisa é preciso entender que a massa muscular pesa o mesmo que a gordura, ou seja, um quilo de sua massa muscular é o mesmo que um quilo de gordura que você tenha no corpo.

A grande diferença é que o músculo é mais compacto, ocupando menos espaço no corpo do que a gordura. É por isso que, quando você começa a fazer um treinamento mais intenso, percebe em pouco tempo que as roupas ficam melhores no corpo, que a calça pode ficar mais folgada na cintura. O que acontece é que você vai perder a massa de gordura e manter ou aumentar sua massa muscular.

E isso, dependendo de suas condições e da quantidade de gordura no seu corpo, pode significar ganho ou perda de peso.

Comece A Perceber As Diferenças

Se o seu foco no treinamento para ganho de massa muscular é a hipertrofia, uma coisa que você não pode fazer é se prender à balança. É natural que você ganhe peso. No entanto, se o seu objetivo é emagrecer e perder gordura, precisa trocar a fita métrica pelo adipômetro, onde irá ver que, mesmo perdendo gordura, está mantendo o mesmo peso.

O que é preciso lembrar é que o treino deve ser adequado aos seus objetivos. O aumento de massa muscular vai provocar aumento no metabolismo e isso vai fazer perder gordura corporal. Assim, é importante que os exercícios para ganhar massa muscular sejam praticados, levando à natural perda de gordura, o que não vai significar obrigatoriamente perda de peso.

É certo que pode haver alterações, uma vez que a massa muscular vai precisar de mais calorias para se manter, fazendo com que você metabolize as gorduras em excesso e as transforme em músculos.

Substituindo Massa Gordura Por Massa Muscular

Quando você está treinando todos os dias e não sente diferença na balança, o que pode ocorrer é que você está gastando menos calorias do que consome, ou então que está substituindo sua massa gorda pela massa magra, que é composta também pela massa muscular. E isso quer dizer que está atingindo seus objetivos.

Agradeça Por Não Perder Peso e Aumentar A Massa Muscular

Mesmo que você veja que seu peso não está tendo diferença, embora as pessoas estejam elogiando sua nova silhueta, mesmo que você perceba que suas roupas estão mais largas, não se preocupe com a balança. Se é isso o que está ocorrendo, você deve ficar feliz: a resposta do seu corpo aos exercícios não poderia ser melhor.

O seu corpo não está perdendo peso porque você está aumentando sua massa muscular. Lembre-se que os ponteiros da balança podem continuar subindo, ainda que você tenha mudado seu jeito de se alimentar, mantendo mais equilibrada sua dieta, obtendo mais proteínas, carboidratos e vitaminas.

O peso que você está vendo na balança é o resultado da saúde que você está tendo.

Perdendo Medidas e Ganhando Peso: Pode Isso?

Assim, se você está perdendo as medidas e, ao mesmo tempo, ganhando peso, a resposta é bastante simples: você está aumentando sua massa muscular.

Como dissemos, a massa muscular pesa o mesmo que a massa gordurosa, mas é mais compacta, o que significa que ocupa menos espaço no seu corpo do que a gordura, e isso justifica a redução de medidas e a manutenção ou aumento do seu peso.

Continue com seu ritmo de exercícios e esqueça definitivamente a balança. Se você pegar uma fita métrica, vai constatar que suas medidas continuam sendo reduzidas e, com um adipômetro, irá também verificar que a quantidade de gordura no seu corpo está diminuindo a cada semana de treino físico.

O que deve ser feito quando você constata essa situação é treinar todos os dias e ingerir a quantidade certa de calorias para continuar melhorando e mantendo sua saúde. É inevitável que você tenha ganho de peso, quando se dedica às atividades físicas.

Mantenha o equilíbrio na alimentação, evite comidas gordurosas, frituras, açúcar, comidas industrializadas e embutidos, ou seja, tudo aquilo que provoca o aumento da massa gordurosa, e coma aquilo que faz bem para sua saúde, que lhe forneça meios de aumentar sua massa muscular, mesmo que isso esteja fazendo você aumentar de peso.

A balança, aqui, não significa nada. O mais importante é que, com as atividades físicas, você está conseguindo aquilo que não tinha quando seu peso era composto por gordura: saúde e vitalidade, vontade e energia.

Portanto, se sentir que está aumentando de peso, esqueça a balança. Olhe no espelho!


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