Futebol emagrece? Quais os benefícios? Praticas que potencializam os resultados!

Que o futebol é uma paixão brasileira isso muita gente sabe, mas você conhece os benefícios dessa prática? Confira os principais, aqui no Quero Viver Bem!

Os esportes estão sendo cada vez mais procurados por pessoas que querem emagrecer, e não apenas para lazer.

Quando se trata de atividade física, a primeira coisa que vem à cabeça é a academia, porém muitas pessoas estão conseguindo conciliar o lazer e o prazer do futebol com a queima de gordura e a manutenção do cardio. Mas, a pergunta é: será que futebol emagrece?

A resposta é sim! O futebol é uma atividade aeróbica pesada, e sua prática leva ao emagrecimento e a resultados surpreendentes.

Entretanto, para que o futebol seja considerado uma atividade que realmente possa ser executada com o objetivo na queima calórica, é necessário praticar frequente.

Futebol

Quais os benefícios do futebol?

Ao contrário de muitos que acreditam que o futebol é apenas uma atividade de lazer e que sua prática não é tão eficiente para a perda de gordura, estão errados, pois ele exige muito do corpo, além de que conta com muitos outros benefícios, tais como:

  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Trabalha coordenação motora;
  • Equilibra o organismo;
  • Melhora a flexibilidade;
  • Aumenta a massa muscular.

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Como praticar futebol?

Futebol

Antes de começar a jogar, faça um pequeno aquecimento de membros inferiores com pequenos trotes em séries de 1 min – execute pelo menos umas 3 séries.

Depois, faça movimentos rotacionais para frente e para trás com os braços, para aquecer articulações de ombros, maguito e deltoides.

Após o aquecimento, faça um bom alongamento, esse é essencial para que não haja lesões, distensões e câimbra durante a partida.

Ao fim da partida, não pare bruscamente, dê uma pequena caminhada pelo campo de uns 3 a 5min para que ele desacelere lentamente e as fibras musculares comecem a voltar ao estado normal – isso ajudará a evitar dores musculares futuras.

Praticas que potencializam os resultados

Futebol

Relacionado aos resultados que o futebol traz em relação à queima calórica, é necessário que o praticante jogue pelo menos três vezes na semana para que se obtenha bons resultados. A frequência faz com que o corpo ative para queimar gordura, mas se quiser mais resultados, o ideal é intercalar o futebol com um treino de musculação.

Essa rotina irá fazer seu corpo queimar mais e o desenvolvimento muscular aumentar significativamente, além de que o futebol é uma prática que desenvolve membros inferiores e região do core abdominal.

Com um treino de musculação de membros superiores, conciliado aos jogos, você terá uma simetria mais harmoniosa em seu corpo, desenvolvendo a musculatura como um todo.

Nunca se esqueça, antes, durante e depois do jogo, é preciso se manter hidratado. Beba bastante água, suas articulações e sua musculatura irão agradecer, pois a hidratação é responsável por lubrificar as articulações, evitando cãibras e dores.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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