15 Benefícios das Frutas Vermelhas – Tabela Nutricional e Propriedades

Muito saborosas e delicadas, as frutas vermelhas fazem parte de uma alimentação equilibrada e nutritiva de muitas pessoas. O que pouca gente sabe é que o grupo das frutas vermelhas já vem sendo usado desde a Antiguidade, por conta de seus fins medicinais – benefícios que somente há pouco tempo foram divulgados.

O que se tem certeza é que as frutas vermelhas impulsionam a saúde, sendo que a sua variedade atende a todos os gostos. Conheça mais sobre esse assunto, como essas frutas afetam positivamente o organismo, suas informações nutricionais e como consumi-las de modo correto!

frutas vermelhas beneficios

15 Benefícios das frutas vermelhas

As frutas vermelhas são consideradas alimentos poderosíssimos. Mas, qual é a razão dessa denominação para tais frutinhas tão delicadas e saborosas?

É fácil: elas são ricas em antocianinas – que são compostos fenólicos com incrível ação antioxidante no organismo. Essa atuação proporciona diversos benefícios para o corpo, como é o caso do reforço do sistema imunológico, da prevenção de doenças e do combate ao envelhecimento celular.

Exercem, também, importante papel no cérebro: um estudo americano avaliou cerca de 121 mil mulheres entre 30 e 55,  e concluiu-se que as participantes que consumiam uma a duas porções de morangos e mirtilos por semana tinham taxa mais lenta de decréscimo da memória, e que as que comiam mais do que isso apresentavam menor declínio.

Curioso(a) para saber o que mais as frutas vermelhas e os seus nutrientes, minerais e as suas vitaminas podem oferecer para seu organismo? Chega mais:

  • Aumentar a sensação de saciedade, auxiliando o emagrecimento;
  • Auxiliar na redução de doenças cardiovasculares;
  • Auxiliar os músculos digestivos a trabalharem de forma potencializada;
  • Combater a prisão de ventre;
  • Diminuir o desenvolvimento de tumores;
  • Fortalecer os ossos;
  • Manter a elasticidade da pele;
  • Maximizar a absorção de vitaminas hidrossolúveis pelo organismo;
  • Melhorar a memória de longo prazo;
  • Melhorar a visão;
  • Melhorar as funções cerebrais;
  • Possibilitar a formação de novos capilares sanguíneos, por conta do estímulo à formação do tecido saudável;
  • Proporcionar o relaxamento das artérias;
  • Proteger o organismo contra doenças degenerativas, como esclerose múltipla e Mal de Alzheimer;
  • Regular a pressão sanguínea.

As frutas se responsabilizam pelo bom funcionamento do organismo e, por isso, não devem ficar de fora de sua dieta!

Existe somente uma pequena desvantagem em relação a esses alimentos: encontrá-las no Brasil é uma tarefa complicada. As frutas vermelhas mais tradicionais, como o morango, a amora, a cereja e a framboesa são opções frescas que você encontra nas feiras, principalmente durante os meses de novembro e fevereiro.

Tabela nutricional das principais frutas vermelhas

frutas vermelhas propriedadesAs mais conhecidas são: morango, amora, framboesa e mirtilo, porém existem outras frutinhas que podem fazer parte de sua alimentação e, com sorte, podem ser encontradas in natura. Veja só na lista abaixo algumas delas:

  • Açaí;
  • Acerola;
  • Ameixa;
  • Cranberry;
  • Cereja;
  • Goji berry;
  • Groselha;
  • Jabuticaba;
  • Romã.

Confira, também, as informações nutricionais, isto é, todos os nutrientes que você pode encontrar nessas frutas:

  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Fósforo;
  • Magnésio;
  • Niacina;
  • Potássio;
  • Selênio;
  • Sódio;
  • Vitamina A;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B2;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E.

As frutas vermelhas ainda contêm quantidades interessantes de fibras alimentares, o que favorece, como dito anteriormente, o sistema digestivo, bem como deixam a pessoa com menos fome, favorecendo a perda de peso sem perdas dos elementos nutricionais.

É importante frisar que as frutas vermelhas possuem quantidades moderadas de carboidratos, dependendo do quão doce a fruta for (quanto mais doce, mais carboidrato), além de ter um baixo teor de gorduras e proteínas.

Como consumir as frutas vermelhas?

frutas vermelhas como consumirAs frutas vermelhas são versáteis e tornam-se ingredientes para diversas receitas, sejam elas doces ou salgadas. Você pode, ainda, aproveitar as opções e criar sucos e shakes saborosos e nutritivos.

Mas, o jeito ideal de consumir as frutas vermelhas é a forma in natura. Isso porque, dependendo do uso em receitas, pode ocorrer concentração de elementos nutricionais, como de fenóis, e a destruição de outros elementos, como a Vitamina C.

Sendo assim, se você puder, sempre opte pelas frutas vermelhas na versão natural, lembrando-se sempre de higieniza-las bem antes do consumo (lave-as em água corrente e deixe-as mergulhadas em uma solução de hipoclorito de sódio – 1 colher de sopa para cada litro de água – durante cerca de 15 minutos. Após isso, enxague-as em água corrente e delicie-se). A polpa congelada dessas frutas torna-se, também, uma técnica que pode preservar os compostos antioxidantes.

Se não foram lavadas ou cortadas, as frutas podem permanecer na geladeira por até 48 horas.

O recomendado, em termos de consumo de frutas vermelhas, é apostar em uma porção dessas frutas entre 3 a 4 vezes por semana, variando sempre as opções para não enjoar e também para garantir o máximo de nutrientes.

Se você possui intolerância ou alergia a alguma delas, é melhor não consumir.

 

Caso tenha dúvida sobre qual fruta vermelha ingerir ou qual quantidade ideal de consumo, consulte um nutricionista!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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Um Comentário

  1. Marcos

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