Frutas secas – As 6 melhores e seus benefícios!

Tão saborosas e nutritivas quanto a fruta in natura, as frutas secas conservam quase todos os seus nutrientes e as suas fibras, sendo uma ótima opção para aquele lanchinho rápido a qualquer hora.

A grande vantagem das frutas secas está em sua validade, que é longa, portanto você a tem o ano todo, não precisando de refrigeração, já que são fáceis de armazenar e praticas na hora de consumir.

O processo de desidratação delas retira toda a água da fruta, o que acaba potencializando o sabor e aumentando a doçura. Por esse motivo, elas têm aquele aspecto um pouco açucarado.

A seguir no Quero Viver Bem, confira uma relação completa das frutas secas (ou desidratadas) mais saborosas e indicadas para o consumo e seus benefícios para a saúde.

Frutas secas

Tâmaras

A tâmara in natura dificilmente é encontrada no Brasil, mas tem um alto potencial energético e muitas vitaminas e minerais que são essenciais à saúde.

Ela é indicada para quem tem anemia ou problemas hepáticos, pois conta com grande quantidade de ferro, cálcio, magnésio, cobre, potássio e vitaminas A, B e C, que também favorecem quem possui problemas intestinais.

A melhor forma de se consumir as tâmaras são elas sozinhas ou com morangos, porque seu sabor é bem marcante e se sobressai em qualquer receita. Ainda assim, existem várias receitas de bolo, pudins, brownies, terrines, brigadeiros e doces finos que podem ser feitos com elas.

Damasco

Dentre as frutas secas, o damasco só perde para a uva-passa em matéria de popularidade. Ele é um velho conhecido de todos nós, famoso por seu potencial laxante, devido à sua quantidade de fibras.

Porém, além dessa propriedade, ele tem outros muitos benefícios, entre eles, destacam-se a saúde dos olhos, devido à sua ótima quantidade de vitamina A, o controle da pressão arterial e a prevenção de alguns tipos de câncer, por conter betacaroteno, potássio e vitamina B7.

Seu consumo é variado, desde tortas, bolos, sorvetes, cremes, saladas, até acompanhamento para carnes, passando (é claro) por ele próprio, sozinho ou com creme de leite.

Ameixa

Também muito conhecida por suas propriedades laxantes, ela é ótima para o tratamento de hemorroidas, isso porque é uma fruta muito rica em fibras e sorbitol, que atrai a umidade para o trato digestivo.

Nela, também são encontradas várias outras vitaminas, como as do complexo B e vitaminas K e A, além de fósforo, que previnem doenças degenerativas, reumatismo e arteriosclerose, e ajudam na saúde dos ossos.

Importante ressaltar que nos referimos aqui à ameixa-seca (passa ou desidratada), e não à ameixa em calda – essa, por seu modo de preparo, acaba perdendo algumas de suas propriedades.

A ameixa pode ser consumida de diversas formas, como tortas, sorvetes, docinhos (quem não ama olho de sogra?!), manjares, carnes suínas e aves, também compondo saladas e vitaminas.

Banana

A banana apresenta uma serie de vantagens para a saúde, por ser muito rica em vitaminas A, C e todas as do complexo B. A soma de todos esses nutrientes faz o sistema nervoso funcionar adequadamente, além de dar muita energia e disposição.

O ácido fólico encontrado na fruta, e também na versão passa, faz com que o metabolismo trabalhe de forma mais funcional, além de aumentar os glóbulos vermelhos e prevenir o câncer de útero.

Ela pode ser consumida em pedaços, em forma de chips, em acompanhamentos para cereais, em composição de açaís, shakes ou como ingredientes para bolos e tortas.

Uva

Sem dúvidas, a mais conhecida e mais controversa fruta em forma passa que existe é esta. A uva-passa é a estrela e o pesadelo de final de ano para muitas pessoas.

Mas, o que quase nunca é levado em conta é o seu valor nutricional e as suas vantagens para a saúde. Ela é rica em fibras, boro, magnésio e ferro, o que promove, além do efeito laxativo, a prevenção de doenças, como diabetes, osteoporose, doenças renais e anemia – essa última, inclusive, também é tratada, como coadjuvante, com o consumo da fruta.

O uso da uva-passa é muito extenso – famoso pelo arroz e pela maionese de final de ano -, sendo usada como complemento para cereais matinais, pura, em saladas, como ingredientes para tortas, bolos e pães e no preparo de doces e docinhos de festa.

propriedades da uva passa

Coco

O coco é rico em antioxidantes do tipo fenólicos, que, além de combaterem os radicais livres, ajudam a relaxar nervos e músculos. É também rico em fibras que contribuem para a saúde do trato intestinal e o controle de açúcar no sangue.

Essa fruta contém lipídios e outros nutrientes que contribuem para a imunidade do organismo, a redução de níveis elevados de pressão sanguínea e a prevenção de inflamações de articulações.

O coco seco já é usado a bastante tempo, porém é mais conhecido em sua forma ralada, mas tem ganhado mercado em forma de raspas e em pedaços. Ele pode ser usado de diversas formas, na composição de doces, docinhos, tortas, bolos ou completo de outros alimentos, perfeito para fazer coberturas e decorações.


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