Frutas secas – As 6 melhores e seus benefícios!

Você sabe quais as melhores e mais indicadas frutas secas? Confira, aqui no Quero Viver Bem, uma lista com as 5 mais saborosas para incluir ao seu lanche!

Tão saborosas e nutritivas quanto a fruta in natura, as frutas secas conservam quase todos os seus nutrientes e as suas fibras, sendo uma ótima opção para aquele lanchinho rápido a qualquer hora.

A grande vantagem das frutas secas está em sua validade, que é longa, portanto você a tem o ano todo, não precisando de refrigeração, já que são fáceis de armazenar e praticas na hora de consumir.

O processo de desidratação delas retira toda a água da fruta, o que acaba potencializando o sabor e aumentando a doçura. Por esse motivo, elas têm aquele aspecto um pouco açucarado.

A desvantagem é que, por serem desidratadas, elas ficam bem menores, logo, a tendência é comer uma porção maior. Além disso, elas são mais concentradas, tendo mais calorias e frutose em uma porção menor, se comparadas as frutas frescas. Portanto, é preciso consumi-las com moderação!

A seguir no Quero Viver Bem, confira uma relação completa das frutas secas (ou desidratadas) mais saborosas e indicadas para o consumo e seus benefícios para a saúde.

Frutas secas

Tâmaras

A tâmara in natura dificilmente é encontrada no Brasil, mas tem um alto potencial energético e muitas vitaminas e minerais que são essenciais à saúde.

Ela é indicada para quem tem anemia ou problemas hepáticos, pois conta com grande quantidade de ferro, cálcio, magnésio, cobre, potássio e vitaminas A, B e C, que também favorecem quem possui problemas intestinais.

Contudo, ela é bastante rica em frutose (açúcar das frutas), não sendo indicada para os diabéticos.

A melhor forma de se consumir as tâmaras são elas sozinhas ou com morangos, porque seu sabor é bem marcante e se sobressai em qualquer receita. Ainda assim, existem várias receitas de bolo, pudins, brownies, terrines, brigadeiros e doces finos que podem ser feitos com elas, já que ela substitui o açúcar nessas receitas.

Damasco

Dentre as frutas secas, o damasco só perde para a uva-passa em matéria de popularidade. Ele é um velho conhecido de todos nós, famoso por seu potencial laxante, devido à sua quantidade de fibras.

Porém, além dessa propriedade, ele tem outros muitos benefícios, entre eles, destacam-se a saúde dos olhos, devido à sua ótima quantidade de vitamina A, o controle da pressão arterial e a prevenção de alguns tipos de câncer, por conter betacaroteno, potássio e vitamina B7.

Seu consumo é variado, desde puro, com iogurte, em tortas, bolos, sorvetes, cremes, saladas, até acompanhamento para carnes.

Ameixa

Também muito conhecida por suas propriedades laxantes, ela é ótima para o tratamento de prisão de ventre.

Nela, também são encontradas várias outras vitaminas, como as do complexo B e vitaminas K e A, além de fósforo, que previnem doenças degenerativas, reumatismo e arteriosclerose, e ajudam na saúde dos ossos.

Importante ressaltar que nos referimos aqui à ameixa-seca (passa ou desidratada), e não à ameixa em calda – essa, por seu modo de preparo, acaba perdendo algumas de suas propriedades e é riquíssima em açúcar.

A ameixa pode ser consumida de diversas formas, pura, no iogurte, em tortas, sorvetes, docinhos (quem não ama olho de sogra?!), manjares, carnes suínas e aves, também compondo saladas e vitaminas.

Banana

A banana apresenta uma serie de vantagens para a saúde, por ser muito rica em vitaminas A, C e todas as do complexo B. A soma de todos esses nutrientes faz o sistema nervoso funcionar adequadamente, além de dar muita energia e disposição.

O ácido fólico encontrado na fruta, e também na versão passa, faz com que o metabolismo trabalhe de forma mais funcional, além de aumentar os glóbulos vermelhos e prevenir o câncer de útero.

Ela pode ser consumida em pedaços, em forma de chips, em acompanhamentos para cereais, em composição de açaís, shakes ou como ingredientes para bolos e tortas.

Uva

Sem dúvidas, a mais conhecida e mais controversa fruta em forma passa que existe é esta. A uva-passa é a estrela e o pesadelo de final de ano para muitas pessoas.

Mas, o que quase nunca é levado em conta é o seu valor nutricional e as suas vantagens para a saúde. Ela é rica em fibras, boro, magnésio e ferro, o que promove, além do efeito laxativo, a prevenção de doenças, como diabetes, osteoporose, doenças renais e outras.

O uso da uva-passa é muito extenso – famoso pelo arroz e pela maionese de final de ano -, sendo usada como complemento para cereais matinais, pura, em saladas, como ingredientes para tortas, bolos e pães e no preparo de doces e docinhos de festa.

propriedades da uva passa

Coco

O coco é rico em antioxidantes do tipo fenólicos, que, além de combaterem os radicais livres, ajudam a relaxar nervos e músculos. É também rico em fibras que contribuem para a saúde do trato intestinal e o controle de açúcar no sangue.

Essa fruta contém gorduras boas e outros nutrientes que contribuem para a imunidade do organismo, a redução de níveis elevados de pressão sanguínea e a prevenção de inflamações de articulações.

O coco seco já é usado a bastante tempo, porém é mais conhecido em sua forma ralada, mas tem ganhado mercado em forma de raspas e em pedaços. Ele pode ser usado de diversas formas, na composição de doces, docinhos, tortas, bolos ou completo de outros alimentos, perfeito para fazer coberturas e decorações.

 

Para uma alimentação mais saudável, prefira consumir as frutas secas puras ou com oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, pistache, amendoim), iogurte natural ou em preparações mais leves como saladas e carnes grelhadas, evitando aquelas receitas que vão muito açúcar, óleo e farinha (como os bolos e tortas). Se consumidas da maneira correta e com moderação, essas pequenas frutinhas podem ser grandes aliadas da saúde e da dieta!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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