Frutas que prendem o intestino – Quais são? E quais soltam?

Você sabe quais frutas contribuem para prender o intestino? Confria, aqui, as que devem ser moderadas e quais devem ser consumidas para reverter o problema!

As frutas são alimentos ricos em minerais, vitaminas, fibras, antioxidantes e diversas outras substâncias essenciais para o organismo. Além disso, possuem amido em sua composição, o qual é transformado em glicose, tornando-se substrato energético.

Uma função importante destes alimentos está relacionada à sua composição de fibras, pois estas não conseguem ser digeridas pelo organismo, aumentando o bolo fecal e assim controlam o trânsito intestinal.

A seguir no Quero Viver Bem, conheça algumas frutas que podem causar a constipação, popularmente conhecida por “intestino preso”.

Frutas que prendem o intestino

Maçã

A maçã, incrivelmente, possui a propriedade tanto de prender como de soltar o intestino, tendo a sua diferença apenas na forma como ela é consumida.

Quando consumida sem casca, a maçã causa constipação. Isso porque, na composição da casca está a pectina, uma importante fibra solúvel que auxilia no funcionamento do intestino.

Portanto, se você sofre de prisão de ventre, busque sempre consumir a maçã com casca.

Lembre-se de higienizá-la adequadamente!

Frutas que prendem o intestino2

Banana

Por serem ricas em amido, as bananas, em geral, tendem a sobrecarregar o trânsito intestinal e causar prisão de ventre.

Portanto, o ideal é consumi-las junto com alguma fibra, como aveia, chia ou linhaça. Também, deve-se fazer correta ingestão de água, pois as fezes dependem de água e fibras para serem formadas – e quando há o desequilíbrio entre estas quantidades, pode-se ter a constipação.

Também existe a possibilidade de consumir a biomassa de banana verde, rica em amido resistente que funciona como se fosse uma fibra, ou seja, não é absorvido pelo organismo e aumenta o bolo fecal, facilitando a evacuação.

banana

[LEIA TAMBÉM: FRUTAS QUE EMAGRECEM –  7 MOTIVOS PARA CONSUMIR!]

Caju

O caju é um alimento rico em vitamina C e zinco, sendo, portanto, indispensável. Além disso, estudos nutricionais demonstraram muitos benefícios do seu consumo antes da prática de atividades físicas.

Mas, uma frequente queixa está no potencial de este alimento causar constipação. Portanto, é preciso sempre ingeri-lo em quantidades moderadas e, preferencialmente, associado a alimentos que tenham efeito contrário (como ameixa, laranja, dentre outras frutas).

Goiaba

Apesar de a goiaba ser uma boa opção de fruta para quem deseja ingerir poucas calorias, é preciso estar atento ao alto teor de fibra solúvel deste alimento, que, quando consumido em excesso, pode prender o intestino.

Assim como mencionado na banana, para que haja a interação adequada dentre fibras e água e formação ideal de fezes, é preciso ingerir muita água.

Uma dica é tomar cerca de 2 copos de água uns 15 minutos antes de comer a goiaba – mas não esqueça, também, de tomar bastante água ao longo do dia!

beneficios da goiaba

Quais frutas soltam o intestino?

Sabe-se que é essencial o consumo de todas as frutas, pois, assim, é possível oferecer uma variedade de sais minerais e vitaminas ao organismo. Porém, conforme descrito anteriormente, algumas delas podem causar a constipação, e trazer incômodos ao paciente.

Pensando nisso, listaremos frutas com efeito oposto: o de promover o funcionamento intestinal. Com isso, torna-se possível equilibrar a sua dieta.

Lembre-se que ingerir muita água ao longo do dia é de fundamental importância para promover o transito intestinal adequado. E, quando os sintomas persistirem, um médico deve ser buscado para que outras causas patológicas de constipação sejam eliminadas.

[VEJA TAMBÉM: FRUTAS QUE CONTÊM CARBOIDRATOS]

Limão

Atualmente, diversas dietas preconizam o consumo de água com limão para o emagrecimento e o estímulo ao funcionamento do organismo. Também, essa mesma receita é indicada para soltar o intestino.

Laranja

A laranja, principalmente quando consumida in natura e com o bagaço, é uma excelente indicação para soltar o intestino. Tal efeito é possibilitado pelo potencial antioxidante da fruta e pela presença de fibras.

Ameixa

Esta talvez seja uma das frutas mais famosas quando o assunto é tratamento da constipação! Tal efeito é possibilitado pela presença de sorbitol, um laxante natural presente na ameixa.

Além disso, ela possui baixo valor glicêmico e poucas calorias, podendo ser uma aliada no processo do emagrecimento.

A ameixa pode ser usada para fazer chás, sucos, doces ou consumida na forma natural ou seca.

[CONFIRA TAMBÉM: AS FRUTAS ENGORDAM?]

Mamão

O mamão, além de ser uma fruta extremamente saborosa, é rico em fibras e água, dois compostos essenciais para garantir o bom funcionamento do intestino.

Pode ser consumido na forma pura ou em combinação com as frutas anteriores, em saladas de frutas, sucos, vitaminas, e muito mais!

Gostou? Então, confira, também, Frutas cítricas – Quais são? Para que servem? Indicações e Contraindicações!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário