As frutas engordam?

As frutas podem ajudar muito na dieta, desde que você saiba como as escolher. Confira aqui a lista completa das frutas que mais engordam e como substituí-las por opções menos calóricas.

Todas as pessoas que buscam o emagrecimento e a alimentação saudável sabem que devem consumir mais verduras, legumes e frutas. A dúvida é: Será que existem frutas que engordam?

As frutas desempenham um papel muito importante na alimentação, isso porque elas carregam muitas fibras, vitaminas e minerais essenciais, que ajudam na manutenção e preservação dos tecidos celulares, contribuindo para uma boa saúde nutricional.

Você já deve ter ouvido falar que o consumo de frutas indicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e de inúmeros nutricionistas é de 3 a 5 unidades por dia. No entanto, se o seu objetivo é a perda de peso, é preciso escolher muito bem as frutas que vão fazer parte da sua dieta, caso contrário, todo o esforço pode ser em vão.

Existem algumas frutas que são mais calóricas do que as outras, isso porque a presença da frutose (um açúcar natural) e de gorduras pode elevar o aporte calórico. Mas não se trata somente de calorias ou de evitar o consumo, mas de moderar.

As 7 frutas mais calóricas

Quando uma pessoa quer emagrecer e sabe que uma fruta é muito calórica, ela evita o consumo, entretanto, é preciso avaliar quais os nutrientes ela oferece para a saúde. Eliminar o consumo não é uma atitude saudável; reduzir a quantidade é o mais indicado.

Abaixo, vamos citar quais são essas frutas e que precisam ter controle no consumo. Não deixe de ingerir, pois muitas delas fornecem gorduras boas, vitaminas e minerais muito importantes para a saúde.

1- Abacate

Você já deve ter ouvido falar que o abacate engorda. A informação está correta, no entanto, é preciso avaliar, pois ele é bastante calórico devido à riqueza de gorduras boas e benéficas para a saúde.

As gorduras boas melhoram o sistema cardiovascular, aceleram o metabolismo e ainda controlam os níveis de açúcar no sangue, por isso é uma fruta que não pode deixar de ser consumida.

É claro que você não pode comer 1 abacate inteiro por dia, mas até 3 colheres de sopa não vão engordar. Essa fruta pode ser consumida em forma de guacamole, com saladas, sobremesas e vitaminas.Já falamos aqui sobre os benefícios do abacate para a saúde. 

abacate

2- Banana

A banana não é tão calórica, mas ela é classificada como uma das frutas que engordam devido ao alto teor de carboidratos e altos níveis de açúcar. Cada unidade pequena possui 13 gramas de carboidratos, por isso é recomendado o consumo de apenas 1 unidade por dia (para quem quer emagrecer). Já falamos neste post sobre quando comer banana. 

3- Uva

A uva possui muita frutose (açúcar). Justamente por isso que ela está na lista das frutas calóricas. Apenas 10 grãos de uvas possui cerca de 15 gramas de açúcar, o que é muito para quem está em busca do emagrecimento.

Não retire totalmente a uva do seu cardápio, pois ela possui potássio, cálcio, ferro, vitamina C, vitaminas do complexo B e resveratrol, que combate o radicais livres. Apenas modere o consumo, evitando ingerir diariamente. Os benefícios não param por ai confira a lista de propriedades da uva.

Se estiver em fase de emagrecimento, evite consumir o suco de uva, mesmo aquele integral e natural. Por ser concentrado, possui ainda mais açúcar e calorias. Mas quiser tomá-lo, dissolva em água.

 

4- Frutas em calda

Sem dúvida nenhuma, elas são uma delícia, mas as frutas em calda podem engordar pois são compostas por uma grande quantidade de açúcar. Além disso, elas possuem um processo industrializado elevado, nesse caso, é bom evitar o consumo de pêssegos, goiaba e outras frutas em calda.

frutas em calda

5- Damasco seco

O damasco é uma das frutas mais adoradas no oriente, e não é por menos! Ele possui muita vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio, ferro e fósforo.

Em contrapartida, é um das frutas que podem auxiliar o ganho de peso devido ao seu alto teor calórico e de açúcar. Cada 100 g possui cerca de 250 calorias, por isso, não exagere! As frutas secas em geral são pequenas, por isso muitas pessoas ingerem várias de uma vez só.

6- Açaí

O açaí é uma fruta bastante saudável pois é rico em gorduras boas e dá bastante energia para os treinos. Entretanto, é calórico e precisa ser consumido com muita parcimônia por quem quer emagrecer. Veja aqui quando comer açai sem peso na consciência.

A cada 100 gramas, há cerca de 246 calorias, por isso, evite o exagero.

E lembre-se: estamos falando do açaí puro, de polpa, e não daqueles comprados prontos cheio de xarope, açúcar e acompanhamentos. Estes são extremamente calóricos e com muitos aditivos que, além de facilitarem o ganho de peso, podem prejudicar a saúde de diversas formas.

7- Manga

manga engordaA manga é uma doçura, por isso ela é uma das frutas que engordam se consumida em excesso.

Um unidade média de manga tem 80 calorias, 18 gramas de carboidrato e açúcares. Portanto, é importante moderar o consumo, para não deixar de aproveitar seus benefícios antioxidantes.

 

Todas as frutas possuem nutrientes importantes para a saúde, devendo ser consumidas. Entretanto, se você está em uma dieta para emagrecimento, certamente a nutricionista vai eleger frutas com baixo índice glicêmico. Para ingerir nesse período, alguns exemplos são: morango, framboesa, abacate, melão, pera, limão, maçã e cereja.

Outra dica valiosa é consumir as frutas juntamente com algum acompanhamento saudável como fibras (farelo de aveia, chia, linhaça), proteínas (iogurte natural, leite desnatado, ovos) ou gorduras boas (oleaginosas, pasta de amendoim – com bastante moderação!) para diminuir o índice glicêmico e deixá-las ainda mais nutritivas, além de melhorar a saciedade.

Caso opte pelas frutas mais calóricas, reduza as porções diárias para não atrapalham o seu projeto de emagrecimento.

Nenhum alimento sozinho é capaz de fazer engordar ou emagrecer! Tudo vai depender da quantidade ingerida, da alimentação no geral e da prática de atividade física. Procure um profissional para te informar qual a quantidade ideal no seu caso.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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