Frutas que contêm carboidratos – Quais são?

Os carboidratos fazem parte de um dos assuntos mais polêmicos quando discutimos a respeito da alimentação, não é? Existem aquelas pessoas que os defendem, enquanto outras o consideram um vilão para a saúde e o emagrecimento.

Carboidrato define um macronutriente composto por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio – um dos principais grupos de nutrientes encontrados em alimentos, inclusive em frutas.

Você sabia que existem frutas que são ricas em carboidratos? Engana-se se pensou que todas as frutas facilitam o emagrecimento, pois algumas podem sabotá-lo. Entenda melhor a respeito dos carboidratos e para que eles servem, quais são as principais frutas que possuem carboidratos e seus benefícios, só aqui no Quero Viver Bem!

O que são carboidratos? Para que servem?

Os carboidratos são um dos tipos de nutrientes mais conhecidos e mais presentes na alimentação dos brasileiros, juntamente com as proteínas e gorduras.

Esse macronutriente se caracteriza por liberar a glicose após ser ingerido e absorvido pelo corpo, o que garante energia para as células – ele é o “alimento” para as células do sistema nervoso central. Ou seja, os carboidratos são nossa primeira fonte de energia, e, para que todo o nosso corpo funcione bem, são eles que realizam a manutenção metabólica glicêmica.

De modo mais simplificado, é por meio deles que conseguimos realizar todas as atividades de nosso dia a dia, como andar e trabalhar, por exemplo.

Frutas que contêm carboidratos (1)

Entre suas várias outras funções no organismo, os carboidratos evitam que as proteínas sejam usadas como fonte de energia. Além disso, esses macronutrientes mantêm os níveis de glicose em seus níveis normais e atuam diretamente no sistema imunológico.

Confira outros benefícios dos carboidratos:

  • Auxiliam na redução do colesterol (graças as fibras);
  • Influenciam no humor e no bem-estar;
  • Proporcionam saciedade (isso se relaciona aos carboidratos complexos – olha as fibras aí novamente!);
  • Protegem os músculos, evitando a perda de massa.

É importante lembrar que o consumo excessivo de carboidratos pode provocar ganho de peso. Portanto, procure pelos carboidratos complexos que possuem uma absorção mais lenta no organismo e aumentam a glicemia gradualmente – o que deixará a pessoa satisfeita por muito mais tempo.

[LEIA TAMBÉM: CARBOIDRATO SIMPLES E COMPLEXO]

O carboidrato não precisa ser visto como um inimigo: basta consumi-lo com moderação, assim como qualquer outro tipo de alimento!

Frutas que contêm carboidratos

As frutas fazem parte de uma categoria de alimentos imprescindíveis para a saúde do ser humano. Infelizmente, muitas pessoas acreditam que esses alimentos devem ser evitados porque podem conter carboidratos em demasia em sua composição, ou mesmo por serem muito doces.

[CONFIRA TAMBÉM: DIETA RICA EM CARBOIDRATOS]

Conheça quais são as frutas que contêm carboidratos (frutose e fibras), listadas em ordem alfabética, com base nas informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), já com a quantidade de gramas a cada 100 gramas de frutose de cada fruta:

  • Abacate: 9 gramas;
  • Abacaxi: 13 gramas;
  • Ameixa: 13 gramas;
  • Banana: 23 gramas;
  • Caqui: 24 gramas;
  • Coco: 15 gramas;
  • Figo: 19 gramas;
  • Graviola: 17 gramas;
  • Goiaba: 11 gramas;
  • Kiwi verde: 15 gramas;
  • Laranja: 12 gramas;
  • Lichia: 17 gramas;
  • Limão sem casca: 9 gramas;
  • Mamão: 9 gramas;
  • Maracujá: 23 gramas;
  • Maçã: 14 gramas;
  • Manga: 17 gramas;
  • Melancia: 8 gramas;
  • Morango: 8 gramas;
  • Pêssego: 11 gramas;
  • Pera: 15 gramas;
  • Romã: 19 gramas;
  • Uva americana: 17 gramas.

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É importante lembrar que, embora a quantidade de carboidratos deva ser observada, as frutas não devem ser abolidas da dieta. Elas em sua versão in natura trazem a frutose combinada com vários minerais, vitaminas e fibras – por isso, não são maléficas, nesses casos.

A banana, por exemplo, tem benefícios incríveis para o organismo, especialmente por ser rica em outros nutrientes, como o caso do potássio – que está ligado à saúde do coração, combatendo situações de hipertensão.

A manga também possui carboidratos e é rica em vitaminas A e C, fibras e potássio. A fruta pode melhorar o sistema imunológico e até evitar certas doenças nos olhos.

De maneira geral, todas as frutas contêm carboidratos em sua composição nutricional. A diferença é que você encontrará algumas que apresentam uma menor quantidade, mas claramente nunca uma fruta sem qualquer quantidade de carboidrato.

Lembre-se que as fibras podem ser encontradas de forma abundante nas frutas, o que faz com os carboidratos sejam absorvidos mais lentamente pelo organismo, não causando picos de insulina, condição que favorece o ganho de peso. Além disso, as fibras reduzem o risco de doenças cardíacas, câncer no intestino, diabetes tipo 2 e constipação.

Portanto, quando for comer alguma fruta, não retire a casca se possível! É nela que estará a maior quantidade das fibras. Também, prefira a fruta in natura do que os sucos. Consulte um nutricionista para saber a quantidade ideal de ingestão diária de frutas – e de outros alimentos.

Gostou? Veja, também, Carboidrato – Vilão ou Amigo? Saiba mais sobre ele!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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