Frutas para diabéticos – As 6 amigas da saúde!

Você sabe quais as melhores e mais indicadas frutas para diabéticos? Confira, aqui no Quero Viver Bem, uma lista com as 5 mais saborosas!

Um dos maiores erros de um diabético é pensar que não pode comer nada e que tem que fazer uma dieta rigorosa, cortando tudo do cardápio. Esse é um grande engano, pois o diabético precisa se alimentar, e muito bem!

Todas as frutas podem ser consumidas por diabéticos, desde que na quantidade certa. Porém, há algumas que são mais recomendadas pois ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. São frutas com baixo índice glicêmico e alta quantidade de fibras.

Confira, a seguir no Quero Viver Bem, uma lista completa com as melhores e mais indicadas para quem sobre com a diabetes.

Limão

beneficios do suco de limao

Usada geralmente como tempero ou limonada, esta fruta é uma grande aliada do diabético. Além do baixo índice glicêmico, o limão ajuda a controlar os níveis de insulina, o que previne e ajuda no tratamento de diabetes.

O Geraniol contido no limão é capaz de inibir a multiplicação de células cancerígenas, uma vez que interfere na ação das enzimas responsáveis pela propagação dessas células.  Em sua casca, também é encontrado o limoneno, substância que age como solvente de toxinas e gorduras.

O limão é, ainda, um conhecido antioxidante, que fortalece o sistema imunológico, protegendo o corpo contra infeções. Também, é portador de uma quantidade grande de vitamina C e flavonoides, que atuam como anti-inflamatórios e ajudam a eliminar o colesterol ruim.

Cada 100 gramas de limão possui:

  • Índice glicêmico: 20
  • Calorias: 14 kcal;
  • Carboidratos: 5,2 g;
  • Açúcares totais: 1,85 g;
  • Fibras: 2,1 g.

Pêssego

beneficios do pessego

Obviamente, a pessoa diabética não pode consumir o pêssego em calda, estamos aqui tratando de pêssegos in natura.  Seu abaixo valor glicêmico é ideal pra pessoas diabéticas ou que fazem dietas de emagrecimento.

O pêssego é muito rico em fibras, antioxidantes e vitamina C, aliados no tratamento de doenças de pulmão, hipertensão, sistema circulatório, rins e prisão de ventre. Cada 100 gramas de pêssego possui:

  • Índice glicêmico: 22
  • Calorias: 39 kcal;
  • Carboidratos: 9,54 g;
  • Açúcares totais: 8,39 g;
  • Fibras: 1,5 g.

Morango

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O morango possui baixo teor de carboidratos, baixo índice glicêmico e muitas fibras.

Além de muito gostoso e rica em vitamina C, esta fruta vem sendo considerada um superalimento, pela sua quantidade de vitaminas, minerais e fibras, sendo livre de colesterol e sódio. Seu alto índice de vitamina C fortalece o sistema imunológico, protegendo contra gripes e resfriados.

Cada 100 gramas de morango possui:

  • Índice glicêmico: 40
  • Calorias: 32 kcal;
  • Carboidratos: 7,32 g;
  • Açúcares totais: 4,72g;
  • Fibras: 2,4 g.

Abacate

abacate

Muito embora o abacate seja uma fruta bem calórica, essas calorias não são vazias, elas trazem consigo muitos benefícios, principalmente para quem é diabético.

A fruta tem poderosos antioxidantes, muita fibra e gorduras saudáveis, que ajudam a reduzir inflamações e gordura na região abdominal. Além disso, age de forma a atrasar a digestão e prolongar a sensação de saciedade.

As fibras contidas no abacate inibem a absorção de glicose pelo organismo, dessa forma, ele alcança a categoria de alimentos que ajudam a controlar os níveis de glicose.

Cada 100 gramas de abacate possui:

  • Índice glicêmico: 52
  • Calorias: 96,2 kcal;
  • Carboidratos: 8,5g ;
  • Açúcares totais: 2 g;
  • Fibras: 6,5 g.

Pera

pera faz bem para a saúde

A pera é uma fruta muito rica em vitaminas, minerais e fibras, isso ajuda a regular os níveis de colesterol, glicemia e a saúde do aparelho digestivo.

É importante que se coma a fruta toda, pois a maior parte dos antioxidantes dela se concentra na casca.

O diabético não deve comer essa fruta em calda, ou em forma de vitaminas e frapês que contenham açúcar ou outros adoçantes.

Cada 100 gramas de pera possui:

  • Índice glicêmico: 33;
  • Calorias: 57 kcal;
  • Carboidratos: 15,23 g;
  • Açúcares totais: 9,75 g;
  • Fibras: 3,1 g.

Ameixa

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A ameixa pertence a mesma família do pêssego, porém tem suas particularidades. Devido à quantidade de bons nutrientes, tem poder antioxidante e laxante, auxiliando no funcionamento do intestino. Também, é rica em vitamina A, C e do complexo B.

Cuidado com a versão da fruta seca, pois contém mais frutose (açúcar) e menos água.

Cada 100 gramas de ameixa possui:

  • Índice glicêmico: 24;
  • Calorias: 30 kcal;
  • Carboidratos: 7,5 g;
  • Açúcares totais: 6,1 g;
  • Fibras: 1,4 g.

Consulte seu nutricionista para que ele monte um plano alimentar adequado para você e seu estilo de vida!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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