Frutas para diabéticos – As 6 amigas da saúde!

Um dos maiores erros de um diabético é pensar que não pode comer nada e que tem que fazer uma dieta rigorosa, cortando tudo do cardápio. Esse é um grande engano, pois o diabético precisa se alimentar, e muito bem!

Há certas frutas que podem e devem ser consumidas diariamente por diabéticos, pois ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. São frutas com baixo índice glicêmico, que precisam ser consumidas para que as outras funções do organismo se mantenham estáveis.

Confira, a seguir no Quero Viver Bem, uma lista completa com as melhores e mais indicadas para quem sobre com a diabetes.

Limão

beneficios do suco de limao

Usada geralmente como tempero ou limonada, esta fruta é uma grande aliada do diabético. Além do baixo índice glicêmico, o limão ajuda a controlar os níveis de insulina, o que previne e ajuda no tratamento de diabetes.

O Geraniol contido no limão é capaz de inibir a multiplicação de células cancerígenas, uma vez que interfere na ação das enzimas responsáveis pela propagação dessas células.  Em sua casca, também é encontrado o limoneno, substância que age como solvente de toxinas e gorduras.

O limão é, ainda, um conhecido antioxidante, que fortalece o sistema imunológico, protegendo o corpo contra infeções. Também, é portador de uma quantidade grande de vitamina C e flavonoides, que atuam como anti-inflamatórios e ajudam a eliminar o colesterol ruim.

Cada 100 gramas de limão possui:

  • Índice glicêmico: 20g;
  • Calorias: 14g;
  • Carboidratos: 5,2g;
  • Açúcares totais: 1,85g;
  • Fibras: 2,1g.

Pêssego

beneficios do pessego

Obviamente, a pessoa diabética não pode consumir o pêssego em calda, estamos aqui tratando de pêssegos in natura.  Seu abaixo valor glicêmico é ideal pra pessoas diabéticas ou que fazem dietas de emagrecimento.

O pêssego é muito rico em fibras, antioxidantes e vitamina C, aliados no tratamento de doenças de pulmão, hipertensão, sistema circulatório, rins e prisão de ventre. Cada 100 gramas de pêssego possui:

  • Índice glicêmico: 22g;
  • Calorias: 39g;
  • Carboidratos: 9,54g;
  • Açúcares totais: 8,39g;
  • Fibras: 1,5 gramas.

Goiaba

beneficios da goiaba

Seu baixo índice glicêmico é uma grande vantagem para quem está de dieta ou é portador de diabetes. Existe um estudo que indica que o consumo de goiaba previne o desenvolvimento de diabetes do tipo 2.

Além de muito gostosa e rica em vitamina C, esta fruta vem sendo considerada um superalimento, pela sua quantidade de vitaminas, minerais e fibras, sendo livre de colesterol e sódio. Seu alto índice de vitamina C fortalece o sistema imunológico, protegendo contra gripes e resfriados.

Essa quantidade de vitamina C, aliada ao licopeno, à quercetina e aos polifenóis, também age no combate ao câncer de próstata, pele e pulmão.

Cada 100 gramas de goiaba possui:

  • Índice glicêmico: 20g;
  • Calorias: 68g;
  • Carboidratos: 14,32g;
  • Açúcares totais: 8,92g;
  • Fibras: 5,4g.

Abacate

abacate

Muito embora o abacate seja uma fruta bem calórica, essas calorias não são vazias, elas trazem consigo muitos benefícios, principalmente para quem é diabético.

A fruta tem poderosos antioxidantes, muita fibra e gorduras saudáveis, que ajudam a reduzir inflamações e gordura na região abdominal. Além disso, age de forma a atrasar a digestão e prolongar a sensação de saciedade.

As fibras contidas no abacate inibem a absorção de glicose pelo organismo, dessa forma, ele alcança a categoria de alimentos que ajudam a controlar os níveis de glicose.

Cada 100 gramas de abacate possui:

  • Índice glicêmico: 52g;
  • Calorias: 96,2g;
  • Carboidratos: 8,5g;
  • Açúcares totais: 6,66g;
  • Fibras: 6,5g.

Pera

pera faz bem para a saúde

A pera é uma fruta muito rica em vitaminas, minerais e fibras, isso ajuda a regular os níveis de colesterol, glicemia e a saúde do aparelho digestivo.

É importante que se coma a fruta toda, pois a maior parte dos antioxidantes dela se concentra na casca.

O diabético não deve comer essa fruta em calda, ou em forma de vitaminas e frappés que contenham açúcar ou outros adoçantes.

Cada 100 gramas de pera possui:

  • Índice glicêmico: 38g;
  • Calorias: 57g;
  • Carboidratos: 15,23g;
  • Açúcares totais: 9,75g;
  • Fibras: 3,1g.

Laranja

Laranja

A laranja é outra fruta conhecida pela sua quantidade de vitamina C, que protege o organismo de infecções e ajuda a restabelecer o sistema imunológico, mas ela é muito mais que isso.

Seu alto teor de fibras solúveis ajuda a manter o nível de açúcar no sangue, estabilizando e diminuindo o colesterol. Portanto, é uma grande aliada para quem faz dietas com pouco nível de açúcar ou para diabéticos.

Cada 100 gramas de laranja possui:

  • Índice glicêmico: 22g;
  • Calorias: 47g;
  • Carboidratos: 11,75g;
  • Açúcares totais: 9,35g;
  • Fibras: 2,4g.

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