Frutas na Dieta Low Carb – saiba quais são as 5 com menos carboidratos!

Você sabe quais as melhores e mais indicadas frutas para a sua dieta Low Carb? Confira, aqui no Quero Viver Bem, uma lista com as 5 mais saborosas!

As frutas são muito nutritivas e essenciais para qualquer que seja a dieta, pois elas fornecem vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes que fortalecem nosso sistema imunológico e previnem e aliviam doenças.

Porém, há uma certa lenda em torno das dietas low carb de que frutas são proibidas por conterem carboidratos em sua composição. Ledo engano, a necessidade do consumo de frutas se faz também para quem pratica esse tipo de dieta. Algumas têm uma quantidade pequena de carboidratos, enquanto outras aceleram o tempo de permanência dos alimentos no organismo, fazendo com que o corpo não absorva totalmente os carboidratos.

Quer entender mais a respeito das frutas na dieta Low Carb? Então, continue lendo e confira a lista completo, só aqui no Quero Viver Bem!

Frutas na Low Carb

A dieta low carb consiste em reduzir a quantidade de carboidratos consumidos, principalmente os simples como farinhas e açúcares, devendo priorizar os complexos (frutas, grãos integrais) em quantidades moderadas.

É comum que as pessoas que seguem essa dieta, principalmente se sem orientação, tenham um certo medo de consumir frutas, já que muitas delas apresentam grandes quantidades do carboidrato. Contudo, todas as frutas podem ser consumidas nesse tipo de dieta, desde que na porção correta para não “extrapolar” as quantidades permitidas de carboidratos por dia.

Veja, abaixo, quais são as frutas que apresentam menores teores de carboidratos:

Abacate

abacate

Apesar de ser calórico, ele é o queridinho do momento em várias dietas, isso por que sua gordura é muito saudável, e grande parte dos seus carboidratos está nas fibras, fazendo com que o organismo não absorva toda a quantidade de carboidratos ingerida. Além do mais, este alimento tem um baixo teor de açúcar, fazendo com que a dieta obtenha um resultado ainda melhor.

O abacate é uma fruta bem versátil, pode ser consumido em saladas, puro, receitas como a guacamole, creme de abacate, mousse, shakes ou sorvetes.

100 gramas dele contêm 6,45 gramas de carboidratos.

Morangos

morango

O morango é uma fruta com baixo carboidrato e que agrada o paladar de quase todos. Ele também é muito apreciado por sua quantidade de nutrientes, que suprime as necessidades diárias para uma boa dieta.

Por conter antioxidantes, minerais e vitaminas, melhora o sistema cardiovascular, aumenta a imunidade, controla a pressão arterial, previne e trata inflamações, ajuda no tratamento de problemas da visão, combate o envelhecimento precoce e favorece a perda de peso.

100 gramas de morango têm 6,75 gramas de carboidratos.

Ele pode ser consumido de diversas formas: puro, em saladas, smooties, vitaminas, cremes de morango ou com outras frutas, mousses, sorvetes ou tortas.

Melancia

melancia

Excelente fonte de vitaminas do complexo B, além de carotenoides, biotina, ácido fólico, potássio, magnésio, citrulina, fósforo e cálcio, a melancia é também um ótimo aliado de dietas pelo seu baixo teor calórico e de carboidratos, além de ser composta, basicamente, por água.

A água da melancia hidrata o bolo fecal, fazendo com que o intestino funcione de forma adequada. Isso promove a eliminação dos açúcares do carboidrato mais rapidamente pelo organismo. Esse também é o motivo que faz dessa fruta uma excelente pedida no trato de problemas renais.

Sua quantidade impressionante de vitaminas e minerais lhe confere ações anti-inflamatórias, um ótimo aliado em tratamentos para a saúde de olhos e do sistema cardiovascular, a prevenção de alguns tipos de câncer e para a saúde dos ossos e da pele.

A melancia é uma fruta versátil, podendo ser consumida in natura, em shakes, sucos ou smoothies. Cada 100 gramas dela possui 8,5 gramas de carboidratos.

Laranja

Laranja

É importante frisar que, para uma dieta low carb, a laranja deve ser consumida com bagaço, para que suas fibras sejam totalmente aproveitadas.

Rica em fibras e vitamina c, ela tem outros predicados que favorecem o organismo e ajudam na prevenção e no tratamento de algumas doenças, além de limpar o intestino, desintoxicar o organismo e evitar a retenção de líquidos.

Além de poder ser consumida in natura, esta fruta também pode ser ingrediente de bolos, sucos, saladas, saladas de fruta, cremes, mousses e pudins. Cada 100 gramas de laranja contém 12 gramas de carboidratos.

Abacaxi

abacaxi

Com pouca caloria, ele é rico em fibras e vitamina c – e esses atributos por si só já fazem a alegria de qualquer dieta, ainda mais em uma dieta low carb, na qual ele é muito indicado.

A bromelina é uma enzima presente no abacaxi, que ajuda a quebrar algumas proteínas, facilitando a digestão e ajudando a eliminar a gordura da região do abdômen.

Outra grande vantagem do abacaxi em dietas de perda de peso é que ele sacia a vontade de comer doces.

Muito embora seja indicado consumir abacaxi in natura e sem nenhum outro acompanhamento, para que haja um melhor aproveitamento da bromelina e, com isso, seu efeito anti-inflamatório atinja seu objetivo, na dieta low carb, ele também pode ser consumido de várias formas, seja em sucos, bolos, purês, saladas de fruta, ou acompanhamento de refeições.

Cada 100 gramas de abacaxi possui 13 gramas de carboidratos.

 

Apesar das frutas serem bastante versáteis e ficarem deliciosas em diversos tipos de receitas, é indicado que você as consuma crua, com casca e bagaço, quando possível, para maior aproveitamento das vitaminas e fibras. Além disso, certas receitas adicionam ingredientes que acabam elevando muito o valor calórico e de carboidratos da fruta. Em dietas com menores quantidades de carboidratos, é interessante consumir a fruta crua com oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes, pistache), pasta de amendoim, nata, coco sem açúcar, ou conforme orientação do nutricionista.

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Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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