Frutas e Legumes para Emagrecer – Lista dos 25 Mais Indicados para a Sua Dieta

Emagrecer e se adequar à dieta fica muito mais fácil com a inclusão de frutas e legumes hipocalóricos ou com baixo teor de carboidratos. Eles matam a fome e possuem vários benefícios para a saúde devido o rico valor nutricional que possuem, em sua maioria.

Se você está num regime como a dieta low carb ou passando por um processo de reeducação alimentar, já deve ter pensado quantas frutas pode comer por dia. Segundo a palavra de nutricionistas isso varia muito conforme a necessidade calórica de cada um, o segredo é saber a tabela nutricional de cada uma para adequá-las dentro do cardápio.

Tanto as frutas como os legumes servem para encher o estômago, afinal, por sua grande quantidade de fibras e água dão a sensação de saciedade e inibem a vontade de comer alimentos industrializados, cheios de químicas e afins. Abaixo você confere as melhores com a finalidade de emagrecimento:

Frutas que emagrecem

Abaixo segue os valores nutricionais para cada 100g de cada alimento:

  1. Morango – 30,2 kcal e 6,8g de carboidrato;
  2. Maçã – 55 kcal e 15g de carboidrato;
  3. Pêra  – 60 kcal e 16 g de carboidrato;
  4. Kiwi – 51 kcal e 11,5 g de carboidrato;
  5. Mamão papaia – 40 kcal e 10g de carboidratos;
  6. Melão – 29,4 kcal e 7,5 g de carboidratos;
  7. Melancia – 32 kcal e 8,1 g de carboidratos;
  8. Tangerina – 31,8 kcal e 9,6 de carboidratos;
  9. Abacaxi – 48,3 kcal e 13,3g de carboidratos;
  10. Limão – 31,8 kcal e 11,1 g de carboidratos;

Em relação as indicações acima, destaca-se as frutas abacaxi, limão e kiwi, pois além de conter baixo teor calórico e de carboidratos possuem o efeito termogênico. Ou seja, ao comer, aumentam levemente a temperatura corporal de forma a acelerar o metabolismo espontaneamente fazendo-o gastar mais calorias para desempenhar as mesmas funções.

Já divulgamos aqui a lista completa de alimentos termogênicos. Alguns deles se tornaram até populares por conta de seu potencial de emagrecimento, foi o caso da criação da dieta do limão.

A maçã e a pêra, por sua vez, possuem grande quantidade de fibra alimentar. Isso faz com que elas sejam ainda mais indicadas para quem procura saciar a fome. Afinal, a substância, quando chega ao estômago, produz um gel que controla os níveis de açúcar no sangue – tornando-se um aliado dos diabéticos.

Não se iluda com as propagandas enganosas, o emagrecimento com uma alimentação saudável dificilmente conseguirá sozinha eliminar toda a gordura acumulada. Como não tem mágica de fruta que acaba com a barriga vale a pena apostar em exercícios aeróbicos, musculação e abdominais para dar forma ao corpo e chegar mais fácil ao peso ideal.

Legumes que emagrecem

Abaixo segue os valores nutricionais para cada 100g de cada alimento:

  1. Berinjela – 19,6 kcal e 4,4 g de carboidratos;
  2. Cenoura – 34,1 kcal e 7,7 g de carboidratos;
  3. Abobrinha – 30 kcal e 7,9 g de carboidratos;
  4. Rabanete – 13,7 kcal e 2,7 de carboidratos;
  5. Chuchu – 17 kcal e 4,1g  de carboidratos;
  6. Pepino – 9,5 kcal e 2,0 g de carboidratos;
  7. Acelga – 20,9 kcal e 4,6 g de carboidratos;
  8. Repolho – 30,9 kcal e 7,2 g de carboidratos;
  9. Beterraba – 48,8 kcal e 11,1 g de carboidratos;
  10. Espinafre – 16,1 kcal e 2,6 g de carboidratos.

A berinjela e a abobrinha são duas opções com bastante quantidade de fibras para dar sensação de saciedade e também atuam na diminuição do colesterol.

Dieta de legumes cozidos

O emagrecimento está ligado com nossa alimentação. Por isso, muitas pessoas visam aprender sobre quais alimentos incluir em uma dieta, procurando atingir o equilíbrio nas funções do organismo, deixando-o saudável para suas funções, como, por exemplo, na perda de peso que você pode receber, o que não é difícil quando localizada nos alimentos e uma boa reeducação alimentar com muitas frutas e verduras.

As frutas e legumes para emagrecer são casos que precisam permanecer no cardápio, já que também oferecem benefícios que envolvem o corpo inteiro – tudo isso será abordado posteriormente se você continuar lendo essa matéria específica. Antes de tudo, entenda mais sobre:

  • Formação da alimentação saudável,
  • Importância das frutas e como atuam nos sucos detox,
  • Importância dos legumes em uma alimentação,

Frutas que engordam

  1. Abacate;
  2. Coco;
  3. Açaí;
  4. Uva;
  5. Caqui.

Quem quer adotar a dieta dos legumes ou incluí-los de forma saudável no cardápio também deverá ficar de olho nas opções calóricas citadas acima. Estas deverão ter uma ingestão controlada, mas não devem ser excluídos.

O abacate por exemplo, é rico em gorduras boas e pode ajudar quem tem colesterol alto. O coco ou o óleo de coco apesar de calóricos possuem propriedades termogênicas e é uma alternativa para substituir as gorduras saturadas.

Legumes que engordam

  1. Grão de bico;
  2. Batata doce;
  3. Inhame;
  4. Mandioca;
  5. Ervilhas.

Importância das Frutas e dos Legumes

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta, as frutas devem fazer parte da rotina alimentar, podendo ser ingeridas entre 3 a 5 porções durante o dia.

São alimentos altamente nutritivos. Veja alguns benefícios que vão além da dieta detox com o uso de frutas e vegetais:

Combatem a ação dos radicais livres
Auxiliam na defesa de doenças e viroses
Preservam os tecidos celulares
Previnem doenças associadas com a má nutrição
Reduzem o risco de doenças cardiovasculares
Reduzem o risco de doença de Alzheimer
Fortalecem o sistema imunológico
Lutam contra a obesidade e a hipertensão
Melhoram o funcionamento do sistema digestivo
Agem sobre o humor
Combatem a depressão

As frutas são alimentos versáteis e, dependendo do tipo escolhido, ajudam no emagrecimento. Uma fruta é mais saudável e não são tão calóricas quanto alguns alimentos comuns.

Não diferente das frutas, os legumes também possuem papel especial na nossa alimentação. Além de dar o colorido aos pratos, os legumes são necessários pelas substâncias presentes em suas composições – as cores indicam as mais variadas vantagens, assim como, se for pensar, no caso das frutas e na variedade de cores.


Rapidamente falando, veja exemplos do que o consumo de legumes pode fazer por você:

  1. Elimina as impurezas do organismo,
  2. Tem efeito diurético,
  3. Controla o colesterol,
  4. Combate a anemia,
  5. Protege contra infecções,
  6. Cuida dos olhos, gengivas e ossos,
  7. Combate a pressão alta,
  8. Melhora o fluxo sanguíneo,
  9. Previne alguns tipos de câncer.

Portanto, com todos esses benefícios, os legumes poderão facilitam o emagrecimento, mas você deve saber quais são os mais indicados para fazer parte de sua dieta, já que há um grande número de opções que pode deixar qualquer um com dúvidas. Vale o mesmo com as frutas.

25 melhores e mais indicados

As frutas e legumes para emagrecer são uma ótima estratégia para fazer com que o organismo perca peso com saúde, sem fazer dietas que afetem o que o corpo necessita. Assim, todos os nutrientes essenciais são ainda introduzidos ao organismo, para que tudo funcione perfeitamente.

Faça a escolha certa, seguindo os 25 melhores e mais indicados legumes e frutas para a sua dieta e que servirão para emagrecer, que estão descritos em tabelas separadas.

LEGUMESCOMO AGEM
1. AbobrinhaBaixo teor calórico, acelera o metabolismo, favorece a queima de gorduras, é composta por fibras solúveis e insolúveis.
2. BerinjelaÉ rica em água e fibras, possui poucas calorias, combate a prisão de ventre, facilita a digestão e desintoxica o organismo, reduzindo acúmulos de gordura.
3. BeterrabaDesintoxica o organismo, combate a compulsão e ansiedade, melhora o funcionamento do intestino e promove efeito diurético.
4. BrócolisRico em fibras, combate o acúmulo de gordura e aumenta a saciedade.
5. CenouraAlto índice de fibras, é diurética e combate os radicais livres do organismo.
6. ChuchuRico em água, limpa o organismo, previne a prisão de ventre, é diurético e tem muitas fibras.
7. NaboRico em antioxidantes, tem baixa valor calórico, combate a prisão de ventre e tem efeito diurético.
8. PepinoTem no ácido tartárico a função de inibir a transformação de carboidratos em gordura. Favorece o trânsito intestinal e elimina toxinas.
9. Pimentão (independentemente da cor)Rico em concapsaicina, que aumenta a temperatura corporal e proporciona a perda de peso. Ou seja, é termogênico.
10. RabaneteAlto índice de fibras, promove saciedade, poucas calorias, queima gorduras, elimina toxinas e evita a retenção de líquidos.
11. TomateDesintoxica o corpo, é rico em água e fibras e com poucas calorias.
12. VagemRico em fibras, poucas calorias, melhora o funcionamento do intestino e tem funções antioxidantes.

É claro que o consumo destes legumes não serão os responsáveis pelo emagrecimento, mas serão uma parcela de ajuda para manter-se com a alimentação em dia e com saúde.

Agora, a tabela das frutas está abaixo:

FRUTASCOMO AGEM
13. AbacateCombate o nível de cortisol (hormônio responsável pela retenção de líquido e do acúmulo de gordura) e gera saciedade, por conter fibras em boa quantidade.
14. AbacaxiTem poucas calorias, alto efeito diurético, elimina toxinas e elevado índice de fibras, saciando a fome e melhorando o funcionamento do intestino.
15. AmoraContém fibras, água e antioxidantes que ajudam a função metabólica para queimar as gorduras. Há antocianinas que inibem o acúmulo de gordura e açúcar no corpo.
16. BananaSuas fibras eliminam toxinas e favorecem o trânsito intestinal. É rica em antioxidantes, aumenta o gasto calórica e elimina líquidos retidos.
17. FramboesaAumenta o metabolismo, contribui para a digestão e tem fibras, regula os níveis de sódio, açúcar e das gorduras.
18. KiwiRegula o trânsito intestinal, sacia fome, é rico em fibras, melhora o metabolismo, combate a retenção de líquidos.
19. LaranjaRica em fibras, promove a saciedade e protege o organismo, com ação antioxidante.
20. LimãoQueima excessos de gordura, é diurético, elimina toxinas, combate a prisão de ventre e oferece saciedade.
21. MaçãSua casca tem ácido ursólico que ajuda a queimar gorduras localizadas. Alto teor de fibras, sacia a fome e ajuda no intestino.
22. MamãoProporciona saciedade, tem efeito diurético e laxativo e elimina toxinas do organismo.
23. MelanciaComposta quase só por água, esta possui grande teor de fibras e gera a sensação de “estômago cheio”, além do efeito diurético.
24. MirtiloIncrível fonte de compostos antioxidantes que inibem os radicais livres, aceleram o metabolismo.
25. MorangoContém adiponectina e leptina que queimam gordura, aumentam a taxa metabólica, tem baixa carga calórica e é ótima fonte de fibras, para dar saciedade.

Aproveite estas frutas e legumes e deixe que suas refeições se tornem mais saudáveis e elaboradas para perder peso, usando o que a própria natureza lhe dá.

Tabela de alimentos para emagrecer

Aproveite a lista com os 25 alimentos (entre as melhores frutas e os melhores legumes para emagrecer) mais indicados para a sua dieta! Não se desespere antes de ler, muitos deles são deliciosos e é muito fácil de incluir no cardápio de dieta com vitaminas e minerais, ainda mais para quem quer emagrecer uma grande quantidade de peso sem dietas milagrosas.

MACRONUTRIENTESMICRONUTRIENTES
GordurasVitaminas
ProteínasMinerais
Carboidratos

Pense além da beleza e estética, pelo menos você terá uma saúde boa todos os dias que pode ajudar na sua vida no geral. A alimentação saudável possui inúmeros benefícios entre os quais se incluem:

  • Fortalecimento do sistema imunológico,
  • Melhora da qualidade do sono,
  • Influencia na capacidade de concentração,
  • Melhora do humor,
  • Melhora do trânsito intestinal.

A série de vantagens surpreende, só não aproveita quem não quer. Para isso, indica-se a variabilidade alimentar, isto é, fazer uso dos inúmeros alimentos e procurar ter todos os grupos alimentares na mesa, principalmente os ricos em vitamina C, que não deixam você passar fome.

Lembrando que:

  1. Carboidratos: priorizar os do tipo complexos,
  2. Gorduras: ingerir em maior quantidade as de fontes insaturadas,
  3. Proteínas: priorizar as versões magras e de origem vegetal.

Vamos entrar em detalhes mais interessantes agora e abordar a importância das frutas e legumes, além disso com algumas receitas de sucos detox exterminadores de gordura que ajudam a emagrecer, principalmente no início de dietas.

Referências usadas neste conteúdo

TABELA NUTRICIONAL. Disponível em <https://www.tabelanutricional.com.br/>

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASILIA. Análise nutricional das dietas da moda. Disponível em <http://repositorio.uniceub.br/handle/235/7175>

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS. Conteúdos da celulose hemicelulose e ligina em dietas hospitalares hipocalóricas. Disponível em <http://agris.fao.org/agris-search/search.do?recordID=DJ2012059079>

INSTITUTO FORMAÇÃO. Nutrição e dietoterapia. Disponível em <http://www.ifcursos.com.br/sistema/admin/arquivos/16-28-08-deficienciasnutricionais.pdf>


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

3 Comentários

  1. como começar uma reeducação alimentar
  2. Mila
  3. Goreti

Deixe um Comentário