Uma das frutas vermelhas mais adoradas, a framboesa tem um sabor levemente ácido. Frutinha pouco calórica, é uma grande aliada na dieta e na prevenção da diabetes.
A Rubus idaeus L., seu nome científico, pertence à família das rosáceas, sendo uma “prima” da amora. É cultivada em arbustos, bem parecidos com a amoreira. É originária da Ásia, possuindo mais de duzentas espécies diferentes! No Brasil, há apenas um tipo de framboesa.
Conheça mais sobre essa frutinha deliciosa e nutritiva, só aqui no Quero Viver Bem!
Tabela nutricional
A framboesa é pequena, mas é cheia de coisas boas para o organismo. É rica em vitamina C, fibras, antioxidantes e muitos outros nutrientes. Veja todos os compostos presentes em apenas 1 framboesa:
- Valor Calórico: 5 kcal;
- Gordura: <0,1g;
- Carboidratos: 1,2g;
- Proteína: 0,1g;
- Fibra alimentar: 0,7g;
- Sódio: <0,1g;
- Água: 8,6g;
- Vitamina B1, B11, B2, B3, B5, B6;
- Vitamina C;
- Vitamina E;
- Vitamina K;
- Cálcio;
- Cobre;
- Magnésio;
- Manganês;
- Fósforo;
- Potássio;
- Selênio;
- Zinco.
Benefícios da framboesa
Incluir a framboesa no cardápio é uma ótima forma de aproveitar todos os benefícios que ela proporciona ao organismo. E são muitos! Confira:
Melhora a imunidade
A framboesa é uma das frutas que são ricas em vitamina C. Em apenas uma unidade da frutinha encontra-se 2,5 mg dessa vitamina tão boa para o corpo.
Logo, incluir uma porção em sua alimentação representa uma boa quantidade de vitamina C e todos os benefícios que vêm com ela, inclusive o aumento da imunidade.
Ajuda na dieta
Por ser uma frutinha com poucas calorias e muitos nutrientes, contribui para a dieta. A quantidade de fibras presentes ajuda a promover saciedade e também a controlar o intestino. Esses dois pontos também ajudam a perder peso.
Além disso, as fibras presentes na fruta vermelha melhoram o sistema digestivo. Isso significa que o processo digestório acontece de maneira adequada, evitando, inclusive, a azia.
Tem ação antioxidante
A ação antioxidante significa que combate os radicais livres. Estes, por sua vez, são responsáveis pelo envelhecimento precoce e podem causar uma séria de doenças, como câncer. Ela também faz bem para a pele, evitando o aparecimento das rugas.
Para contribuir com esses benefícios, além dos antioxidantes, há a presença das vitaminas que ajudam a produzir mais colágeno. E com mais colágeno a pele tende a ficar mais bonita e regenerada.
É benéfica para a saúde da mulher
Para a mulher, a framboesa proporciona ótimos resultados relacionados à fertilidade, ao fluxo menstrual e também à gestação.
Suas folhas dão origem a um chá anti-inflamatório, antidiarreico e excelente para a fertilidade. Por esse motivo, é usado há séculos para fortalecer o aparelho reprodutor feminino.
Outro benefício para a mulher está relacionado ao fluxo menstrual exagerado. Estudos mostram que o consumo dessa fruta ajuda a diminuir o fluxo da menstruação.
Para as gestantes, a framboesa contribui para aliviar as náuseas e a azia, já que melhora o funcionamento do sistema digestivo. No entanto, é importante consultar o seu obstetra e nutricionista antes de incluir a frutinha no cardápio.
Dicas de consumo
As duas maneiras mais saudáveis de consumir a framboesa são na forma in natura ou de suco.
A forma mais tradicional de consumir a framboesa é in natura, podendo ser incluída na água saborizada. No entanto, a fruta tem uma vida curta, por isso é recomendado consumir ainda fresca. É possível, também, consumi-la junto com iogurte natural, em saladas de frutas, smoothies, vitaminas, com oleaginosas, entre outros.
Armazene na geladeira na embalagem original ou com papel plástico. Dessa forma, mantém-se o sabor por mais tempo, já que ela dura apenas alguns dias. Outra possibilidade é congelá-la para incluir em receitas.
O suco pode ser feito com a fruta congelada. Basta batê-la no liquidificador com água ou leite. Não adoce e certifique-se de que a polpa não contém adição de açúcar (leia o rótulo).
A frutinha também pode ser usada em outros preparos, como caldas para tortas, bolos e panquecas, geleias e recheios para bolos. Inclusive, a geleia é uma ótima alternativa para usar a fruta, já que assim se conserva mais fácil e por mais tempo. Nesses casos, a adição de açúcares e outros ingredientes é grande, por isso cuidado para não exagerar.
Recomendações e contraindicações
Algumas frutas vermelhas causam alergias, portanto certifique-se de que você não é alérgico antes de incluir a framboesa em sua dieta.
A fruta em si não há contraindicações, mas o chá deve ser evitado por pessoas com problemas renais, constipação e gestantes.
Referências utilizadas neste conteúdo:
http://www.iac.sp.gov.br/areasdepesquisa/frutas/frutiferas_cont.php?nome=Framboesa
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.