Tomar Fluoxetina emagrece? É saudável? – Posologia, Efeitos colaterais, detalhes!

Será que Antidepressivo emagrece mesmo? Nosso assunto hoje será sobre Fluoxetina, conhecido comercialmente por Prozac, Fluxene, Verotinana ou Eufor 20, e também é vendido como genérico. Esse medicamento é um antidepressivo que se toma via oral e encontramos em forma de comprimido e de gotas. Muitas vezes ele é conhecido como um dos remédios para emagrecer que todos os desesperados por perder alguns quilinhos acham que é uma boa ideia consumir esse remédio.

Ele é muito recomendado para tratar casos de depressão, ansiedade e até para auxiliar na perda de peso, uma vez que este á um dos principais efeitos colaterais da medicação. Afinal, o remédio também é útil para tratar distúrbios alimentares como a bulimia, anorexia, compulsão e transtorno obsessivo compulsivo, mas não exclusivamente como um remédio de emagrecer

Não é comprovado que a Fluoxetina pode ser utilizada para fins de emagrecimento. Apesar de ser uma das consequências do remédio, há muitas pessoas que tem o efeito inverso. Tudo depende de como o organismo vai reagir à medicação. Tudo também depende da receita que seu médico indica para a sua saúde em específico, a Fluoxetina não é um meio único e exclusivo, assim como obtém outros efeitos e é recomendado para outros tratamentos.

A Fluoxetina aumenta a quantidade de serotonina ao bloquear a reabsorção no corpo, a serotonina é um hormônio encontrado no nosso cérebro. Isso normaliza o nível de serotonina no corpo e promove equilíbrio mental, principalmente no sistema nervoso, dando sensação de bem estar, o que pode ajudar na perda do apetite em sua vida, o que ajuda a atingir uma forma saudável para perder barriga e ter uma vida mais saudável.

efeitos colaterais da fluoxetina

Posso tomar Fluoxetina para emagrecer

Muitas perguntas surgem quando se trata de um medicamento em que uma das indicações é contra transtornos de ansiedade, depressão ou bulimia pois a mesma faz com que as pessoas se (ou não) alimentem compulsivamente, aumentando assim o seu peso, então fluoxetina trata da ansiedade e, consequentemente, alivia essa vontade de comer a toda momento. Ou seja, o medicamento pode diminuir o ganho de peso em uma dieta regrada, também pode aumentar o suor em questão, apesar de não ser uma regra.

Um dos efeitos da fluoxetina é a diminuição do apetite, o que a faz ser um remédio conhecido para o tratamento de obesidade e aliviar a tensão causada em mudanças de rotinas alimentares. Apesar de todos estes efeitos benéficos para quem procura emagrecer, ele não é o método mais seguro e indicado por especialistas.

O primeiro motivo  para evitar o uso é a falta de comprovação sobre este efeito no organismo, mas também deve-se levar em consideração que a substância antidepressiva pode causar níveis de dependência que são agressivas para o corpo. É preciso que conheça os efeitos colaterais que vão muito além da boca seca ao utilizar Fluoxetina.

Ao invés de investir neste tipo de medicação, deve-se procurar o emagrecimento em métodos mais efetivos como por exemplo suplementos termogênicos naturais ou a consulta com um nutricionista. (Confira aqui algumas dicas de alimentos para emagrecer)

As dicas de emagrecer as vezes são bem mais efetivas do que inserir 20 mg deste medicamento que emagrece mas não trata exatamente disso.

Como a fluoxetina age no organismo 

A fluoxetina age no organismo retardando a absorção da serotonina no cérebro, que é hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar, muitas vezes literalmente na pele. A medicação faz com que este segredo da felicidade dure mais tempo no cérebro e por isso tira a sensação de insatisfação, incapacidade e outros transtornos de humor.

Ele é indicado para uma série de transtornos químicos e psicológicos que podem afetar a qualidade de vida do paciente. Para tomar o remédio é preciso de receita médica para possibilitar a compra na rede convencional de farmácias. A Fluoxetina também precisa de dosagem controlada entre 20 mg, 10 mg ou outras quantidades diferenciadas, isso porque é medicamento conhecido como tarja preta.

como emagrecer com fluoxetina

 

Efeitos colaterais de fluoxetina e como tomar?

A fluoxetina tem efeitos colaterais agressivos à saúde, pois é um remédio tarja preta, em que é prescrito para pacientes que sofrem com transtornos psicológicos e que pode vir a causar dependência do uso.

Os efeitos colaterais com o uso de fluoxetina podem ser divididos de duas formas, como: os mais comuns e os mais graves. Sendo que os mais comuns são notados diariamente, com mudanças comportamentais e temperamental. E os mais graves, com falta de estimulo para a vida e pensamentos negativos.

Alguns desses foram listados para um melhor entendimento desse medicamento ao organismo humano.

  • Ocorre mudanças de comportamentos nos usuários, tornando-os mais agressivos.
  • Quando tomado sem necessidade pode agravar a depressão ou ansiedade.
  • Dificuldade em dormir, irritabilidade e nervosismo.
  • Disfunção sexual, erétil e falta de libido.
  • Falta e perda de força e apetite.
  • Sonolência, tremores, náuseas.

como tomar fluoxetina para perder pesoOs efeitos colaterais mais graves são os que pacientes estejam com alucinações e um tratamento mais especifico é a melhor opção.

  • Palpitações e pulsação acelerada.
  • Pensamentos suicidas, vontade de morrer ou mesmo a tentativa de homicídio.
  • Comportamento extremo agressivo, pensamentos violentos
  • Sensação de agitação e inquietação.
  • Falta de memória e alucinações que causam perigos ao paciente.

O uso de fluoxetina é de forma e doses variadas, dependendo do diagnóstico do paciente. No qual para depressão é indicado 20 miligramas por dia, bulimia nervosa 60 miligramas, transtornos obsessivos e compulsivos com a dosagem variando de 20 a 60 mg ao dia.

Para cada tipo de tratamento esse medicamento é indicado de uma forma diferente, não sendo prescrito uma dosagem para perda de peso se o paciente não tem nenhum problema psiquiátrico ou transtorno neurológico.

Quando Não devo tomar Fluoxetina

A Fluoxetina é contraindicada quando a pessoa já faz uso de algum medicamento inibidor de Monoaminoxidase (IMAO). Sendo assim, antes de iniciar um tratamento com Fluoxetina, suspenda o IMAO e espere, pelo menos, 14 dias. Só assim poderá iniciar um novo tratamento sem problema nenhum.  O uso combinado desses dois medicamentos poderá trazer problemas adversos graves, levando o paciente até a morte.

O medicamento também não deve ser usado por pacientes alérgicos à fluoxetina ou a qualquer um dos seus excipientes. Além disso, ela é contraindicada para mulheres gestantes. E também para mulheres que estão amamentando, pois o cloridrato de fluoxetina é excretado no leite humano. 

Esse medicamento também não pode ser usado, de maneira nenhuma, sem a prescrição médica. Não faça uso sem saber a dosagem correta e se você não tem nenhuma restrição.

É importante salientar que não existem milagres quando o assunto é emagrecer. É preciso uma reeducação alimentar, uma busca por alimentação de verdade associada a exercícios físicos.

A melhor forma para se perder peso, continua a velha e boa dica de se ter uma alimentação saudável, com dietas equilibradas e com a ajuda de substâncias especiais para acelerar o processo de perda de peso. Veja aqui as técnicas para emagrecer rápido e saudável e entenda como é possível perder peso sem precisar sacrificar o seu corpo.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply