Fluoxetina emagrece? Em quanto tempo? Como tomar e para que serve

O cloridrato de fluoxetina é um antidepressivo que se tornou popular por ter o emagrecimento como uma reação adversa. No entanto, os médicos não recomendam o uso desta medicação para a perda de peso, já que não há garantias de que ela aconteça e, em alguns casos, pode acontecer justamente o contrário: o acúmulo de gordura corporal.

O uso de fluoxetina serve para tratar depressão, ansiedade, transtorno disfórico pré-menstrual, irritabilidade e transtornos alimentares como a bulimia nervosa e anorexia. O remédio só pode ser comprado nas farmácias mediante apresentação de prescrição médica.

Fluoxetina emagrece ou engorda?

Não há comprovação científica que garanta que o cloridrato de fluoxetina de 20 mg pode ser utilizado para emagrecer. A bula oficial liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) consta a perda de peso como um efeito colateral. A reação adversa não se apresenta em todos os casos, ela serve somente como um alerta dos laboratórios para os males que o uso do remédio pode ocasionar.

Quem tem prescrição médica para o uso de fluoxetina deve saber que este medicamento não irá necessariamente te fazer perder peso, tudo dependerá de como o seu organismo reagirá à droga.

A fluoxetina é um antidepressivo que age na produção de serotonina do corpo – um hormônio que dá sensação de felicidade e bem-estar. Uma possível consequência é eliminar comportamentos ansiosos como a compulsão alimentar. Algumas pessoas, ao tomar, sentem sensação de saciedade ou falta de apetite, o que também pode facilitar o emagrecimento espontâneo.

Ao contrário disso, há também quem tenha passado pelo processo inverso: o acúmulo de gordura corporal ao iniciar o tratamento com cloridrato de fluoxetina. Essa situação pode ocorrer por conta da alteração hormonal causada pelo antidepressivo.

efeitos colaterais da fluoxetina

Posso tomar fluoxetina para perder peso?

O primeiro motivo para evitar o uso da fluoxetina sem prescrição médica é a falta de comprovação sobre este efeito no organismo, mas também deve-se levar em consideração que a substância antidepressiva pode causar níveis de dependência que são agressivas para o corpo. É preciso que conheça os efeitos colaterais que vão muito além da boca seca ao utilizar Fluoxetina.

Ao invés de investir neste tipo de medicação, deve-se procurar o emagrecimento em métodos mais efetivos como por exemplo suplementos termogênicos naturais ou a consulta com um nutricionista. Confira aqui algumas dicas de alimentos para emagrecer ou então de remédios para emagrecer que garantirão resultados mais eficazes.

Para que serve a fluoxetina?

A fluoxetina deve ser utilizada somente para as indicações que constam na bula oficial. São elas:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Bulimia nervosa;
  • Transtorno disfórico pré-menstrual;
  • Transtorno obsessivo-compulsivo;
  • Irritabilidade;
  • Disforia;
  • Tristeza profunda;
  • Bipolaridade.

A fluoxetina age no organismo retardando a absorção da serotonina no cérebro, que é hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar, muitas vezes literalmente na pele.

A medicação faz com que este segredo da felicidade dure mais tempo no cérebro e, por isso, tira a sensação de insatisfação, incapacidade e outros transtornos de humor.

Ele é indicado para uma série de transtornos químicos e psicológicos que podem afetar a qualidade de vida do paciente. Para tomar o remédio é preciso de receita médica para possibilitar a compra na rede convencional de farmácias.

A Fluoxetina tem dosagem controlada entre 20mg, 10mg ou outras quantidades diferenciadas, uma medida de segurança dado a possibilidade de causar dependência e a gravidade de seus efeitos colaterais.

como emagrecer com fluoxetina

 

Efeitos colaterais

Outro motivo pelo qual se deve ter cautela para o uso deste antidepressivo é por conta dos efeitos colaterais perigosos que a droga oferece.  As reações adversas da medicação  podem ser divididas de duas formas, como: os mais comuns e os mais graves. Os mais comuns são notados diariamente, com mudanças comportamentais e temperamental. E os mais graves, com falta de estimulo para a vida e pensamentos negativos.

Os efeitos colaterais mais comuns são:

  • Mudanças de comportamento;
  • Sensação de agressividade;
  • Dificuldade para dormir;
  • Aumento da irritabilidade;
  • Aumento da sonolência;
  • Disfunção sexual;
  • Falta de apetite sexual;
  • Diminuição da vontade de comer;
  • Tremores;
  • Náuseas.

como tomar fluoxetina para perder pesoOs efeitos colaterais mais graves e menos comuns são:

  • Palpitações e pulsação acelerada;
  • Pensamentos suicidas, vontade de morrer ou mesmo a tentativa de homicídio;
  • Confusão mental;
  • Reação alérgica;
  • Suor excessivo;
  • Comportamento extremo agressivo, pensamentos violentos;
  • Sensação de agitação e inquietação;
  • Falta de memória e alucinações que causam perigos ao paciente.

Como tomar? Posologia

A recomendação mais usual indicada pelos médicos é o da fluoxetina 20 mg, a qual deve ser utilizada uma vez ao dia, de preferência antes de dormir. A posologia é a mais recomendada para pacientes com TOC, ansiedade, depressão ou irritabilidade ou bulimia nervosa.

Nomes comerciais

A fluoxetina pode ser encontrada sob vários nomes comerciais tais como:

  • Prozac;
  • Daforin;
  • Deprax;
  • Eufor;
  • Fluxene;
  • Psiquial;
  • Verotina.

Contraindicações – Quando não tomar?

A Fluoxetina é contraindicada quando a pessoa já faz uso de algum medicamento inibidor de Monoaminoxidase (IMAO). Sendo assim, antes de iniciar um tratamento com Fluoxetina, suspenda o IMAO e espere, pelo menos, 14 dias. Só assim poderá iniciar um novo tratamento sem problema nenhum.  O uso combinado desses dois medicamentos poderá trazer problemas adversos graves, levando o paciente até a morte.

O medicamento também não deve ser usado por pacientes alérgicos à fluoxetina ou a qualquer um dos seus excipientes. Além disso, ela é contraindicada para mulheres gestantes. E também para mulheres que estão amamentando, pois o cloridrato de fluoxetina é excretado no leite humano. 

Esse medicamento também não pode ser usado, de maneira nenhuma, sem a prescrição médica. Não faça uso sem saber a dosagem correta e se você não tem nenhuma restrição.

É importante salientar que não existem milagres quando o assunto é emagrecer. É preciso uma reeducação alimentar, uma busca por alimentação de verdade associada a exercícios físicos.

A melhor forma para se perder peso, continua a velha e boa dica de se ter uma alimentação saudável, com dietas equilibradas e com a ajuda de substâncias especiais para acelerar o processo de perda de peso. Veja aqui as técnicas para emagrecer rápido e saudável e entenda como é possível perder peso sem precisar sacrificar o seu corpo.

Como perder peso sem usar remédio

Se você não possui nenhuma das principais causas para se tomar Fluoxetina, é indicado que procure meios tradicionais ou naturais para perder peso, isso porque essa é a maneira mais natural e que realmente vai ajudar o seu corpo a entrar em forma, você vai sentir bem estar, se sentir feliz e muito mais.

A primeira dica é: faça uma reeducação alimentar, isso porque somente assim você vai aprender a comer da maneira correta, aquela que não vai fazer mal para o seu organismo, vai diminuir o tamanho do seu estômago e proporção da quantidade de comida que você consome.

Além disso, você terá todo o seu corpo se acostumando com o correto recebimento de nutrientes, sejam eles por meio da correta quantidade de fibras, proteínas, carboidratos dosados e muito mais. O seu corpo vai começar a entrar automaticamente em um correto funcionamento.

Outro ponto importante para emagrecer de maneira saudável é nada mais nada menos do que com a prática de exercícios físicos. Não importa qual seja o meio escolhido ou como ele funciona, o importante é você levar o seu corpo para suar, ganhar massa magra e ter muito mais saúde.

Com a prática de exercícios físicos e uma alimentação regular e equilibrada, o seu corpo vai ter muito menos chances de ter doenças cardiovasculares, diminui grandemente as chances de diabetes, pressão alta ou qualquer outra doença mais grave. Tudo isso vai depender também do seu treino e a maneira que realmente vai encarar uma nova alimentação.

É mais indicado ainda que você procure um profissional do ramo, seja um clínico geral, endocrinologista, nutrólogo ou muito mais, ele irá avaliar o seu caso por completo, ele pode te indicar outros métodos mais rápidos ou mais construtivos para perder peso e finalmente chegar ao peso tão desejado.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply