Flexitariano: O Que É? O Que Come? Leia Aqui!

A prática de não comer carne está em crescimento no mundo inteiro, podendo ser por conta da melhora na saúde de quem tem esse hábito diário – sendo comprovado pela ciência -, ou pela luta pelos direitos dos animais – que também tem crescido no mundo inteiro.

Independente do motivo, você já pensou em apenas reduzir o seu consumo de carne semanalmente? É isso que os flexitarianos têm como hábito. Leia, aqui, informações completas sobre esse estilo de vida.

O que é o flexitarianismo?

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Esse é um hábito de comer carne em menos de três refeições semanais, que, geralmente, costuma ser branca. A prática é chamada por muitos de “vegetarianismo distorcido”, no qual ainda há o consumo de alimentos advindos de animais, como leite, queijos e outros.

Esse tipo de alimentação foi desenvolvida na década de 90, nos EUA. Quem popularizou o modo de se alimentar assim foi Dawn Jackson Blatner, especialista no assunto, autora do livro A Dieta Flexitariana.

No entanto, ainda assim, é preciso que as pessoas que adotam esse modelo de consumo de alimentos tenham a atenção na falta de alguns nutrientes no organismo, como é o caso da vitamina B12 e do ferro também. Porém, esses itens são facilmente suplementados com consumo de cereais e outras fontes de proteínas.

os praticantes desse estilo de vida costumam ter em seu cardápio o consumo livre de frutas e legumes sem a exclusão da carne, sendo muito comum que se perca muito peso com esses hábitos alimentares e se ganhe menos chances de doenças cardíacas, diabetes e, em casos mais graves, alguns tipos de câncer.

É válido lembrar que esses benefícios só começam a surgir a longo prazo, não adiantando ficar uma semana sem comer carne e esperar que o seu corpo esteja super saudável e com mais qualidade.

A Flexitarianismo causa muita polêmica pela comunidade vegetariana, principalmente porque ainda há o consumo de carne, o que é super abolido aqueles. Ela pode ser classificada mais como uma adequação alimentar do que comparada ao vegetarianismo e suas variedades.

Alimentos permitidos na dieta flexitariana

Nessa espécie de dieta, é preciso adicionar alguns alimentos e diminuir a quantidade de carne consumida – veja, abaixo, quais são:

  • Lacticínios: queijo branco, leite e iogurte;
  • Legumes e vegetais: é indicado consumir itens hidropônicos;
  • Grãos: são itens que podem ser consumidos em quantidades grandes, como chia, aveia, gergelim e linhaça;
  • Nova carne: são os alimentos que substituem os nutrientes da carne e que são essenciais para o organismo, como tofu, feijão, sementes, ovos e lentilha;
  • Pimenta e temperos: vários deles aceleram o metabolismo e ajudam no emagrecimento.

Variação da dieta: versão VB6

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Desenvolvida como uma outra versão do flexitarianismo, ela foi criada por um norte americano, tendo esse nome de “VB6” por significar vegan before 6, ou seja, a pessoa é vegetariana até as 18h da tarde, depois disso, pode consumir quaisquer alimentos que desejar.

É uma dieta um pouco incompreensível, porém há quem diga que este cuidado específico com a alimentação pode ajudar a diminuir índices de diabetes e a perder até 15% do peso.

Independente de qual modelo você escolha para incluir na sua alimentação, é indicado conversar com um médico especialista antes, pois somente ele poderá indicar restrições alimentares, alimentos específicos e formas de suplementação adequadas.


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