Farinha de coco – Benefícios e Propriedades: Como usar?

Confira aqui quais são os benefícios comprovados cientificamente da farinha de coco, a tabela nutricional e 3 receitas low carb incríveis para fazer em casa

A farinha de coco é cheia de benefícios para a saúde. O alimento é considerado funcional pelos nutricionistas, devido à alta quantidade de nutrientes e fibras presentes nele – há cerca de 60g em somente 100g de amostra.

Ao contrário do que se possa pensar, a farinha de coco pode ser substituída pela de trigo sem pesar no bolso, afinal, conforme mostra a pesquisa da Universidade Federal do Maranhão¹ (UFM), as receitas que usam esse alimento são somente R$ 1,00 a R$ 2,00 mais caras que as tradicionais, mas possuem o dobro de valor nutricional.

farinha de coco

Os 6 Benefícios da farinha de coco

Abaixo, seguem as situações nas quais a farinha de coco é boa para o consumo, conforme é previsto por estudos que comprovam os benefícios desse alimento para a saúde.

1 – Controla o colesterol

Um estudo publicado na Asian Journal of Food and Agro-Industry² comprova que a alta quantidade de fibras da farinha de coco torna-a uma aliada no controle do colesterol, uma vez que diminui a absorção de gorduras.

Isso quer dizer que o consumo regular do alimento contribui diretamente para a prevenção de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, o infarto ou a hipertensão arterial.

2 – Previne a diabetes

A farinha de coco possui um índice glicêmico menor do que as farinhas feitas de cereais – como as de trigo, arroz, centeio ou aveia. Isso quer dizer que, ao ser consumida, a de coco libera o açúcar na corrente sanguínea de forma lenta e gradativa, mantendo a curva glicêmica estável, sem picos. Também, possui menos carboidratos que as outras farinhas citadas.

Para quem é diabético ou pré-diabético, esse é um alimento a ser incluso no cardápio. Os demais também podem se beneficiar dessa característica, uma vez que o baixo índice glicêmico é sinônimo para controle da fome.

Oficialmente, esse tipo de farinha entrou para a lista de alimentos dietéticos após confirmações do seu potencial de prevenção à diabete mellitusfeitas por um estudo publicado na Innovative Food Science³.

3 – Previne o câncer de cólon

O câncer de cólon mata cerca de 112 mil pessoas anualmente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (4). A principal forma de prevenção, de acordo com a instituição, é o consumo regular de fibras, estimado em porções diárias de 12 g.

Consumir duas colheres de sopa de farinha de coco diariamente equivale a 1/4 do recomendado para a manutenção do cólon e reto saudáveis, contribuindo para a prevenção desse tipo de câncer silencioso.

4 – Ajuda a emagrecer

A maior parte dos alimentos que levam coco são termogênicos – aliás, é provável que você já tenha escutado sobre os potenciais emagrecedores do óleo de coco ou do leite de coco. Pois bem, a farinha de coco entra para o rol das comidas “amigas” das dietas.

No caso específico da de coco, ela ajuda a deixar a pessoa saciada por mais tempo devido a presença de gorduras boas e fibras, minimizando a quantidade de açúcar necessário (por já ser naturalmente doce) e acelerando o metabolismo. Isso acontece por conta da alta quantidade de ácidos graxos de cadeia média presentes na farinha, os quais estimulam o funcionamento do fígado.

Na medida que o fígado passa a ser mais requisitado, o corpo acaba precisando encontrar outras formas de retirar energias para as demais funções vitais. Para isso, o organismo recorre aos estoques – sim, as famosas gordurinhas localizadas!

5 – Regula o intestino

O consumo regular de fibras é um santo remédio para quem sofre de prisão de ventre, a qual, aliás, é uma das doenças mais comuns em todo o mundo! Assim, a farinha de coco, se acompanhada de frutas, iogurtes e muito líquido (senão não adianta nada), pode transformar o relógio biológico do seu intestino.

Se você sofre desse mal, confira, também, a lista de alimentos que regulam o intestino.

6 – Isenta de glúten

Quem possui a doença celíaca precisa ficar, obrigatoriamente, longe dos alimentos que contêm glúten. Adaptar-se à restrição pode tornar muito difícil a vida dos celíacos, por isso, alimentos de fácil aquisição, como a farinha de coco, são quase uma benção: ela substitui a farinha de trigo, sem prejuízos ao bolso e à saúde.

[ VEJA TAMBÉM: lista de alimentos zero glúten]

Tabela nutricional

Veja, na tabela abaixo, as propriedades para uma porção de 14 g de farinha de coco (1 colher de sopa):

  • Calorias: 62 kcal;
  • Carboidratos: 8,5g;
  • Fibra alimentar: 5,5 g;
  • Proteínas: 2,5g;
  • Gorduras totais: 2g;
  • Gorduras saturadas: 1,9g;
  • Sódio: 25 mg.

Como fazer farinha de coco caseira

Para fazer farinha de coco em casa, é preciso realizar o seguinte passo a passo:

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de coco ralado fresco;
  • 1 1/2 de água quente.

Modo de preparo:

  1. Coloque o coco ralado em um recipiente e despeje a água quente por cima;
  2. Deixe descansar por 15 minutos;
  3. Bata a mistura no liquidificador;
  4. Coe com uma peneira ou pano fino, espremendo bem para retirar o excesso de água e gordura;
  5. Coloque a polpa que restou em uma travessa de vidro;
  6. Leve ao forno a 100°C por 3 a 4 horas;
  7. Retire do forno quando notar que a polpa transformou-se em farinha – ela deve estar bem solta e com tonalidade amarelada;
  8. Leve, ainda quente, a farinha para o liquidificador;
  9. Armazene em um pote, preferencialmente, vedado.
  10. O líquido extraído é o leite de coco, que deve ser armazenado na geladeira e consumido em até 4 dias. Como ele você também pode fazer várias receitas como vitaminas, smoothies, puro ou usá-lo como substituto do leite de vaca em qualquer receita.

como fazer farinha de coco

Receitas low carb com farinha de coco

Descobriu-se, mediante estudo da UFM, que os altos valores de fibras da farinha de coco fazem com que ela absorva mais água e aumente o rendimento da comida. Por isso, as proporções desse tipo de farinha costumam a ser de 30g a 50g menores do que as versões tradicionais.

Abaixo, confira algumas receitas que substituem a farinha de trigo pela de coco. A maior parte delas faz parte da lista de receitas low carb.

Bolo com farinha de coco

O bolo com farinha de coco, em comparação com as receitas que fazem uso da farinha branca tradicional, apresenta economia de 34,1 kcal e menos 28,5g de carboidrato.

O colesterol total, no entanto, fica um pouco maior, devido às gorduras naturais do coco. Essas, no entanto, não são tão maléficas para o coração, já que ajudam, em alguma medida, a aumentar as gorduras boas (HDL).

bolo com farinha de coco

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de farinha de coco;
  • 4 ovos;
  • 1/2 xícara de chá de leite de coco;
  • 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 1 colher de chá de fermento em pó.

Modo de preparo:

  1. Separe as claras das gemas e bata-as até ficar no ponto de neve;
  2. Bata, em uma vasilha, as gemas com o açúcar e o óleo de coco;
  3. Adicione o leite aos poucos, batendo sem parar;
  4. Misture a farinha de coco e mexa-a suavemente até incorporar;
  5. Misture a clara em neve com cuidado, até virar uma massa homogênea;
  6. Inclua o fermento em pós, misturando sem bater;
  7. Coloque a mistura em uma assadeira, devidamente untada;
  8. Asse em forno médio (180°C pré aquecido) por 30 minutos.

Pão com farinha de coco

Conforme pesquisa referenciada, o pão caseiro com farinha de coco apresenta redução de 60 kcal em relação ao pão caseiro tradicional. A quantidade de carboidratos também é menor, em 9,9 gramas.

pão de farinha de coco

Ingredientes:

  • 6 ovos;
  • 1/2 xícara de óleo de coco;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 1/2 colher de chá e sal;
  • 3/4 de xícara de farinha de coco;
  • 1 colher de chá de fermento em pó.

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C;
  2. Forre, com papel manteiga, uma forma de pão média ou pequena;
  3. Misture, em uma tigela, a farinha de coco com o fermento e reserve;
  4. Bata, em um recipiente fundo, os ovos com o óleo, o mel e o sal, até obter uma mistura homogênea;
  5. Junte a farinha com o fermento à mistura, até formar uma massa;
  6. Despeje a massa mole na forma e leve ao forno;
  7. Mantenha no forno por 1 hora e 10 minutos;
  8. Retire e deixe descansar em um local morno.

Panquecas

A panqueca é a receita que apresenta maior redução no valor calórico do alimento, afinal, a preparação com farinha de coco reduz em até 168 kcal e contém quase 30g de carboidratos a menos do que a versão convencional.

panquecas com farinha de coco

Ingredientes:

  • 1 ovo;
  • 1 colher (sopa) de farinha de coco;
  • Água;
  • 1 colher (chá) de fermento em pó.

Modo de preparo:

  1. Misture todos os ingredientes em um recipiente, sendo o último deles o fermento;
  2. Aqueça uma frigideira com um fio de óleo;
  3. Espalhe a massa com cuidado pela frigideira;
  4. Tampe;
  5. Espere dourar dos dois lados, virando com cuidado;
  6. Recheie como quiser.

Referências utilizadas neste conteúdo:

¹ UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Elaboração de preparações de consumo comum utilizando a farinha de coco como substituto total do trigo. 2016. Disponível em: https://rosario.ufma.br/jspui/handle/123456789/912

² ASIAN JOURNAL OF GOOD AND AGRO-INDUSTRY. Use of coconut flour as source of protein and dietary fibre in wheat bread. 2009, v2, 382-391. Disponível em: http://www.thaiscience.info/Journals/Article/AFAI/10850117.pdf

³ INNOVATIVE FOOD SCIENCE & EMERGING TECHONOLOGIES. Dietary fiber from coconut flour: a functional food. 2006, v.7., 309-317. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1466856406000452

4 ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Colerectal cancer. 2014. Disponível em: https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=11761:colorectal-cancer&Itemid=41765&lang=pt


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário