Farinha de Berinjela – O que é e para que serve?

A farinha de berinjela ainda é pouco comum no mercado, porém tem sido procurada por ajudar na perda de peso e a combater o colesterol alto.

Saiba como consumir esta farinha e a lista de benefícios que ela pode proporcionar.

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Ela te ajuda a Emagrecer

emagrecimento-150x150A farinha de berinjela contém alta quantidade de fibras (40% de sua composição) que, quando chegam ao estômago, se expandem e dão a sensação de saciedade. Ou seja, ela faz com que você coma menos.

O segundo potencial de emagrecimento da berinjela é a diminuição da quantidade de gordura na região abdominal. Isso acontece porque a fibra do legume, ao chegar no estômago, retarde o processo de digestão da glicose dos demais alimentos ingeridos na refeição.

Esse processo mais lento também é o responsável por garantir que não haja picos de glicemia, o que pode ser interpretado pelo cérebro como alerta de fome.

Além de tudo, a farinha de berinjela não é mais um daqueles alimentos que ajudam a emagrecer roubando energias do seu organismo, ela faz justamente o contrário: a niacina – vitamina do complexo B – presente no legume é capaz de produzir boas quantidades de energia para o corpo, suprindo as necessidades energéticas.

Estudos comprovam sua eficiência

certificado-150x150Estudos realizados pelo Instituto de Nutrição da UFRJ comprovam a capacidade do alimento. O experimento analisou mulheres de 30 a 45 anos que estavam consumindo menos calorias do que as necessárias (dieta hipocalórica).

Somente algumas das voluntárias se alimentaram com suprimentos diários de farinha de berinjela.  Após um período de 60 dias, aquelas que fizeram o uso do alimento tiveram o dobro da perda de peso daquelas que não o realizaram.

É importante salientar que a farinha não deve ser usada como um alimento base para dietas e sim para potencializar os efeitos de estratégias alimentares balanceadas que buscam a perda de peso.

Farinha de Berinjela Evita Diabetes

diabetes-150x150Alimentos ricos em fibras aumentam o tempo de digestão dos alimentos fazendo com que existam menos picos glicêmicos na corrente sanguínea, prevenindo assim a diabetes.

A farinha tem cerca de dez vezes mais fibras do que a berinjela pura, o que também ajuda no funcionamento do intestino. Por isso, seu consumo é até melhor do que o consumo do próprio fruto, do suco ou do chá.

Diminui o Colesterol

coração-150x150A presença das fibras da berinjela deixam os alimentos mais molhados no bolo alimentar, o que ajuda no bom funcionamento do intestino. Com isso, excesso de colesterol ao invés de permanecer no intestino até ser absorvido acaba sendo eliminado através das fezes.

Além disso, a berinjela é rica no “colesterol bom” o HDL (High DensityLipoprotein), que promove a retirada do colesterol LDL (LowDensityLipoprotein).

Caso  haja muito LDL no organismo, este pode se acumular nas veias e causar casos de aterosclerose (entupimento de vasos sanguíneos).

Farinha de Berinjela Combate o Câncer

cancer-150x150A casca da berinjela é roxa porque está cheia de antioxidantes. Estas substâncias são excelentes para combater a oxidação excessiva das células que, com o tempo, podem acarretar no mal funcionamento delas, situação que torna suscetível criação de cânceres.

A função antioxidante ainda combate os radicais livres, elementos que aceleram o envelhecimento das células e que também podem desencadear quadros cancerígenos através da danificação das partículas.

A farinha de berinjela, por se utilizar da casca do legume, não desperdiça os antioxidantes em que outras receitas é rejeitada.

Propriedades Da Farinha De Berinjela

As propriedades da farinha de berinjela são muito variadas, contém vitaminas do complexo B e A e é fonte de cálcio e ferro.

Porção de 100 gQuantidade por Porção% VD
Valor calórico25kcal = 250kj1%
Carboidratos5g2%
Proteínas1,5g2%
Gorduras totais, das quais:0g***
Gorduras saturadas0g***
Gorduras trans0g***
Fibra alimentar3,5g4%
Sódio0mg***
Magnésio18mg6%

Como e Onde Usar a Farinha De Berinjela

Receita-BerinjelaO recomendado pelos nutricionistas é que a farinha de berinjela seja consumida de uma até quatro colheres de sopa por refeição, variando de acordo com as necessidades da pessoa.

Caso seja consumida em cápsulas, o ideal é que sejam administradas antes das refeições para diminuir o apetite.

A farinha de berinjela também pode ser acrescentada no momento da produção de qualquer receita: massas, tortas, bolos ou sucos sem alterar o sabor dos alimentos, pois ao ser desidratada para produção da farinha, se perde o amargor natural do legume.

Riscos do Consumo

A ingestão de farinha de berinjela deve estar sempre associado ao bom consumo de água (de 1,5 a 2 litros por dia), pois a quantidade de fibra do alimento, se ingerida em grandes quantidades, pode causar constipação intestinal.

 

Você já tinha ouvido falar na farinha de berinjela? Se não, agora você sabe que ela é muito benéfica, então que tal experimentá-la? Ela pode até parecer estranha a primeira vista, mas não tem sabor amargo, pelo contrário, é bem neutra. Vale a pena incluí-la na alimentação!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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Um Comentário

  1. Marlisa Ferreira Furtado

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