Farinha de Aveia – Tabela Nutricional, seus 7 principais Benefícios e as 3 melhores receitas

Confira aqui quais são os 7 principais BENEFÍCIOS da farinha de aveia, como consumir corretamente e as 3 melhores receitas para incluí-la no cardápio!

A farinha de aveia é um alimento rico nutricionalmente, considerado um super alimento devido a alta quantidade de fibras solúveis que possui. O alimento contém uma série de benefícios para a saúde, como a redução do colesterol, manutenção do peso e o estímulo do sistema imunológico.

Tabela Nutricional

Em uma colher de sopa (10g) de farinha de aveia encontram-se  as seguintes propriedades:

  • Calorias: 38 kcal;
  • Carboidratos: 6,6g;
  • Proteínas: 1,28g;
  • Gorduras totais: 0,76g;
  • Gorduras saturadas: 0,46 g;
  • Fibra alimentar: 0,46 g;
  • Sódio: 0 mg.

farinha de aveia tabela nutricional

Benefícios da farinha de aveia

Abaixo, segue os 3 principais benefícios da aveia para a saúde.

1 – Ajuda a emagrecer

De acordo com uma pesquisa publicada no Arquivo de Ciências da Saúde da Unipar¹,  que avaliou a suplementação de farinha de aveia em ratos, as fibras insolúveis presentes no alimento ajudam a reduzir o acúmulo de gordura abdominal e o ganho de peso, mesmo sem diminuir a quantidade de alimentos consumidos. Isto é, o produto pode ser usado como uma substituição inteligente para quem segue dietas com finalidade de emagrecimento.

2 – Regula o intestino

Por conta da grande quantidade de fibras solúveis, a farinha de aveia (bem como suas outras vertentes) ajuda a regular o intestino, mantendo o bolo fecal umedecido. No entanto, para que o efeito funcione é preciso fazer, também, a ingestão regular de líquidos, preferencialmente, de água. Já falamos o porquê no conteúdo sobre tomar água regularmente. 

3 – Reduz o colesterol

Conforme demonstram estudos, o farelo de aveia e de soja são capazes de reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue em torno de 5 a 15%, para quem as consome regularmente. Ao controlar esses fatores, o alimento torna-se um aliado na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes.

A efetividade do uso da aveia no controle do colesterol é tanto que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)² autorizou, desde o começo dos anos 2000, que as embalagens do alimento propagandeiem a ideia de um coração saudável. Portanto, relaxe! A propaganda não é enganosa.

4 – Controla a fome

A fibra alimentar, ao chegar no estômago, libera uma espécie de gel que torna a absorção dos alimentos mais lenta. Na prática, isso faz com que a sensação de saciedade seja prolongada, minimizando a vontade de comer sem parar.

5 – Minimiza a depressão

Na aveia há presença de triptofano, substância que proporciona sensação de relaxamento e é  responsável por fazer com que o corpo consiga adormecer. Somado à quantidade de vitaminas do complexo B e magnésio, a farinha de aveia torna-se  um verdadeiro estimulador dos “hormônios da felicidade“, como a noradrenalina, serotonina e dopamina.

6 – Fortalece o sistema imunológico

A betaglucana presente nesse tipo de alimento melhora a resposta imunológica do organismo, mantendo o corpo menos vulnerável à infecções e tornando o sistema de defesa mais eficaz no tratamento de inflamações.

7 – Previne a diabetes

A grande quantidade de carboidratos no cardápio é um dos principais terrores para quem tem histórico de diabetes na família. Afinal, a doença silenciosa é cada vez mais comum, pois que está relacionada com os hábitos alimentares, muito focados na ingestão de carboidratos simples.

Ao substituir a farinha de trigo tradicional (riquíssima em carboidratos) pela de aveia, diminui-se a quantidade de gordura e mantém-se a glicose no sangue equilibrada, sem os picos de energia que favorecem o desenvolvimento da diabetes.

Como fazer farinha de aveia

Fazer a farinha em pó em casa é mais barato que comprá-la pronta. A vantagem, no entanto, vai além do bolso, já que para prepará-la basta bater um pacote de aveia em flocos no liquidificador até virar um pó.

Nos supermercados tradicionais, o preço médio das caixas com 500 g farinha de aveia são de R$ 7,80 a R$ 15,00.

farinha de aveia como fazer

Como substituir?

A farinha de aveia retém mais água, portanto,rende mais do que a farinha de trigo tradicional. Desse modo, para substituir a farinha de trigo das receitas basta considerar 15g a 30g a menos que as instruções originais.

Quanto consumir por dia?

A Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos e pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos³, Melicia Cintia Galdeano, recomenda o consumo diário de 1/2 xícara de aveia.  A obteção, segundo a especialista, pode ser feita de forma fracionada, com a ajuda de pães, iogurtes e outras receitas que a incluam.

3 melhores receitas com farinha de aveia

A farinha de aveia pode te ajudar a conquistar uma dieta mais saudável, já que pode ser incluída em várias receitas sem perder o sabor, nem a consistência dos pratos tradicionalmente feitos com farinha de trigo.  Veja, no link, como fazer bolo de banana, pão low carb, mingau e hambúrguer em casa sem complicações!

[ CONFIRA COMO FAZER AS RECEITAS COM FARINHA DE AVEIA]


Referências utilizadas neste conteúdo:

¹ ARQUIVO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIPAR. Efeitos da suplementação com farinha de soja, fibra de trigo e
farinha de aveia sobre variáveis bioquímicas e morfométricas em ratos wistar. Disponível em: http://www.revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/2534/1978

² AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Gerência Geral de alimentos. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/

³ GALDEANO, Melicia. Aveia, uma escolha saudável. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/957168/1/2012301.pdf


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário