Os 5 melhores exercícios nas costas para alongar e aliviar a dor

As costas são uma região delicada do corpo e, por isso, existem inumeras pessoas que diariamente reclamam de dores nessa região. Muitos médicos afirmam que os exercícios para as costas podem ofertar benefícios aleatórios para a região, que vão além da melhora de sua postura ou equilíbrio, podendo citar principalmente o fortalecimento e redução das lesões.

Esses exercícios para as costas oferecem melhorias intensas no corpo, afinal, as costas seriam basicamente a base do corpo, promovendo seu equilíbrio. Assim, conforme realiza os exercícios voltados para essa região é possível garantir que o seu fortalecimento ocorre, promovendo ainda maior definição e evitando que a pessoa sofra com dores constantes na região pela falta de movimentos ideais.

Obviamente que existem exercícios específicos para essa região, por isso não se deve realizá-los sem orientação de um preparador físicos, pois assim pode fazer o exercício corretamente e sem riscos de lesões. Veja os exemplos de exercícios.

1 – Exercício “Anjos da Neve” 

O primeiro exercício para a região das costas é feito com a ajuda do seu próprio peso, sendo conhecido como “Anjos da Neve”, mas inverso. Para fazê-lo deve se deitar no chão de bruços e balançar os braços até que as mãos chegam em sua cabeça. Seria basicamente fazer o polichinelo deitado e sem mexer os seus pés.

Entenda que não são todas as pessoas que conseguem alcançar sua cabeça com as mãos, o que é comum. Para continuar tendo a certeza de movimentar toda a região das costas basta que leve os braços até o máximo que conseguir e com o tempo tende a alcançar a cabeça e até mesmo, acrescentar peso em suas mãos.

exercicio anjo na neve

2 – Curvatura do quadril

Todos os exercícios dessa lista são ideais para você que não tem tempo para ir até a  academia e por isso, precisa fazê-los em sua casa. Assim, esse exercício é feito a partir da curvatura do corpo com ajuda do quadril e com isso pode não apenas aumentar a flexibilidade da região, como fortalecê-la, evitando diversas lesões.

Para fazê-lo fique de pé com o corpo reto e as pernas abertas. Coloque as mãos nos quadris e então puxe os ombros para trás, com o objetivo de contrair todos os músculos das costas. Depois, incline a parte superior do corpo para frente, e até ficar paralelo ao chão. Então volte a posição inicial e, repita os movimentos.

3 – Super Homem

Conhecido como o exercício do super homem, esse é um dos exercícios para as costas mais feitos nas academias funcionais, pois realmente tende a favorecer a musculatura da região, evitando lesões na mesma. Para fazê-lo se deite no chão de bruços, estique os braços e suas pernas (deixe suas mãos viradas para baixo).

Depois de fazer isso, será preciso levantá-los do chão, mantendo-os retos e sem movimentar o tronco. O ideal é tentar elevar ao máximo a parte da frente, onde será possível esticar ainda mais as costas, promovendo bons resultados. Aliás, é possível esticar um lado de cada vez até que consiga fazer o exercício completo.

Super Homem

 

4 – Exercício da Cobra 

Os movimento da Yoga são, sem dúvidas, um dos mais interessantes para quem deseja não apenas aumentar a musculatura das suas costas, como também tem o interesse de elevar a sua saúde, evitando riscos de lesões. Neste sentido, esse é um dos exercícios mais comuns nessa modalidade, conhecido como a “cobra”.

Para fazer deve se deitar de bruços no chão e então começar a elevar o tronco a ponto dos braços servirem de apoio. Estique bem os braços, deixando o tronco bem elevado. Depois, basta olhar para cima, formando uma espécie de curva a partir da região das costas e o restante do corpo. Repita o exercício várias vezes.

exercicio da cobra

5 – Deslizamento na parede

Esse não é apenas um exercício comum em academias funcionais, como até nas tradicionais. Trata-se de um exercício prático, que pode ser feito tanto ao usar o seu peso corporal, como também ao acrescentar outros pesos, dificultando sua movimentação, e claro, melhorar os resultados sobre a definição de suas costas.

deslizamento na parede

Para fazer o exercício deve-se encostar na parede, deixando o corpo reto, depois é preciso deslizar o seu corpo, ao ponto de manter seus joelhos em um ângulo de 90º. Seria basicamente o movimento de sentar-se em uma cadeira. Mantenha a posição por um tempo, depois volte a posição inicial. Repita várias vezes.

Comece a executar os exercícios para as costas, reduza suas dores nesta região.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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