Exercícios Indicados para Lombar – Benefícios e Cuidados Necessários

As pessoas que praticam atividades físicas sempre estão preocupadas com um corpo bonito e um abdômen sarado, bem como estar fisicamente bem. Porém, acabam esquecendo de um dos principais – se não o principal – componente do nosso corpo: a lombar.

A região lombar é responsável pela estabilidade do corpo e  por dar suporte à core, que é composta principalmente pelos músculos oblíquos, dando sustentação e estabilidade para que possamos desenvolver o fortalecimento abdominal e para que possamos andar na posição ereta.

A lombar serve como a musculatura alicerce do corpo, ela é a musculatura antagonista do abdômen. Ambos fazem um trabalho conjunto para manter a posição em pé, nesse caso, se a lombar não estiver fortalecida, o abdômen não terá o mesmo desempenho e vice versa, já que um completa o outro.

Sabendo um pouco sobre a função importante da lombar, aprenda, neste artigo, como fazer exercícios específicos para a lombar, bem como os benéficos e os cuidados a serem tomados. Descubra tudo, só aqui no Quero Viver Bem!

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[VEJA TAMBÉM: DOR NA LOMBAR – O QUE PODE SER?]

Principais Exercícios de Lombar

Existem vários exercícios para a lombar. Abaixo, estão listados os três principais que são muito eficientes e que podem melhor muito a sua lombar e as suas dores .

  • Oblíquo em pé com halter: para realizar esse exercício, o praticante deve se manter em pé com as pernas afastadas e segurando um halter. Em seguida, fazer uma flexão de tronco, lateralmente, tentando chegar com o halter próximo ao joelho e retornando depois ao ponto inicial.  Séries de 3×15 repetições;
  • Flexão lombar sentado: fique sentado em um banco ou uma cadeira, coloque as duas mãos na nuca e, lentamente, vá realizando um movimento levando esse tronco no sentido do chão, como se fosse fazer um abdominal superior,  e depois suba lentamente. Séries 3×12 repetições;
  • Flexão lombar deitado: fique deitado de barriga para baixo com os braços e as pernas bem estendidos e realize o movimento de flexão lombar movendo o tronco e as pernas para cima. Se tiver dores fortes na lombar devido à inflamação, faça o mesmo exercício em isometria, apenas segurando na posição de elevação por um período de 30 segundos. Séries 3X10 repetições.

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Quais os cuidados ao fazer exercícios para lombar?

O principal cuidado ao fazer o exercício para a lombar é saber qual é o tipo correto para cada momento. Se a lombar estiver inflamada, o melhor é fazer os exercícios isométricos para não piorar a inflamação.

Conforme ocorra a diminuição da inflamação e das dores, procure executar exercícios que sejam mais dinâmicos e com movimentos. A opção de exercícios mais complexos só deve ser feita quando sua lombar estiver bem forte, pois para toda ação, há uma reação – ou seja, quanto mais complexo for o exercício, mais ele ativa a lombar, porém o risco de lesão também aumenta.

Quais os benefícios do fortalecimento da lombar?

A musculatura da lombar é exigida e acionada em quase todos os movimentos que fazemos. Ela auxilia na sustentação da coluna e da postura. Quando a região não está fortalecida, o corpo compensa e sobrecarrega outras partes, por exemplo, joelhos. A curto prazo não se vê diferença, mas a longo prazo pode haver o desenvolvimento de hiperlordose e inflamações doloridas, como lombalgia.

Ao contrário do que todos fazem, deixando a lombar sem treino, um tronco forte otimiza o treinamento de outras regiões, potencializando e executando o movimento de uma forma mais correta.

Uma lombar fortalecida pode, por exemplo, aguentar a sobrecarga de peso para o desenvolvimento de membros inferiores ou superiores.

Dica: treine lombar e seu corpo irá agradecer. Seu desenvolvimento será maior, seus ganhos potencializados e suas dores crônicas menores!

Gostou? Então, confira, também, Alongamento para lombar – Os 4 principais alongamentos para aliviar dor e evitar lesões!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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