Exercícios de força: para que servem? Como fazê-los?

Veja aqui os principais exercícios de força indicados, como fazer cada um deles da maneira correta, imagens ilustrativas e muito mais.

A preocupação com a estética e com a saúde vem aumentando cada vez mais! Mas, ao mesmo tempo, as pessoas não dispõe de muito tempo para ir à academia ou praticar outro esporte/atividade.

Se você deseja definir sua musculatura, ganhar massa e resistência física, mas não tem tempo para isso, saiba que encontrou uma solução! Neste post, te ensinaremos alguns exercícios que podem ser feitos aí mesmo em sua casa, e que te ajudarão nisso.

Mas, vale lembrar que é essencial uma orientação profissional (geralmente, feita pelo orientador físico), e a prática dentro dos seus limites corporais: não exagere, e respeite sempre os seus próprios limites!

O que são exercícios de força?

A força muscular é definida como a capacidade de um músculo realizar um determinado movimento. Quanto maior for a força muscular, maior a capacidade e amplitude de realização deste.

Os exercícios que trabalham este aspecto, não estão só relacionados com a capacidade de aumento de força, como também estética!

Isso ocorre porque quanto maior a atividade de um músculo, maior será o seu tamanho: ele precisará “crescer” para suportar a nova carga a que está exposto – a esse processo, chama-se de hipertrofia.

exercicio de força

Para que servem?

Como já lhe dissemos, estes exercícios aumentam não só a força, como também o tamanho do músculo e a sua definição. Saiba em quais situações você poderá realizar estas práticas:

  • Definição muscular: quando se deseja definir músculos.
  • Hipertrofia: muito relacionado com a questão estética, a hipertrofia dá um aspecto de “músculo grande”, sendo o que muitos homens almejam atualmente.
  • Aumento da força muscular: se o seu trabalho, ou outro esporte demandam uma grande força e amplitude de movimento, você poderá investir nestes treinos.
  • Fortalecimento muscular: em casos de dores que indicam enfraquecimento muscular, gradativamente poderão ser implantados estes exercícios.

E não se esqueça: busque sempre uma recomendação e avaliação profissional, de modo a evitar que os danos sejam maiores que os benefícios!

Principais exercícios

Você deve estar se perguntando em quais exercícios deverá investir, não é mesmo? Conheça alguns deles!

1 – Agachamento livre

Como fazer o agachamento livre?

É um exercício simples, e que consiste em agachamento com peso. Deve ser feito com muito cuidado e postura, de modo a não prejudicar a estrutura óssea e muscular principalmente das costas.

Pode ser feito em casa,pode ser feito apenas com o peso do corpo, se quiser adicionar peso , você precisará apenas de uma barra ou qualquer outro tipo de peso. Este exercício trabalha coxa e glúteos.

2 – Flexão de joelhos

Como fazer flexão de joelhos?

Também será feita com peso, e pode ser adotada em seu treino caseiro. O peso deverá ficar sobre a parte posterior da perna, próxima aos pés, enquanto a flexão é realizada.

A maioria dos músculos do membro inferior estarão sendo trabalhadas neste momento: perna, coxa e glúteos.

3 – Supino

Como fazer o supino em casa?

Talvez este seja um dos exercícios mais famosos das academias, principalmente pela estrutura que trabalha: peitoral (não por acaso, um dos maiores objetivos estéticos de quem busca uma academia).

Ele exige um peso, que será aumentado gradativamente. O indivíduo estará deitado, e deverá elevar este peso na altura de seu peito.

É essencial que a postura seja mantida, e também, que você escolha apenas o peso que suportará, para evitar que este caia sobre você mesmo, ou lese os seus músculos.

4 – Crucifixo

Como fazer o exercício crucifixo corretamente

É um dos exercícios que mais trabalha o braço, e portanto, também será um dos mais “queridinhos” das academias.

A posição será deitada sobre estrutura adequada, com os braços e pernas livres. Deverá ser feito com o peso, um movimento de abertura e fechamento dos braços.

5 – Puxador alto atrás

Como fortalecer os braços facilmente

Se o seu objetivo é trabalhar as costas, existe um aparelho específico nas academias, em que você puxará uma barra com os braços, na altura do pescoço (posteriormente, é claro).

Além da definição dos músculos e sua hipertrofia, é um exercício recomendado para pacientes que possuem muita lombalgia (dores nas costas), condição ocasionada principalmente pela fraqueza muscular.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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