A aplicação de varizes – cirurgia conhecida como escleretopia – tem uma recuperação rápida. Por conta disso, qualquer tipo de exercício físico é permitido no dia seguinte ao procedimento, sem nenhuma restrição.
Ainda assim, há alguns médicos que sugerem manter repouso de dois dias, para prevenir qualquer situação inesperada. Contudo, vale a pena conferir com um professional especializado se, em suas condições de saúde, o exercício no dia seguinte é, de fato, seguro.
Além disso, quem quiser começar os exercícios o quanto antes do pós-cirúrgico precisa lembrar-se de não tirar a cinta de retenção e nem de expor ao sol a região tratada.
Navegue Pelo Conteúdo
Exercícios após a aplicação de varizes fazem bem?
Quem tem o aval para praticar exercícios físicos após a cirurgia de varizes deve manter uma rotina com bastante atividades, incluindo, de preferência, as atividades aeróbicas de baixo impacto, como ciclismo ou hidroginástica.
Para as cirurgias minimamente invasivas – que vêm sendo cada vez mais adotadas no campo médico, segundo pesquisas¹ -, a única recomendação dos médicos é diminuir a carga de exercícios, para não sobrecarregar os vasos sanguíneos.
A prática de atividades físicas regulares após o tratamento das varizes ajuda a manter o sistema circulatório em movimento e, também, estimula a produção de novas células sanguíneas, evitando, assim, a formação de coágulos ou as obstruções nas veias.
Inclusive, quem tem tendência a ter varizes e varicoses tem a atividade física como uma forte indicação, visto que tais problemas são habitualmente causados pelo sedentarismo e pela má circulação do sangue.
Recomendações após a retirada das varizes
As demais recomendações após a aplicação de varizes são:
- Manter-se dentro do peso ideal;
- Aumentar o consumo de fibras;
- Evitar o carregamento excessivo de peso;
- Evitar a exposição excessiva ao sol;
- Usar calçados com salto de 2 a 3 centímetros, evitando calçados sem salto algum;
- Beber bastante líquido, preferencialmente água;
- Usar meias elásticas de retenção;
- Evitar permanecer muito tempo sentado ou em pé parado.
Gostou? Para saber mais detalhes, confira o post sobre tratamento para varizes!
Referências utilizadas neste conteúdo:
¹ PEREIRA, Ana Filipa Abelha; MESQUITA, Amílcar e GOMES, Carlos. Abordagens cirúrgicas no tratamento de varizes. Angiol Cir Vasc [online]. 2014, vol.10, n.3 [citado 2019-01-16], pp.132-140. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-706X2014000300003>.
² Leite, J. O. M.; "Avanços na Cirurgia de Varizes", p. 32 . In: In Anais do V Simpósio Internacional de Flebologia [=Blucher Medical Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014. Disponível em <http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/avanos-na-cirurgia-de-varizes-9379>
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.