Depois de fazer aplicação de varizes posso malhar? Melhores exercícios para varizes

Confira aqui as recomendações para quem acaba de retirar as varizes: quando fazer exercícios, quais exercícios fazer e que cuidados tomar.

A aplicação de varizes – cirurgia conhecida como escleretopia – tem uma recuperação rápida. Por conta disso, qualquer tipo de exercício físico é permitido no dia seguinte ao procedimento, sem nenhuma restrição.

Ainda assim, há alguns médicos que sugerem manter repouso de dois dias, para prevenir qualquer situação inesperada. Contudo, vale a pena conferir com um professional especializado se, em suas condições de saúde, o exercício no dia seguinte é, de fato, seguro.

Além disso, quem quiser começar os exercícios o quanto antes do pós-cirúrgico precisa lembrar-se de não tirar a cinta de retenção e nem de expor ao sol a região tratada.

exercícios e varizes

Exercícios após a aplicação de varizes fazem bem?

Quem tem o aval para praticar exercícios físicos após a cirurgia de varizes deve manter uma rotina com bastante atividades, incluindo, de preferência, as atividades aeróbicas de baixo impacto, como ciclismo ou hidroginástica.

Para as cirurgias minimamente invasivas – que vêm sendo cada vez mais adotadas no campo médico, segundo pesquisas¹ -, a única recomendação dos médicos é diminuir a carga de exercícios, para não sobrecarregar os vasos sanguíneos.

A prática de atividades físicas regulares após o tratamento das varizes ajuda a manter o sistema circulatório em movimento e, também, estimula a produção de novas células sanguíneas, evitando, assim, a formação de coágulos ou as obstruções nas veias.

Inclusive, quem tem tendência a ter varizes e varicoses tem a atividade física como uma forte indicação, visto que tais problemas são habitualmente causados pelo sedentarismo e pela má circulação do sangue.

Recomendações após a retirada das varizes

As demais recomendações após a aplicação de varizes são:

  • Manter-se dentro do peso ideal;
  • Aumentar o consumo de fibras;
  • Evitar o carregamento excessivo de peso;
  • Evitar a exposição excessiva ao sol;
  • Usar calçados com salto de 2 a 3 centímetros, evitando calçados sem salto algum;
  • Beber bastante líquido, preferencialmente água;
  • Usar meias elásticas de retenção;
  • Evitar permanecer muito tempo sentado ou em pé parado.

Gostou? Para saber mais detalhes, confira o post sobre tratamento para varizes!


Referências utilizadas neste conteúdo:

¹ PEREIRA, Ana Filipa Abelha; MESQUITA, Amílcar  e  GOMES, Carlos. Abordagens cirúrgicas no tratamento de varizes. Angiol Cir Vasc [online]. 2014, vol.10, n.3 [citado  2019-01-16], pp.132-140. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-706X2014000300003>.

² Leite, J. O. M.; "Avanços na Cirurgia de Varizes", p. 32 . In: In Anais do V Simpósio Internacional de Flebologia [=Blucher Medical Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014. Disponível em <http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/avanos-na-cirurgia-de-varizes-9379>


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário