Engordei nas férias, o que devo fazer para voltar à boa forma?

Férias, momento de lazer, diversão e apenas curtir o período. O problema delas é que a maioria das pessoas também entra no modo off-line em relação ao cuidado com a saúde, alimentação e, principalmente, a atividade física .

É nesse período que muitos recuperam os quilinhos que levaram meses pra perder, e, quando voltam, descobrem que estão acima do peso, que todo o trabalho pré-férias foi perdido e que agora, na pós-férias, tudo foi por água a baixo.

Com o sobrepeso vem a tristeza, a preguiça de voltar às atividades e o desanimo de começar tudo de novo. Porém, não adianta desanimar e achar que tudo está perdido! Para a alegria de todos que pararam e acreditam que começar tudo de novo vai ser trabalhoso e difícil, fique tranquilo. Dificuldade terá, mais será menor que antes.

Neste artigo, você saberá os motivos de o corpo voltar mais rápido ao que estava antes das férias, bem como o que deve ser feito para retomar a boa forma e não perder o foco! Descubra as informações completas, só aqui no Quero Viver Bem!

Woman on a scale checking weight

Por que engordei nas férias?

São muitos fatores que podem ter feito seu corpo engordar e perder aquela definição ou aquela musculatura ganha durante o ano, ao longo de muito sofrimento com treinamento e dieta.

Esses ganhos podem ser de gordura, devido a comidas mais gordurosas e industrializadas que são consumidas em excesso nas férias; da bebida alcoólica em excesso, que deixou seu corpo com retenção liquida; ou, até mesmo, da falta de exercícios e do sedentarismo que as férias proporcionam.

Sendo assim, independente de qualquer um desses fatores, você precisa entender que, ao final do período de descanso, voltar à antiga rotina é a melhor opção!

Como voltar ao peso original?

Comece eliminando a bebida alcoólica, pois ela tem um fator considerável para esse aumento nas férias. O consumo exagerado sobrecarrega o fígado e dificulta a desintoxicação do organismo.

Dica: abuse da água para eliminar a retenção de líquidos e diminua o sal dos alimentos, assim você fará com que seus rins auxiliem o fígado e seu corpo a desintoxicar.

As gorduras nas férias e a falta de rotina na alimentação podem ter te dado alguns kg a mais e deixado seu metabolismo lento. Portanto, a dica é volte à sua rotina de alimentação saudável, corte os industrializados, tenha disciplina e, se já possui uma dieta que funcione, continue, se não possui, procure ajuda profissional e verá seu corpo voltar rapidamente.

Não se assuste achando que o mundo acabou ou que não há mais solução, tendo que começar do zero. Veja essa situação como mais favorável do que se imagina. Procure voltar às atividades físicas e seguir as dicas, abaixo, e verá como suas fibras musculares e sua memória muscular serão reativadas:

  • Ande na esteira;
  • Realize um treinamento funcional;
  • Abuse dos exercícios aeróbicos (sempre bem orientado e não extrapolando seus limites);
  • Concilie com um treino de musculação;
  • Volte devagar às duas primeiras semanas, fazendo um treino mais leve do que de costume, para que seu corpo não sinta o baque e a intensidade exagerada após ter ficado muito tempo em inércia;
  • Evolua as práticas gradativamente.

remédios para engordar

O que é memória muscular?

Quando nosso corpo passa por um processo de treinamento e condicionamento, seja ele físico ou alimentar, construímos uma memória muscular. Isto é, as fibras musculares que foram adquiridas durante o treinamento não morrem, elas continuam ativas por 3 meses.

Sendo assim, durante esse período, elas podem ser reativadas e a recuperação muscular recolocada ao normal. Ao contrário do que se imagina, não é necessário começar tudo do zero, pois seu corpo voltará mais rápido à forma física antes das férias, bastando realizar os estímulos que ele obtinha antes.

Enfim, não se preocupe e nem se desespere após voltar de férias. Tudo voltará ao normal antes mesmo do esperado, basta focar o treinando e a alimentação, mantendo constância e disciplina.  E lembre-se, sempre é bom evitar os exageros das férias, não apenas por questões estéticas, mas também de saúde.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário