Emagreça Dançando! Entenda Como

Emagrecer e manter-se saudável é o grande desafio de hoje em dia. Por todos os lados, fala-se em formas de emagrecimento com saúde e qualidade, isso porque o universo fitness e a necessidade de um estilo de vida saudável estão dominando de maneira muito forte a sociedade.

Só que nem sempre aquele ambiente tradicional de academia e os exercícios de resistência e musculação agradam a todos. Correr, praticar um esporte e realizar aulas aeróbicas têm feito muito sucesso no âmbito fitness, sendo que uma atividade que chegou com tudo e trouxe ótimos resultados é a dança. Seja ela em aulas na academia – como zumba, ritmos, pole dance e outros mais – ou em práticas de dança de salão com ritmos diversos.

A dança, além de ser um ótimo exercício físico, é uma atividade artística que traz muitos benefícios à saúde e à estética corporal. Ela contribui para a postura, ajuda a tonificar a musculatura – principalmente dos membros inferiores –, modela as curvas corporais, favorece o gasto calórico, entre muitos outros benefícios.

Se você precisa perder uns quilinhos, gosta de dançar e quer se divertir, a melhor dica é procurar uma dessas aulas que envolve muita música, ritmos gostosos e animação. Essas aulas têm feito grande sucesso e carregam cada vez mais adeptos.

Emagreça de forma divertida!

Emagrecer praticando uma atividade que te traga prazer e seja divertida é sensacional. A dança, para aqueles que gostam de música e de movimentar o corpo, é uma dessas formas divertidas de perder os quilinhos que estão sobrando e ainda eliminar o estresse de um dia puxado.

As aulas de dança, quando praticadas com vontade e dedicação, trazem um ótimo gasto calórico. Zumba, por exemplo, com duração de uma hora, tem um gasto calórico de 500 a 700 calorias, podendo chegar a mais, dependendo da intensidade em que é realizada.

emagrecer dançando se divertindo

Já o Pole Dance estimula muito a musculatura de membros superiores e inferiores, em razão do tipo de movimentação que é realizado, podendo gerar um gasto de até 500 calorias por aula. O samba, por sua vez, ajuda a tonificar o bumbum, o quadril, as coxas e as panturrilhas, além de ter um gasto calórico um pouco mais alto, de até 600 calorias por aula.

As aulas de dança de salão que envolvem ritmos, como salsa, merengue, forro, jazz, sertanejo e muitos outros, com duração de uma hora, podem eliminar até 500 calorias.

Motivos para escolher a dança como atividade física

Estimula o emagrecimento de forma natural e saudável

Ela é considerada uma atividade aeróbica, que movimenta todas as partes do corpo de uma vez só, provocando a aceleração do metabolismo e estimulando o corpo para que haja o gasto calórico e, consequentemente, a perda de peso – lembrando que, o importante é estar ligado no quanto se ingere de calorias. A conta é simples: se gastamos mais do que ingerimos, perdemos peso mais facilmente.

Ajuda a tonificar os músculos

Quando dançamos de forma regular – 3 a 5 vezes por semana –, o corpo começa a transformar-se e passar de mais flácido para mais definido e rígido, deixando a musculatura mais forte e tonificada. As regiões do corpo mais beneficiadas por essa atividade física são coxas, panturrilhas, core (musculatura que fica ao redor de toda a região do tronco, na linha da coluna lombar) e, dependendo da modalidade de dança, braços.

Desenvolve a coordenação motora

Já que é pelas coreografias que se realiza uma aula como essa, o cérebro atua de maneira que, aos poucos, se aprimora a consciência corporal. E com o passar das aulas, coordenamos os passos e os movimentamos de braços e pernas, aprimorando e desenvolvendo a coordenação motora.

coordenação motora dançando

Proporciona a sensação de bem-estar

Como qualquer outra atividade física, a dança também libera os hormônios conhecidos como aqueles que promovem a sensação de prazer e felicidade. São eles endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina. Quando dançamos, liberamos essas substancias em nosso corpo e, naturalmente, nos sentimos bem. Além disso, as aulas de dança ajudam a reduzir consideravelmente os níveis de estresse – e muitos estudos já comprovaram que o estresse é um grande fator para o ganho de peso.

Eleva a autoestima e a interação social

Modalidades como o Pole Dance e o Stiletto fazem a mulher se sentir mais confiante e poderosa, pelo estilo de movimentação do corpo e pelos desafios que essas aulas proporcionam. As aulas de dança, de maneira geral, melhoram a postura e modelam o corpo – pontos positivos o aumento da autoestima.

Outro benefício é o fato de essas aulas serem, em sua maioria, em grupo, pessoas que estão ali com o mesmo propósito e sentem o mesmo bem-estar. Essa é uma ótima chance para fazer novas amizades e incentivar o outro a melhorar cada vez mais.

E não esqueça…

Agora que você já sabe que pode optar por aulas de dança como uma forma de atividade física e emagrecimento, escolha a aula e o estilo em que você mais se identifica e comece o quanto antes. Lembre-se de que você precisa criar uma rotina e ter uma frequência nessas aulas. Três vezes na semana já são bem legais. Além de tudo, é importante que cada aula tenha, pelo menos, 30 minutos de duração.

Se você nunca praticou atividade física antes, comece aos poucos e vá aumentando gradativamente, conforme se sentir confortável. Durante a aula, lembre-se de tomar água, pois a hidratação é muito importante. E claro, aliar a dança com uma alimentação de qualidade fará toda a diferença! Então, o que está esperando? Comece já a dançar!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Marlise Carvalho (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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