Efeito Sanfona – veja dicas para acabar com esse problema!

Vive fazendo dieta mas depois engorda tudo de volta? O efeito sanfona pode ser péssimo para sua saúde, veja dicas de como combater isso.

Nos dias de hoje, as pessoas têm investido cada vez mais em dietas restritivas que podem até ter certo resultado no corpo, mas que podem fazer com que ocorra o ganho de peso se elas são paralisadas. No artigo de hoje, você vai entender por que ocorre esse chamado “efeito sanfona” e como ele pode ser prejudicial ao corpo.

O que é o efeito sanfona?

Indo direto ao assunto, o efeito sanfona é um processo onde a pessoa engorda e emagrece ciclicamente. Geralmente ele acontece após dietas muito restritivas e pode trazer graves problemas não só para a autoestima da pessoa que vê seus esforços indo embora quanto ao próprio corpo que é submetido ao estresse nesse engorda emagrece a todo momento.

Dicas para combater o efeito sanfona

Algumas dicas podem soar simples mas ajudam bastante, veja como fazer:

Não faça dietas radicais

Dietas muito radicais, seja com restrição de tipos de alimentos (dietas com baixíssimo consumo de carboidratos) ou diminuição severa de quantidades, nunca dão certo no longo prazo. Esse padrão é difícil de ter continuidade por períodos mais longos e pode desencadear momentos de compulsão alimentar.

Tenha acompanhamento médico

Com o acompanhamento de um médico mais em cima, você vai seguir mais a dieta e seus momentos de “fuga” serão mais raros, pois será pesado(a) em toda consulta e poderá ver o progresso.

Nada de fugidinhas no final de semana

Não adianta fazer uma dieta super restritiva durante a semana e nos finais de semana “chutar o balde”. Isso desequilibra sua dieta e bota todos os seus esforços a perder. Não tem problema comer alguma coisinha que não faça parte da dieta ao final de semana, mas comer até quase passar mal e só alimentos que não fazem parte da dieta, pode ser um problemão e com certeza lhe fará cair no efeito sanfona.

Afaste o estresse

É mais do que provado que o estresse é um fator de risco para o efeito sanfona, porque afeta os hormônios. É o caso do cortisol, que piora a sensação de fome quando está alto. Assim, você pode exagerar na comida sem nem perceber. Busque controlar o estresse, fazendo atividades que ajudem a relaxar.

Não deixe de fazer exercícios

Não é preciso exagerar nos exercícios. Apenas 30 minutos por dia de uma prática esportiva já vai beneficiar as principais funções do seu corpo e ajudar a prevenir o ganho de peso. Seja na academia, em casa ou ar livre, as atividades ajudam a perder as calorias além de melhorar a nossa qualidade de vida, tornando-nos mais saudáveis e nos tirando do quadro do sedentarismo.

Importante

Sempre consulte seu médico se estiver atravessando qualquer tipo de problema com dietas ou alimentação. Somente seu médico de posse dos seus exames pode verificar com certeza se há algo com seu corpo. As informações aqui contidas são de domínio público na internet e não substituem nenhum tipo de aconselhamento médico. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das mesmas.

Conclusão

Esperamos que tenham gostado do nosso artigo e que consigam se livrar do efeito sanfona com sucesso

Já falamos em outro artigo sobre os chás e seus benefícios para emagrecer.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário