Dor nos testículos – O que é? Causa, Diagnóstico e Tratamento

Você sabe o que é a dor nos testículos? Sabia que ela pode ter várias causas, cada uma com tratamento específico? Descubra tudo, aqui no Quero Viver Bem!

A dor nos testículos pode indicar vários problemas, dos mais leves aos mais graves. Ela se apresenta aguda, repentina ou crônica, sendo muito importante analisar os sintomas para diagnosticar a causa e realizar o tratamento adequado.

Essa é uma área muito sensível do corpo masculino, e qualquer leve batida pode causar dores por horas ou até dias. O incômodo também pode permanecer apenas no testículo ou propagar-se para outras regiões próximas, como o baixo abdômen, a coxa ou a coluna lombar.

Entenda o que pode causar dor nos testículos e os respectivos tratamentos, agora, no Quero Viver Bem!

dor nos testículos

O que é dor nos testículos

O nível da dor deve ser identificado para saber a causa. Se for uma dor aguda, que surge e passa depois de algumas horas (ou alguns dias), pode ser devido a uma batida. Quando associada a outros sintomas, pode indicar patologias. No entanto, se for crônica, é sinal de um problema mais grave, que precisa de tratamento.

Algumas causas mais comuns são:

  • Hérnia inguinal;
  • Varicocele;
  • Epididimite;
  • Torção do testículo;
  • Prostatite;
  • Caxumba;
  • Câncer de testículo.

É importante procurar ajuda médica, quando apresentar dor intensa ou repentina, sem causa aparente. Observe se há outros sintomas, como náusea, vômito, febre, inchaço, vermelhidão ou sensibilidade, sendo que, também nesses casos, a ajuda médica é essencial.

Sintomas e tratamentos

A dor testicular pode vir acompanhada de outros sintomas, indicando com qual patologia o paciente está sofrendo. É importante observar todos os sinais que o corpo dá, pois isso ajuda no diagnóstico e, consequentemente, no tratamento.

1 – Hérnia inguinal

Essa condição se caracteriza por uma parte do intestino estar passando pelo tecido dos músculos abdominais, por conta de uma anomalia (orifício), até entrar no escroto, causando dores constantes nos testículos. A dor pode ser mais intensa quando o paciente ergue peso, faz esforço ou simplesmente levanta-se.

Em crianças e adultos jovens, é chamada de hérnia inguinal indireta, pois acontece devido a um defeito anatômico, congênito. Em alguns casos, a musculatura abdominal torna-se mais frágil, resultando na hérnia inguinal direta.

O tratamento é feito com cirurgia, para recolocar o pedaço do intestino que está no lugar errado. Esse procedimento também reforça os músculos abdominais para que não aconteça de novo.

2 – Varicocele

Essa doença é mais comum no testículo esquerdo, mas também pode acontecer no direito ou em ambos. A varicocele nada mais é do que a dilatação das veias testiculares, causando dores, desconfortos e aumento de temperatura.

Os sintomas sofrem uma leve piora após uma caminhada ou a prática de alguma atividade física. Para amenizar, é possível tomar medicamentos analgésicos. Os mais usados são o Paracetamol ou a Dipirona.

Essa condição pode causar infertilidade masculina. No entanto, para evitá-la, é possível realizar uma cirurgia. Nesse procedimento, a veia dilatada deixa de receber sangue e a circulação passa apenas pelos vasos saudáveis.

3 – Epididimite

É uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) que acontece após o contato íntimo anal, manifestando sintomas como inchaço da região, febre e calafrios.

O tratamento é feito com antibióticos, por esse motivo é necessário consultar um médico urologista, assim que perceber os sintomas. No geral, recomenda-se tomar injeção e passar alguns dias tomando medicamentos.

4 – Caxumba/Orquite

Engana-se quem pensa que a caxumba é uma doença que afeta somente as glândulas parótidas. O vírus causador da patologia pode “descer”, chegando até os testículos. Se isso acontecer, além da dor, a inflamação também causará a infertilidade masculina.

Quando a caxumba se desloca para a região testicular, passa a se chamar Orquite, manifestando ejaculação e urina com sangue, nódulo, febre, mal-estar, desconforto, suor excessivo na região bem como a temperatura elevada.

O tratamento requer repouso e medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.

[CONFIRA TAMBÉM: QUAIS OS TRATAMENTOS PARA CAXUMBA?]

O que fazer contra a dor nos testículos?

dor nos testículos

Ao sentir dor, desconforto ou perceber qualquer aspecto diferente nos testículos, procure ajuda médica. É importante observar o quadro de uma maneira geral, notando se há presença de outros sintomas ou não, pois essa informação será importante para o diagnóstico.

A automedicação pode ser arriscada, já que as causas da dor no testículo são inúmeras e cada uma com um tratamento diferente. No entanto, o remédio mais usado para aliviar o incômodo causado é a Dipirona. Ao perceber que a região ainda se encontra dolorida após alguns dias, procure um médico o mais rápido possível.

[CONFIRA TAMBÉM: DOR NA VIRILHA – O QUE É?]


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário